quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROJETO ITINERANTE DE FÉRIAS TERÁ INÍCIO NESTE DOMINGO




           A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inicia neste final de semana mais uma edição do projeto Teatro Itinerante de Férias, que será desenvolvido em parceria com o Grupo Ágape de Teatro.
          Criado com o objetivo de fomentar o processo de inclusão cultural e incentivar a produção artística no município, o projeto também tem conseguido levar a arte teatral para locais carentes de cultura, entretenimento e lazer. Somente no ano passado, mais de 600 pessoas foram atendidas pelo projeto, incluindo a população dos distritos de Varpa, Universo e Parnaso.
           “Além de ampliar as opções de lazer e cultura à população e contribuir para a popularização do teatro, o projeto Teatro Itinerante de Férias também incentiva a formação de novos públicos e contribuiu para que nossos artistas tenham condições de produzir e mostrar seus trabalhos, sendo um importante estímulo para que possam aprimorar cada vez mais a produção artística”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales.
          Ela destacou também que o projeto Teatro Itinerante de Férias comprova a evolução e profissionalização dos grupos teatrais de Tupã, que tem produzido cada vez mais espetáculos de grande qualidade e alto nível. Neste ano, a programação contará com duas peças, “Cupido e Stanislavski” e “Quem Casa que Casa”, além de oficina de Contação de História.
          Segundo Aracelis, a programação começa neste domingo, dia 8 de julho, a partir das 16 horas, com a apresentação do espetáculo “Cupido e Stanislavski” na EMEF “Gino Bolognesi”, no distrito de Parnaso.
          O Grupo Ágape apresentará mesma peça no dia 14 de julho, sábado, a partir das 16 horas, na EE João Brediks, no distrito de Varpa. A programação prossegue no dia 22 de julho, domingo, também a partir das 16 horas com a apresentação da peça “Quem Casa quer Casa”, no salão comunitário do distrito de Universo. O projeto Teatro Itinerante de Férias 2012 será encerrado no dia 28 de julho, sábado, a partir das 17 horas, no Parque do Atleta, onde acontecerá a oficina Contação de História.

Fortalecimento do teatro

          Considerado um importante instrumento de inclusão sócio-cultural a produção teatral tupãense se fortaleceu e se aprimorou consideravelmente nos últimos anos, graças a vários projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com os grupos teatrais.
          Além do projeto Teatro Itinerante de Férias, a prefeitura mantém os projetos Teatro para Todos, realizado em parceria com o Grupo Ágape, que fomenta a produção e a formação de novos artistas.
          Tupã também está sendo contemplada pelo projeto Circuito Cultural Paulista, realizado em parceria com governo estadual, que mensalmente promove espetáculos gratuitos à população, já tendo trazido inúmeras peças teatrais à cidade.
          Tupã também conta com um dos principais festivais de teatro amador da região, o Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (FESTAETT), organizado todos os anos pelo Grupo Ágape, em parceria com a prefeitura.