A meta é vacinar 95% destas crianças contra a pólio
Dia 18 é dia de levar seu filho para tomar a gotinha contra a pólio. Também será aplicado a vacina contra o sarampo. A vacinação contra a poliomielite pretende imunizar 3.709 crianças de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 95% destas crianças. A segunda etapa será realizada no dia 13 de agosto.
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sarampo
A Secretaria de Saúde resolveu antecipar a vacinação contra o sarampo. A diretora de Vigilância Epidemiológico, Nilcea Guandalini, informou que deverá tomar a vacina 4.333 crianças de 1 a 6 anos 11meses e 29 dias. “Esta antecipação se deve aos casos de sarampo que estão acontecendo na Europa. Então nós estamos antecipando esta vacinação”. A vacinação será realizada junto com a da pólio. Os pais deverão levar seus filhos em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e dos Distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Saúde. (Fonte: Assessoria de Imprensa da PMT)
arquivo
Dia 18 começa a vacinação contra a poliomielite e o sarampo