quinta-feira, 17 de abril de 2014

NOVA RODOVIA FEDERAL VAI BENEFICIAR A ALTA PAULISTA



Alexandre Scombatti e Ricardo Madalena



Em processo final de estudo, a construção da nova rodovia federal facilitará a ligação da região da Alta Paulista com a capital de São Paulo, proporcionando economia de tempo e de recursos para se chegar a diversos destinos, além de atrair novas empresas para a região.

Considerada uma obra viável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a nova rodovia vem sendo viabilizada pelo então superintendente do órgão em São Paulo, Ricardo Madalena, que esteve visitando a região juntamente com o Marcos Silveira, ex-vice-prefeito de Tarumã, oportunidade em que foram recepcionados e acompanhados pelo amigo Alexandre Scombatti, ex-assessor da Câmara Municipal de Tupã.

Ricardo destacou ainda que, para beneficiar a região, incluindo todos os municípios da Alta Paulista, foi realizado um minucioso estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA), visando o prolongamento da Rodovia “Castelo Branco” até a BR 153, na altura da cidade de Lupércio, próximo de Marília, passando também pelas cidades de  Alvinlândia, Ubirajara, indo até Espírito Santo do Turvo, onde termina a Rodovia “Castelo Branco”, no Km-315.

O projeto, que deverá ser concluído nos próximos dias, sendo posteriormente colocado em prática, trará importantes melhorias para a região. “Com a obra, vamos proporcionar um benefício que alcançará 900 mil pessoas que residem na região da Alta Paulista, em cerca de 40 municípios. A nova estrada vai aprimorar o agronegócio e facilitar o tráfego até a cidade de São Paulo, diminuindo o tempo e o gasto com combustíveis. O projeto vai gerar mais empregos para a região. Esta é a intenção deste trabalho: fornecer melhorias, conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores”, explicou.

 Ricardo Madalena relatou que, por meio deste projeto, muitas cidades próximas a Tupã, como Pompéia, Quintana, Herculândia, Iacri, Bastos, Osvaldo Cruz, Parapuã, Lucélia, Adamantina, dentre outras, apresentará um gradual crescimento econômico. Segundo suas previsões, após a conclusão da nova rodovia a região terá uma demanda muito grande de oportunidades, com probabilidade de um fortalecimento da economia. “Esta nova rodovia fará com que mais empresas se instalem na região, por causa da logística. A viagem para a capital será mais rápida e, com isso, a economia local será fortalecida”, disse. 
          
 Ricardo ainda disse que antes de deixar o DNIT realizou uma reunião com a Amnap (Associação dos Municípios da Alta Paulista), na cidade de Adamantina, na presença de vários prefeitos e vereadores da região, oportunidade em que o projeto foi amplamente exposto e discutido.

 Ricardo Madalena acredita que, após a entrega do estudo, o órgão competente irá agilizar a viabilização do projeto. “O projeto desta futura rodovia federal está orçada em torno de R$ 15 milhões. Nós já temos o EVTA e hoje não se faz um projeto sem este estudo. O EVTA foi definido como viável. Agora, o DNIT irá contratar o projeto e, depois disso, será realizada a obra”, afirmou.

 Madalena lembrou que trabalhou no DNIT e ao lado de pessoas competentes por quase 7 anos, tendo uma história junto ao órgão. “Tenho amizades com os meus ex-diretores, em Brasília. Tenho certeza que este empreendimento será levado adiante”, relatou. Ele garantiu que estará acompanhando esta obra de perto e que, por ser do nascido no interior, conhece a necessidade da obra.

 Para Ricardo Madalena, a obra prevista é mais que necessária, pois a região de Tupã possui um “vácuo”, que precisa ser preenchido.”Temos à nossa esquerda a Raposo Tavares atendendo todo o Vale do Paranapanema. E temos à nossa direita a Rodovia Marechal Rondon, atendendo toda a região Noroeste. Temos também a SP-294, que passa pela cidade de Tupã, mas não faz a ligação direta com a capital. Este é o motivo de termos idealizado a implantação desta rodovia, ligando a BR-153 com a Castelo Branco”, finalizou.