segunda-feira, 30 de abril de 2012

UPA JÁ FAZ QUASE 300 ATENDIMENTOS POR DIA


                          Pouco depois de ser inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada próximo ao Terminal Rodoviário, já pode ser considerada o principal ponto de atendimento de urgência e emergência da cidade. Segundo os números da Secretaria de Saúde, o número de casos atendidos diariamente saltou de aproximadamente 70 nos primeiros dias para quase 300. Isso reflete diretamente nos prontos socorros dos dois outros hospitais da cidade, que com a queda no número de pacientes podem promover um serviço mais ágil.
                          “Desde que entrou em funcionamento, a UPA vem recebendo um número cada vez maior de pacientes, sem que, contudo, o seu funcionamento seja comprometido. A qualquer hora do dia, todos os dias da semana, uma equipe completa, composta por médicos e enfermeiros treinados, está pronta para atender”, destacou o secretário municipal de Saúde, Wilian Manfre.  Segundo ele, a unidade de saúde tem estrutura e pessoal para comportar a demanda. “Temos uma equipe formada por clínicos gerais e pediatras que estão atendendo ininterruptamente”, completa.
                          Apesar do aumento no número de atendimentos, Manfre prevê um crescimento ainda maior nos números, isso porque a população ainda não está acostumada com a unidade de saúde recém-inaugurada. “A UPA ainda não completou nem uma semana de funcionamento. Acreditamos que quando a população estiver acostumada, o número de pacientes deve ser ainda maior”, destacou.
                          A unidade contará com sala para consulta médicas, coleta de sangue, raio-X, sala de emergência, sala para procedimentos de enfermagem e leitos para observação. “Toda esta estrutura, entretanto, não teria muita utilidade sem médicos e enfermeiros. Por isso, a Prefeitura vem trabalhando para garantir que estes profissionais estejam sempre à disposição daqueles que procuram a UPA”, destaca o vice-prefeito César Donadelli, que é médico e profundo conhecedor das políticas de saúde pública.
                          Donadelli acompanhou o processo de construção e instalação de equipamentos da unidade, avaliando passo a passo todos os procedimentos. De acordo com ele, a estrutura implantada permite um atendimento ágil e rápido, melhorando consideravelmente o panorama em relação às questões de socorro médico à população. “É um prédio concebido especialmente para esta finalidade, que reúne qualidades como funcionalidade e espaço e permite aos profissionais que irão atuar por lá ótimas condições de trabalho e consequentemente um excelente atendimento à população”, destacou.
              Com investimento total de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a unidade tem mais de 50 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, além da equipe administrativa e de manutenção. A UPA de Tupã funciona em horário integral, inclusive nos finais de semana e feriados, oferecendo serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, contribuindo assim para a diminuição do número de pacientes nas filas da Santa Casa e do Hospital São Francisco.
              “A UPA é voltada ao atendimento de emergência e urgência. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam se eles deverão ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou serem removidos para um hospital”, explicou Donadelli. Segundo ele, o objetivo é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer um atendimento altamente qualificado. “Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Lá, são atendidos, por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes”, informou.
              Donadelli reitera o fato de que toda a estrutura montada pela Prefeitura através de convênio com o Governo Federal, só permite um avanço no nível de atendimento às urgências médicas se o município investir no material humano. “Temos equipamentos de última geração e um prédio fantástico, mas tudo isso só é válido porque temos também uma excelente equipe médica, que está sempre trabalhando, 24 horas por dia, sete dias por semana”, concluiu.

Unidade conta com médicos prontos para atendimento
24 horas por dia, sete dias por semana

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A COMITIVA DOS TROPEIROS


                            A Comitiva dos Tropeiros é uma tradicional viagem de cavaleiros e amazonas, que nos dias atuais relembra ações do passado. Matando saudades, são montados acapamentos e tudo é regado a muita conversa e festa.
                             A Comitiva dos Tropeiros, que acontece no final da próxima semana, de sexta-feira a domingo, já conta com vários inscritos entre cavaleiros e amazonas. A Secretaria de Cultura e Turismo não apresentou ainda nenhum balanço de inscritos.
                             Neste ano, a Comitiva dos Tropeiros, que é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com o apoio da Câmara Municipal, Sabesp, Rede de Energia Vale Paranapanema, Bombeiros e das Polícias Civil, Militar e Ambiental

Programação
                             A Comitiva dos Tropeiros de Tupã começa na sexta-feira da semana que vem, dia 4, com a tradicional recepção e concentração no recinto da Exapit, a partir das 18 horas. Ainda neste dia, às 21 horas, a conhecida dupla Vando & Valcir se apresentará no recinto.
                             A saída da Comitiva dos Tropeiros está marcada para o dia 5, às 8 horas, do Recinto da Exapit, passando pela Fazenda Luar e chegando na Fazenda Santa Terezinha, onde será servido o almoço tradicional. Depois de um descanso, todos pegarão a estrada de novo, rumo à Fazenda Palma, no Distrito de Varpa.
                             Na Fazenda Palma, acontecerá o tradicional “jantar típico tropeiro”, a partir das 20 horas. No mesmo local, às 21 horas, acontece a apresentação da Orquestra de Viola, para o público presente. Mesmo quem não estiver participando da comitiva poderá ir ao local e acompanhar a apresentação.
                              No domingo, dia 6, acontece o retorno da comitiva dos tropeiros. A comitiva sairá às 8 horas da manhã da Fazenda Palma, seguindo até o Distrito de Varpa, onde haverá uma rápida parada. Logo depois, os cavaleiros e amazonas retornarão ao recinto da Exapit, com previsão de chegada por volta de 12 horas, quando haverá um almoço.
                              O encerramento da Comitiva dos Tropeiros acontecerá com show da dupla sertaneja Hugo & Thiago, a partir das 21 horas, não só para os participantes da comitiva como para o público em geral. Os portões estarão abertos.
                              As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo, na Avenida Tamoios, 1.685, e pelos telefones 3491-5013 ou 3491-3015, e também através do site www.tupa.sp.gov. br (Unisite de Tupã).


                                                                                                                                   arquivo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CASA DO GAROTO RECEBE O CENTRO OLÍMPICO/IBIRAPUERA


                              Nesta sexta-feira (27), acontecerá a terceia partida válida pelo Campeonato Paulista de Basquete, categoria Sub-15, entre a Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer e a equipe do Centro Olímpico/Ibirapuera. O jogo está marcado para começar pontualmente às 18 horas, na quadra do Tupã Tênis Clube.

                               Uma vitória deixa o time em boa situação na classificação do Grupo B, após a vitória no último domingo contra o Sesi/Guarulhos.

                              Provavelmente os próximos jogos válidos pelo Campeonato Paulista de Basquete deverão ser realizados no Ginásio de Esportes "Elias Kenaifes", que será reinaugurado no próximo dia 2 de maio.

                               A população está convidada para prestigiar este importante jogo. Todos os jogos têm entrada livre.

                                                                                                                                    arquivo
A equipe do Centro Olimpico/Ibirapuera

quarta-feira, 25 de abril de 2012

TUPÃ GANHA PRIMEIRO UPA 24 HORAS DA ALTA PAULISTA


                            A população tupãense e da região pode contar com uma ampla e moderna unidade de saúde  preparada para atender casos de emergência e urgência. Trata-se da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Desde sábado, dia 20, a UPA 24 horas já está atendendo a população de Tupã e região. A UPA 24 horas é a primeira a ser inaugurada na Alta Paulista. A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana atendendo casos de urgência e emergência e desafogando os prontos socorros dos outros dois hospitais da cidade, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco.
                           Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a UPA 24 horas é uma realização do Governo Federal e a Prefeitura da Estância Turística de Tupã. Localizada na zona sul da cidade, ao lado do Terminal Rodoviário "Geraldo Seiscentos", a nova unidade de saúde conta com uma área total de 3.343 metros quadrados, sendo aproximadamente 1.300 de área útil. A UPA 24 horas conta com sala para consulta médicas, coleta de sangue, Raio-X, sala de emergência, sala para procedimentos de enfermagem e leitos para observação.
                           Inicialmente a UPA 24 horas conta com 40 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos, além da equipe administrativa e de manutenção.  Irão participar do custeio da UPA 24 horas Tupã, Rinópolis, Arco-Íris e Queiroz. À medida que entrar novos municípios serão contratados mais profissionais da área de saúde. Com condições de atender até 300 pacientes por dia, a UPA de Tupã funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, oferecendo serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, contribuindo assim para a diminuição do número de pacientes nas filas dos hospitais.
                           A Secretaria de Saúde informou que 7 em cada 10 pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Durante a inauguração que aconteceu nesta sexta-feira, dia 20, a população de Tupã pode conhecer a UPA 24 horas. Também de acordo com a pasta de Saúde, a unidade de saúde atenderá demanda espontânea a encaminhamentos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO DO "ACESSA ESCOLA" FORAM PRORROGADAS ATÉ O PRÓXIMO DIA 30

 
                           Foi prorrogado até as 18 horas do próximo dia 30 o prazo de inscrições aos interessados em participar do processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do programa Acessa Escola, da Secretaria de Estado da Educação. As vagas são para alunos da 1ª ou 2ª série do ensino médio, da rede estadual, que podem se inscrever no site da Fundap (http://estagios.fundap. sp.gov.br).

                           Participam deste processo seletivo 3.449 escolas de ensino médio, distribuídas em 91 diretorias de ensino da Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior. Podem se inscrever apenas alunos das unidades relacionadas. Na área de abrangência da Diretoria de Ensino - Região de Tupã, estão sendo oferecidas 21 vagas.

                           Para participar do processo, o candidato deve possuir CPF próprio e ter dezesseis anos completos no momento da assinatura do termo de compromisso. A taxa de inscrição custa R$ 12,00 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição (a mesma só será confirmada após a quitação do boleto). Candidatos que comprovem insuficiência de recurso para o pagamento serão isentos da taxa.

                            O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Por isso, não há número definido de vagas. Os candidatos farão uma prova, de caráter classificatório, que avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação está prevista para o dia 6 de maio.

Sobre o estágio

                            O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de no mínimo seis e máximo 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das diretorias de ensino. Eles serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do programa, que permanecem abertas o dia todo nas escolas. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8 às 12 horas), tarde (12 às 16 horas) ou noite (16 às 20 horas). Além de capacitação na área de informática, também é oferecido aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340,00 mensais e auxílio-transporte.
 
 
Na região de Tupã estão sendo oferecidas 21 vagas
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SEMANA DA EDUCAÇÃO ACONTECERÁ NO PERÍODO DE 21 A 25 DE MAIO


                           Realizada em parceria com as Faculdades Faccat desde 2007, a Semana da Educação é dirigida aos alunos do curso de Pedagogia, professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e demais profissionais da área. As palestras oferecidas têm por objetivo contribuir com a formação dos professores e a troca de experiências em sala de aula.
                           Os maiores e mais respeitados especialistas da Educação estarão reunidos para promover o debate em torno de temas como leitura, escrita, ensino de matemática, gestão escolar, educação física e artes. Conheça a programação e os palestrantes da Semana da Educação 2012.  A Semana da Educação acontecerá do dia 21 de maio ao dia 25 de maio.
                           Dia 21 de maio, segunda-feira, o tema enfocado será "A cada concepção de criança, uma concepção de desenvolvimento, de aprendizagem e de escola ideal: resignificando concepções...”.Palestrante: Professora Doutora Gilza Zauhy; dia 22 de maio, terça-feira, o tema será “O Ensino da Geometria na Escola”. Palestrante: Professora Priscila Monteiro
                           No dia 23 de maio, quarta-feira, será abordado o tema “Refletir sobre a relevância do projeto didático para potencializar o esforço intelectual envolvido na aprendizagem”. Palestrante: Professora Ms. Beatriz Gouveia; dia 24 de maio, quinta-feira, será desenvolvido o tema“O ensino da leitura: uma prática social na escola”. Palestrante: Professora Doutora Kátia Brakling.
                            No dia 25 de maio, sexta-feira, será ministrado o tema “Ensinar e aprender a ler e escrever: intervenções para a aprendizagem do sistema de escrita”. Palestrante: Professora Carla Tocchet. A Semana da Educação também contará com as seguintes oficinas:  21 de maio, segunda-feira: 7h30 as 11h30 – 13h às 17h. Tema: “Como organizar na prática pedagógica os eixos de ensino/aprendizagem/avaliação na área de Artes Visuais". Palestrante: Professora Valéria Pimentel.
                            Já no dia 23 de maio, quarta-feira, tema: “Situações de aprendizagem para a reflexão sobre o sistema de escrita”. Palestrante: Professora Carla Tocchet; dia 24 de maio, quinta-feira, Tema: “Roda de leitores”. Palestrante: Professora Carla Tocchet; 24 de maio, quinta-feira, Tema: “Oficinas do jogo: jogando para aprender”. Palestrante: Professor Ms. Fábio D’Angelo.
                          
Evento tem como objetivo aprimorar o ensino regular

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO QUER ATINGIR 9 MIL IDOSOS EM TUPÃ


                          A Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para a campanha de vacinação contra a gripe, realizada anualmente em parceria com o governo do Estado. Os trabalhos terão início no dia 5 de maio e se estenderão até o dia 25 do mesmo mês. Para finalizar o processo de organização, representantes da Vigilância Epidemiológica estarão em Marília nesta sexta-feira, reunidos com técnicos do Departamento Regional de Saúde.

                           O encontro servirá para definir metas, planos e pontos de vacinação. O objetivo é repetir os índices alcançados no ano passado, quando o trabalho atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era imunizar 80% das pessoas com mais de 60 anos residentes no município, ou seja, cerca de 9 mil idosos.

                           A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, transmitido de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de serem hospitalizados e até de morrerem pela gripe e por suas complicações. A vacina diminui muito o risco de contrair gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.

                           Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado. Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe no posto de vacinação.


                                                                                                                                   arquivo
Idosos com 60 anos ou mais, devem tomar a
vacina contra a gripe

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CAMPANHA DO AGASALHO - DIA "D" FOI UM SUCESSO DE ARRECADAÇÃO DE ROUPAS DE FRIO


                           A Campanha do Agasalho deste ano já começou. Neste sábado, dia 14, a secretária de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves, e o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, estiveram de manhã cedo na sede da pasta para participar junto com o Tiro de Guerra, SABESP, EDEVEP, Policia Militar e Policia Civil e Corpo de Bombeiros do dia “D” da Campanha do Agasalho. Antes de partir para a Campanha, a Secretaria de Saúde (SEMAS) promoveu um café-da-manhã.
                          Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves, agradeceu a todos por participarem mais um ano da Campanha do Agasalho que tem abrigado muitas famílias em Tupã.  “Há cerca de três anos, nós resolvemos mudar a Campanha do agasalho porque eram recolhidos nas casas onde os parceiros passavam muitas roupas e a maioria muito velhas ou em mal estado para se utilizar de abrigo. Então resolvemos promover uma campanha para que as pessoas levem até os pontos de coleta roupas com mais qualidade e que duram mais”.
                           Também o prefeito Waldemir fez uma retrospectiva dos seus sete anos de governo, destacando a mobilização que a população tupã realiza para ajudar o próximo. “Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros que sempre se empenharam para participar da Campanha do Agasalho que tem com objetivo recolher agasalhos para doarem para as famílias mais carentes”. Waldemir disse que sem os parceiros são fundamentais para alcançar o sucesso da Campanha.
                            Após, o café-da-manhã, todos os parceiros se dirigiram a zona comercial de Tupã para recolher os agasalhos nas lojas. Para tanto, a SEMAS montou dois pontos de coleta na Avenida Tamoios, um em frente ao Santander, próximo a Ki-Pão, e outro em frente ao Banco Itaú. A SABESP colaborou com a distribuição de saquinhos de água. Pouco a pouco, foram chegando aos pontos de coleta os agasalhos. As doações encheram as duas caixas de coleta. Com o lema Roupa Boa, a Gente Doa, a Campanha do Agasalho deste ano visa recolher agasalhos com bom estado de uso.
                            Neusa ressaltou que é necessário que os agasalhos, assim como tênis e sapatos estejam em bom estado por que elas serão doadas para as pessoas que realmente precisam de roupa de frio. Também disse que a doação de agasalhos poderá ser feita pela população e instituições públicas ou privadas em qualquer época do ano. A Campanha irá até o dia 30. A entrega de agasalhos será realizada pelas assistentes sociais a partir do dia 07 de maio.
                             Durante a reunião da Campanha do Agasalho ficou decidido que a SABESP voluntariamente reunirá seus funcionários com objetivo de arrecadar recursos para compra de moletons de frio adulto e a Polícia Civil, comandada pelo delegado seccional, Luis Antônio Hauy, comprará cobertores.

População poderá se dirigir em um dos pontos de
coleta distribuídos na cidade

quarta-feira, 18 de abril de 2012

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL É ALTERNATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS

 Em Tupã, rede municipal oferece, além de escolas de qualidade, atividades variadas como esportes e artes


                           A rede municipal de ensino teve um salto considerável de qualidade durante a atual administração, segundo constatações dos próprios pais de alunos que frequentam as escolas públicas mantidas pelo Governo de Tupã. Isso porque a Prefeitura vem investindo pesado nas unidades de ensino fundamental e nas creches, criando não somente uma estrutura adequada para o desenvolvimento dos alunos, mas também dedicando atenção especial aos professores e educadores.
                         “Não existe alternativa para que um país cresça e se desenvolva que não seja o investimento em educação”, lembra o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, ele mesmo profissional da área, com vasta experiência. Justamente por essa relação íntima com o magistério, o chefe do Executivo tupãense sempre insistiu na política de transformação da rede municipal de ensino. “Desde os primeiros anos de nosso mandato, elegemos a educação como uma das prioridades e temos seguindo esta linha”, acrescentou.
                          Waldemir lembra que o conceito de “educação” é muito mais amplo do que o normalmente percebido. “Em Tupã, existe uma infinidade de cursos e atividades, que são oferecidos gratuitamente para a população”, cita ele. Com efeito, através da rede municipal os jovens e adolescentes tupãenses têm acesso a atividades esportivas e artísticas, através de projetos como o “Guri”, mantido em parceria com o Governo do Estado, que ensina música, “Todo Mundo Dança”, realizado em conjunto com a Academia Maria Cristina Sismeiro Dias,  com aulas de ballet, ou o “Teatro para Todos”, que ensina artes cênicas.
                          Atividades esportivas também são oferecidas pela Prefeitura. Cursos disputados como natação, judô e futebol são disponibilizados aos jovens tupãenses. “Procuramos ofecer um leque variado de opções, para que as famílias tenham a possibilidade de escolher, junto com seus filhos, qual atividade mais lhes interessa”, explica o prefeito. “Dessa forma, estamos preenchendo o tempo ocioso, criando uma geração mais culta e mais saudável”, comentou.
                          “Quando as famílias encaminham seus filhos para um dos projetos mantidos pela Prefeitura, fica tranquila porque sabe que ele está em um ambiente seguro, praticando esportes ou atividades culturais que auxiliam no desenvolvimento físico e mental das crianças”, comentou Waldemir, lembrando que a rede pública municipal conta ainda com transporte para todos os alunos destes cursos. “Com essa estrutura, pretendemos oferecer condições para o crescimento pessoal das novas gerações”,concluiu Waldemir.

Para todas as idades

                           A rede de educação mantida pela Prefeitura é extremamente abrangente, atingindo desde crianças em idade pré-escolar, que são atendidas nas creches municipais, até adultos, que se beneficiam de projetos como o “Teatro para Todos”. Para os alunos dos ensinos fundamental e médio, o leque de opções é variadíssimo, incluindo atividades esportivas e culturais, que podem ser frequentadas simultaneamente. “Não existe limites, as crianças podem ser matriculadas em mais de uma atividade, segundo os interesses de cada um”, concluiu o prefeito.

terça-feira, 17 de abril de 2012

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA-FEIRA


                            A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhou muito nos últimos dias para a conclusão de mais uma obra em Tupã, na área da saúde, com o objetivo de garantir melhor atendimento para a população.
                            Dessa forma, está definida a data de inauguração para funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída com recursos do governo federal, no valor de cerca de R$ 2 milhões.
                            Está determinado para a próxima sexta-feira, dia 20, a inauguração solene da unidade. Em entrevista ao DIÁRIO, o vice-prefeito César Donadelli afirmou que a unidade está completa e pronta para funcionar. Segundo informações, estarão presentes na entrega todas as autoridades que trabalharam de certa forma para que o local pudesse existir.
                            Além disso, de acordo com o vice-prefeito, foi enviado convite para o ministro Alexandre Padilha prestigiar o evento, porém, até a última sexta-feira, dia 13, não havia ainda confirmação de sua presença, fato que pode mudar até o próximo dia 20. “Não podemos mais esperar. A data de inauguração da UPA está confirmada”, afirmou César Donadelli.
                            A população já aguarda ansiosa para conferir o local totalmente adequado, para ampliar e melhorar o atendimento na área da saúde.
                            A sede da UPA de Tupã foi construída em uma área localizada na Vila Independência, próxima do Terminal Rodoviário, na Rua José Lemes Soares.

Serviços
 
                             A UPA de Tupã contará com dependências adequadas para o atendimento, com consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de Raio X, leitos para observação de adultos e crianças, e sala de estabilização dos pacientes em situação de maior gravidade, que receberão cuidados especiais até serem levados ao hospital. A unidade atenderá toda a microregião de Tupã, que abrange outros sete municípios, como Arco- Íris, Queiroz, Herculândia, Iacri, Bastos, Parapuã e Rinópolis, somando uma população estimada em pouco mais de 120 mil pessoas.
                             Funcionará de segunda à segunda-feira, 24 horas por dia, atendendo todos os tipos de casos clínicos e vítimas de acidentes de trânsito com ferimentos leves.


                                                                                                                                   arquivo
A UPA atenderá sete municípios, somando uma população
em pouco mais de 120 mil pessoas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EMPRESA ESTÁ REMODELANDO A ENTRADA DO GINÁSIO DE ESPORTES "ELIAS KENAIFES"


Entrega das obras de modernização será realizada no dia 2 de maio

                          A empresa MCS está realizando as obras externas do Ginásio de Esportes “Elias Kenaifes”. Os operários da empresa estão remodelando o jardim existente com o rebaixamento do piso e concluindo a construção da rampa para as pessoas com deficiência que agora poderão entrar no ginásio de forma mais fácil. As árvores existentes no local foram todas preservadas.
                          A empresa tupãense também fará as instalações elétricas para implantar os postes de Iluminação.  A MCS informou que a obra estará pronta semana que vem. Lembrando que a entrega das obras de modernização do Ginásio de Esportes “Elias Kenaifes” será realizada dia 02, quarta-feira, de maio para a abertura dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).
                          A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Planejamento e Infra-Estrutura (SEPLIN) fará a instalação dos postes de iluminação, assim como instalação dos bancos, lixeiras e floreiras na área externa do ginásio municipal.  O projeto de modernização do Ginásio “Elias Kenaifes” elaborado pela SEPLIN, contou com a revisão total das instalações elétricas, incluindo a substituição dos interruptores, tomadas e luminárias.
                          Na parte hidráulica foram realizadas obras de revisão, manutenção e interligação de redes e ramais de água, esgoto e água pluvial, com a instalação de novas tubulações, registros, caixas sanfonadas, ralos, além de caixas de inspeção e gordura. O ginásio também recebeu melhorias na cobertura e proteção. Também foi realizada revisão da cobertura e substituição das telhas danificadas, aplicação de massa calafetar, eliminação total das goteiras e substituição das calhas.
                          Foram realizadas também obras de reforço estrutural, inclusive com a aplicação de concreto armado para reforçar as arquibancadas e implantação de novo gradil divisor em ferro tubular entre a quadra e área de circulação. A modernização do Ginásio “Elias Kenaifes” contou com recursos federais, garantidos pelo deputado federal Walter Ioshi, da ordem de R$ 292.500,00 e R$ 150.823,01 como contrapartida da Prefeitura. 
                          As obras internas foram realizadas por outra empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação. A quadra foi aumentada no tamanho oficial e o piso foi substituído por um revestimento tecnológico próprio para jogos de salão. Inaugurado em 1971, ano em que Tupã sediou os Jogos Abertos do Interior, o espaço, popularmente conhecido como “Kenaifão”, é o principal ginásio do município e foi por muitos anos palco de grandes eventos realizados na cidade.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CINE COMUNIDADE ATENDE CRIANÇAS DO "PROJETO DO BASQUETE DA CASA DO GAROTO"


Alunas do Todo Mundo Dança também assistiram “Kung Fu Panda 2”


             Dezenas de crianças e adolescentes atendidos pelos projetos “Todo Mundo Dança” e “Basquete da Casa do Garoto” tiveram a oportunidade de ir ao cinema gratuitamente na última quarta-feira. As sessões gratuitas de cinema são realizadas mensalmente pela prefeitura, através do projeto “Cine Comunidade”, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Meqe Cine de Tupã.
            De acordo com a titular da Pasta, Aracelis Gois Morales, mais 77 crianças foram beneficiadas pelo projeto, assistindo à exibição do longa metragem de animação “Kung Fu Panda 2”. Sucesso de bilheteria no mundo todo, o filme narra as novas aventuras do urso panda Po, que se torna o Dragão Guerreiro, com a missão de proteger o Vale da Paz e a arte do kung fu das garras de quem possa querer destruí-los.
             A secretária de Turismo também destacou a importância do Cine Comunidade como instrumento de inclusão sócio-cultural, oferecendo entretenimento e cultura à população através do acesso gratuito ao cinema.
            “Mais que levar a magia do cinema ao alcance de todos, o projeto Cine Comunidade também ajuda a incentivar a valorização cultural no município além de diversificar a integração cultural por meio do cinema. O projeto pretende ainda resgatar a dignidade cultural da população e promover a cidadania, reduzindo a ociosidade das crianças e valorizando a interatividade das pessoas, principalmente as que apresentam baixa renda econômica e residem em bairros de grande necessidade cultural e lazer”
            Além de contemplar associações, entidades e instituições assistenciais mantidas pela comunidade o projeto também beneficia alunos das escolas municipais e crianças atendidas pelos projetos sociais da prefeitura. Segundo Aracelis, anualmente mais de mil crianças são beneficiadas pelo projeto.
           “O sucesso do Cine Comunidade pode ser comprovado pela grande receptividade junto ao público. Isso vem de encontro aos objetivos do projeto, que também busca promover a inclusão e integração cultural, estimulando a imaginação do publico, levando informação, seja real ou imaginária, e despertando o interesse pela cultura”.


Alguns dos atletas do basquete da Casa do Garoto de Tupã

quinta-feira, 12 de abril de 2012

GRUPO SUGERE A CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL ANTIDROGAS


Ações preventivas seriam o melhor caminho, afirmam idealizadores



                            Preocupado com o crescente número de usuários de entorpecentes em Tupã, um grupo de cidadãos tomou a frente e está lançando uma idéia que pode alterar esse cenário na cidade. “Seriam ações educativas e sociais que envolveriam jovens, adolescentes, líderes comunitários e demais populares de áreas em situações de risco, além de organizar reuniões educativas e debates. Uma secretaria que viria apenas para somar”,  coloca Alexandre Scombatti, um dos autores da proposta.

Buscando soluções para o problema, um grupo de pessoas se reuniu recentemente para sugerir estudos visando a criação da Secretaria Municipal Antidrogas. O pedido já foi encaminhado para o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, e o vice-prefeito, César Donadelli.

                            Para Pedro Maziero Filho, presidente da Associação Amigos de Pacientes Egressos de Hospitais Psiquiátricos,a nova Pasta, se criada, buscaria reduzir o tráfico e o uso de drogas. “Todos nós sabemos como é difícil ver um jovem ou um filho envolvido no mundo das drogas. Infelizmente, os índices são preocupantes e alarmantes, tendo em vista o crescimento de usuários de drogas em muitas cidades do país, inclusive a nossa”, disse.

Já Paulo Roberto Dessy Martinez, presidente da Casa do Garoto, colocou a importância de divulgar materiais informativos sobre prevenção às drogas e violência, além de trabalhar com ações sociais e com políticas de segurança que priorizem a prevenção, atuando e buscando atingir as causas do problema.

Clóvis de Oliveira Júnior, delegado de Polícia aposentado, tendo atuado por muitos anos à frente da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes, enfatizou que esta Secretaria daria suporte à reinserção de usuários e dependentes das drogas. “Seriam várias ações que buscariam a redução do tráfico de entorpecentes e dos índices de criminalidade, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da qualidade de vida”, colocou.

                             A pasta formaria e capacitaria pessoas em agentes multiplicadores de prevenção às drogas. “Essas ações seriam satisfatórias, pois forneceriam estímulos positivos ao jovem, por exemplo, com a prática de esportes, e assim, os afastando das drogas”, finalizou Scombatti, que também é presidente do Departamento Esportivo da Casa do Garoto.

                             Os responsáveis pela idéia lembram ainda que a cidade de Curitiba, modelo em todo o país, criou a Secretaria Municipal Antidrogas, alcançando índices satisfatórios no combate às drogas.


(E) Pedro Maziero, Paulo Roberto Dessy Martinez, Alexandre Scombatti e
Clóvis de Oliveira Júnior



quarta-feira, 11 de abril de 2012

OBRA DO COMPLEXO DA POLÍCIA CIVIL SEGUE DENTRO DO CRONOGRAMA


Segundo responsáveis pela construção, trabalho deve ser concluído no início de 2013

                           A construtora Guimarães Carvalho, responsável pela construção do complexo de prédios que irá abrigar a nova sede da Polícia Civil em Tupã, anunciou esta semana que a obra segue dentro do cronograma inicialmente estipulado. De acordo com os responsáveis pelo trabalho, houve um pequeno atraso durante a etapa de terraplanagem, mas isso não causou comprometimento aos prazos estabelecidos.

                          Segundo o arquiteto Valentim Cesar Bigeschi, que acompanha os trabalhos, nesta etapa inicial os operários trabalham na construção da estrutura de suporte do prédio, que será feita em concreto e precisa estar milimetricamente alinhada. “É um trabalho muito complexo, que exige cuidados especiais”, conta ele. Apesar disso, a obra segue em ritmo acelerado. “O prazo previsto para a conclusão é de 18 meses, mas acredito que em um prazo de 12 a 15 meses conseguiremos entregar o prédio pronto”, previu.                            
                           O processo de reengenharia da Polícia Civil de Tupã teve início em fevereiro, quando começou a ser construído o novo prédio irá aglutinar seis unidades e trará mais conforto ao cidadão que for registrar ocorrência ou buscar informações. O lugar, que vem sendo chamado de “Complexo da Polícia Civil”, deverá agilizar o atendimento à população de modo geral, facilitando também o trabalho dos agentes policiais do município. Para efetuar a obra, que terá cerca de dois mil metros quadrados, serão investidos R$ 3,1 milhões, viabilizados graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Tupã e o Governo do Estado.
                O poder municipal entrou com R$ 60 mil, a elaboração do projeto, o terreno e o preparo da área para a construção. Já o Governo do Estado é responsável pelo investimento de R$ 3 milhões. O novo Complexo da Polícia Civil de Tupã abrigará a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Núcleo Especial Criminal (Necrim) e o primeiro Distrito Policial do município.
                 Desde 1940, o terreno que fica na rua Mandaguaris, em uma área central da cidade, era ocupado pelo  1º Distrito Policial e pela cadeia pública. Com o novo prédio, a população de Tupã terá uma confortável unidade da Polícia Civil. “São mais pessoas para atender ao público”, lembrou o delegado seccional, Luiz Antonio Hauy, que acredita que, com a reengenharia, o trabalho de investigação melhorará. “Haverá maior troca de informações entre os policiais. Com isso, certamente, a investigação ficará melhor”, afirmou.
                  O prédio nascerá pronto para receber todos os públicos. Para os portadores de deficiência física, haverá banheiros e formas de acesso especiais. Com isso, há a expectativa de que o complexo consiga atender de 200 a 300 pessoas por dia, segundo levantamentos preliminares. A implantação de equipamentos para atender as pessoas com necessidades especiais, lembra o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Tupã em toda a cidade, como forma de garantir maior mobilidade a esta camada da população. “A questão da acessibilidade é levada a sério por nosso governo”, destacou.
                   Para o prefeito, além de garantir melhores condições de trabalho aos agentes da Polícia Civil em Tupã, o novo complexo deverá agilizar ainda o atendimento à população. “A parceria que foi firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado irá trazer inúmeros benefícios para os moradores da cidade, que contarão com mais eficiência no atendimento. Além disso, este novo prédio permitirá que as delegacias especializadas trabalhem de maneira mais eficiente”, afirmou Waldemir.
                                Como o novo complexo da Polícia Civil irá ocupar todo o terreno, a antiga cadeia pública de Tupã deixará de existir. O prédio que está sendo construído irá contar com celas para detenção de criminosos que forem capturados em delito flagrante, mas não irá abrigar estas pessoas como acontecia antigamente. Segundo as informações da Delegacia Seccional de Tupã, logo após a elaboração dos boletins de ocorrência, os presos serão encaminhados para as cadeias de cidades da região.
                                  “Com a implantação deste complexo, a questão da segurança pública ganhará um grande reforço em nosso município”, destacou o prefeito, lembrando que Tupã apresenta bons indicadores de segurança graças principalmente ao trabalho que é desenvolvido constantemente tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Militar. “Eles realizam um trabalho eficiente, que pode ser notado quando se faz uma análise dos números de ocorrências graves registradas em nossa cidade, que são muito baixos se comparados a outros municípios”, concluiu.

Complexo da Polícia Civil de Tupã: um projeto
amplo e moderno


terça-feira, 10 de abril de 2012

QUADRA DO TUPA TÊNIS CLUBE RECEBE QUATRO JOGOS


                                                                                                                                   arquivo
Jogos de basquete devem movimentar a cidade
neste domingo

 
                   O próximo domingo (15) será de muita agitação no basquete tupãense com a realização de quatro jogos marcados no ginásio do Tupã Tênis Clube. Com início às 8 horas, o primeiro jogo será um amistoso entre a equipe feminina Sub-15, que disputa o Campeonato Paulista, contra a Seleção de Londrina, um jogo que certamente renderá bons frutos para o basquete de Tupã que vislumbra a possibilidade de uma futura parceria com a equipe londrinense.

                    Em seguida, dois jogos válidos pela Liga de Basquete do Centro Oeste Paulista, com as categorias adulto masculina e feminina, recebendo a SEL/Yara/Marília, fazendo, assim, suas estreias na competição. E finalizando a rodada, às 15 horas a equipe masculina, categoria Sub-15, recebe a equipe de Dracena.

PAULISTA

                    Quanto a disputa pelo Campeonato Paulista de Basquete, a categoria Sub-15 feminina só volta a se apresentar na competição no dia 22 de abril, domingo, às 11 horas, no TTC, onde receberá a equipe do Sesi/Guarulhos. No dia 27 de abril, uma sexta-feira, às 18 horas, também na quadra do TTC, o jogo será contra a A.D. Centro Olímpico, de São Paulo

Fonte: Mauri Magrão, do Jornal Folha do Povo de Tupã

segunda-feira, 9 de abril de 2012

LANÇADA A CAMPANHA DO AGASALHO 2012


                            A Secretaria de Assistência Social lançou ontem a Campanha do Agasalho. O lançamento foi realizado na Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e contou com a presença da titular da pasta, Neusa Assad Gonçalves, da diretora de Departamento, Ana Cláudia Lavagnini, e de representantes da SABESP, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Tiro de Guerra.
                           O lema da Campanha deste ano é Roupa Boa, a Gente Doa. E é baseado neste lema, que a secretária, Neusa Assad Gonçalves, convida os empresários e a população tupãense para participarem da Campanha. ”Desde 2009, nós da Secretaria de Assistência Social, resolvemos mudar um pouco a Campanha, pois muitas roupas que nós recebíamos estavam em mau estado, inutilizáveis. Então, nós fazemos hoje uma Campanha onde a pessoa leva os agasalhos nos postos de coleta espalhados em diversos pontos do município”.
                            Neusa informou que o Dia D será realizado no dia 14 na Avenida Tamoios, onde estarão dois pontos de coleta. Um defronte ao Banco Santander, próximo a Ki-Pão e o outro em frente do Banco ITAÚ onde era o Unibanco. “Convido todas as pessoas que quiserem doar as roupas boas para vir sábado, dia 14, depositar em um dos dois postos que estarão na Avenida Tamoios”, disse Neusa.  A secretária ressaltou que é necessário que os agasalhos, assim como tênis e sapatos estejam em bom estado por que elas serão doadas para as pessoas que realmente precisam de roupa de frio.
                            Neusa também disse que a Campanha irá até o dia 30. Mas explicou que a doação de agasalhos poderá ser feita pela população e instituições públicas ou privadas em qualquer época do ano. “Nós aqui no SEMAS estamos prontas para receber e encaminhar estas roupas para quem realmente precisa”. A entrega de agasalhos será realizada pelas assistentes sociais a partir do dia 07 de maio. “Serão realizados visitas as famílias para avaliar suas necessidades”, completou Neusa.
                           Também ficou decidido que a SABESP fará a distribuição de água junto aos postos de coleta de agasalhos no dia 14. Também a SABESP reunirá seus funcionários com objetivo de arrecadar recursos para compra de moletons de frio adulto e a Polícia Civil, comandada pelo delegado seccional, Luis Antônio Hauy, comprará cobertores.
                           A Campanha do Agasalho de 2011 arrecadou 647 peças pela SABESP, 70 peças pela Policia Civil, 50 pela Policia Militar, 1251 peças pelas escolas estaduais, 1249 pelas escolas municipais e 7.714 outros, totalizando 10.986 peças para a Campanha.  O Fundo Social, presidido pela secretária, Neusa Assad Gonçalves, adquiriu 200 cobertores novos, 110 peças de agasalho tipo moleton flanelado para adulto, 437 conjuntos de moletons para as crianças adquiridas em 2010 e mais 150 peças.
                                                                                                                         
O dia "D" será realizado no dia 14, na
Av. Tamoios

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ALGUNS ERROS DETERMINARAM A DERROTA NA ESTREIA DO BASQUETE EM AMERICANA


                                                                                                                  Foto: Mauri Magrão
Mesmo sendo derrotada, e equipe de Tupã é uma
das fortes candidatas ao título


                                O nervosismo da estreia, erros em lances livres e a má arbitragem, foram os problemas que a equipe feminina categoria Sub-15, Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, encontrou na tarde de sábado, no “Ginásio Municipal de Esportes “Milton Felney Azenha”, no Centro Cívico na cidade de Americana. A derrota por seis pontos de diferença (56x49), porém, não abala a boa estrutura que vem sendo montada com muita determinação pela diretoria de basquete.
                                Com um bom inicio, nos primeiros dois pontos da pivô Jennifer, as comandadas de Claiton Luis foram sendo dominada aos poucos pelo entrosamento e maior determinação em quadra das adversárias. Os “pecados capitais” das tupãenses foram  erros em lances livres (pelo menos 10 arremessos)  e ainda três bolas de três pontos da armadora Lígia que teimaram em não cair.
                                Sentindo muito a parte psicológica de uma estréia, o quinteto tupãense se superou nos dois quartos finais da partida, chegando “a encostar no placar”. Nesta altura, porém a dupla de árbitras da FPB entrou em quadra também dando um show de como apitar de forma parcial. Mas a título de qualidade, há de se confirmar que no decorrer do campeonato, o novo time de basquete da Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, dará muitas alegrias. Lembrando que hoje Americana possui uma das melhores estruturas do basquete paulista, onde a prefeitura local é responsável pela manutenção de todas as categorias de base (do mini ao adulto) cobrindo todas as despesas.
                                Jogaram e marcaram para a equipe tupãense: Heloisa (9), Arieli (2), Isabela (14), Ligia (11), Lorena (1) e Jennifer (12). Entraram ainda, Juliana, Malú, Raissa, Rafaela, Dani Volpi e Ana Luíza. Na equipe de Americana o destaque foi a pivô Natália que marcou 23 pontos. Arbitragem de Lucianah Frias Neves e Jacqueline Freire Marchi foi muito contestada pelos diretores da equipe tupãense que acompanharam a delegação. A diretoria faz um agradecimento especial á empresa Guerino Seiscento, pela cessão do ônibus “semi-leito”, ao motorista Jacó, oferecendo todo conforto á delegação. Também á Prefeitura Municipal de Tupã, pelo apoio ao basquete de nossa cidade.
                                 As duas próximas partidas da equipe tupãense serão realizadas na quadra do Tupã Tênis Clube; No dia 22/04 (domingo) às 11 h contra o Sesi de Guarulhos e dia 27/04 (sexta-feira) às 18h recebe a AD Centro Olímpico do Ibirapuera, capital. Também está confirmado para a manhã do dia 15/04, o amistoso contra a equipe sub-15 de Londrina, no TTC.
                                  Fazem parte do Departamento Esportivo da Casa do Garoto de Tupã: Alexandre Scombatti, Mauri Magrão, Heyden Leonel de Paiva e Nelson Sussumu Kawano (Tium).

FOLGA

                                  O retorno às atividades será na seggunda-feira, dia 9, com os preparativos para as partidas marcadas para o domingo, dia 15, quando a equipe Sub-15 recebe Londrina, em amistoso marcado às 8 horas, na quadra do Tupã Tênis Clube. Também estarão jogando as categorias adulto masculino e feminino, recebendo as equipes da SEL/Yara Marília, às 10 e 11 horas, respectivamente.
                                   As atenções maiores da diretoria de basquete se voltam para as duas partidas que serão realizadas em nossa cidade pelo Campeonato Paulista, onde todos os detalhes passam por avaliações. Os jogos dos dias 22 e 27 de abril, contra o Sesi/Guarulhos e AD Centro Olimpico/Capital, serão realizados na quadra do TTC que tem condições restritas em receber jogos da Federação Paulista. Problemas como iluminação, segurança, placar eletrônico e outros detalhes que possam dificultar essas realizações estão passando por uma completa vistoria.


Fonte: Mauri Margão, da Folha do Povo de Tupã

quarta-feira, 4 de abril de 2012

BOLSA UNIVERSIDADE - COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES DE TODO ESTADO


                          Começaram no último dia 3, as inscrições para o projeto Bolsa Universidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São mais 6,6 mil vagas para estudantes universitários interessados em atuar como educadores do programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. Para a área da Diretoria de Ensino - Região de Tupã, estão sendo oferecidas 90 vagas.
                          Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.
                          O prazo para inscrições vai até o próximo dia 13 e, para efetuá-las, os interessados devem acessar o pop-up “Inscrições para o Programa Bolsa Universidade” no site http://escolada familia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da relação de vagas e instituições de ensino conveniadas. Os critérios de seleção podem ser consultados no regulamento disponível no portal do programa.
                          O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como educador aos sábados e domingos em uma unidade participante do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.
                           Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo e-mail
escoladafamilia@fde.sp.gov.br.
 
Escola da Família

                           Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.
                           As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.


Na região de Tupã estão sendo oferecidas 90 vagas