segunda-feira, 11 de junho de 2012

CRIANÇAS DEVEM TOMAR VACINA CONTRA A PÓLIO NO DIA 16


                                                                                                                                   arquivo


                                   Os pais e responsáveis devem levar seu filho de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias até uma das Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na Vila Abarca ou na Vila Formosa, no próximo dia 16, sábado da semana que vem, das 8 às 17 horas, para a imunização contra a paralisia infantil. Também as equipes de saúde estarão nos supermercados Avenida, Max Supermercado e Droga Raia ministrando a vacina.

                          A diretora de Vigilância Epidemiológica, Nilcéa Guandaline, informou que também as pessoas que estiverem com a vacinação atrasada poderão levar a carteira de vacinação para atualizá-la. “É importante que as pessoas tragam sua carteira de vacinação, para que as equipes de saúde possam atualizar, pois a prevenção de doenças é muito importante”.

                          Nilcéa disse que a campanha contra a pólio contará com a presença do “Zé Gotinha”, da “Mamãe Gotinha” e de sua filhinha. Estarão participando da vacinação ainda os “Doutores da Alegria”.

                          O secretário de Saúde, Wilian Manfré, está convidando todos os pais a levarem seus filhos até uma unidade de saúde mais próxima da sua residência, para tomar a vacina. “É fácil e rápido, E não dói nada, porque são duas gotinhas”.

                          A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde pode invadir o sistema nervoso.

                          Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. A doença causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo graças a campanhas de vacinação.