arquivo/google
Como já era esperado, mais uma vez a Campanha de Vacinação Contra Gripe foi prorrogada.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Tupã, Nilcea Guandaline, o órgão foi informado ontem pela Secretaria de Saúde do Estado que, todas as cidades que ainda não alcançaram a meta da cobertura, deverão estender os trabalhos até o próximo dia 10 de junho.
Até a última quinta-feira, 27 de maio, haviam sido imunizadas 848 crianças, 353 gestantes, 934 profissionais da saúde e 8.387 idosos. De 74,16% dos idosos vacinados na semana retrasada - com 8.229 vacinações – o índice subiu para 75,59%, um aumento de apenas 1,43% dentro de sete dias; novamente ficando abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
O município possui 11.095 idosos, e a meta é imunizar 80% desse total, que corresponde a 8.876. Além de imunizar contra a gripe comum, a dose também imuniza contra a Influenza A (H1N1). Nilcea informou que, embora o público alvo da campanha atual tenha aumentado, somente a cobertura dos idosos possui uma meta fixa.
Já para as demais categorias, existe apenas uma meta estimada. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 656 gestantes e 1.300 crianças. Quanto aos profissionais da saúde, não existe uma estimativa.
O prazo de vacinação passa nesse momento pela terceira alteração. A princípio a campanha seria encerrada no último dia 13, mas a Secretaria de Saúde de São Paulo decidiu prorrogar os trabalhos até dia 20 para ampliar a cobertura no Estado, mas mesmo assim a meta não foi alcançada e as autoridades de saúde resolveram estender por mais uma semana, e agora, mais 10 dias.
As doses estão disponíveis nas 14 unidades de saúde de Tupã e distritos. São elas: PAS Edmundo Vieira Prado, Centro de Saúde “Dr. Walter Pimentel”, UBS “Dr. Francisco Spadaro Júnior”, USF Rubiácea, USF Marabá Velline, USF A, USF Alto Sumaré, USF B, USF Santa Adélia, USF S, USF Independência, USF Varpa, USF Universo e USF Parnaso.