quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROERD VEM COMBATENDO DROGAS E VIOLÊNCIA



                                                                                                                                   arquivo
Aproximadamente 500 alunos se formaram
nesta sexta-feira


                           Aproximadamente 500 alunos matriculados nas unidades escolares do ensino municipal e estadual participaram nesta sexta-feira, dia 22, no Ginásio de Esportes “Elias Kenaifes” da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).  O evento contou com participação dos pais que puderam observar como o programa disciplina, forma cidadãos e combate a violência através da conscientização dos alunos sobre o problema com as drogas.

                           Durante a cerimônia, os alunos juraram a praticar ações e atividades que o PROERD orienta. Também o capitão Fernando Bigeschi, da 2ª Companhia Policial do Estado de São Paulo, agradeceu aos alunos que foram atenciosos e respeitaram tudo o que foi ensinado durante a realização do Programa.
                           “O combate as drogras e a violência começa desde cedo. E neste sentido, a família e a escola têm uma importante participação de orientar as crianças sobre comportamento, estimulo a leitura e pratica de atividades sadias e sociabilização”. Disse que hoje, as crianças desde cedo tem acesso fácil e irrestrito a informações que muitas vezes deformam a educação realizada pelos pais e escola.
                           Também de acordo com ele, a mídia, como TV, facebook, revistas influenciam muito o pensamento das crianças impondo padrões de atitudes e comportamentos que muitas vezes podem criar preconceitos. Também foram entregues brindes as crianças que mais aprenderam sobre o Proerd, as professores que se dedicaram, aos policiais que se empenharam para ensinar o programa.
                           Também foram feito homenagem ao policial Pardinho que dedicou seu cargo a repressão a violência e as drogas. Representando a secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, a diretora Aparecida Alonso parabenizou os alunos que aprenderam diversas ações policiais e sobre a importância da sociedade contra as drogas e a violência. “Gostaria de agradecer os policiais que estiveram orientando os alunos sobre o PROERD, também agradecer os pais que depositaram enorme confiança na escola e na Policia Militar que vem realizando um papel de extrema necessidade que é combater as drogas e a violência contra as crianças”.                                                             
PROERD                                
                           O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental. O PROERD surgiu nos Estados Unidos em 1983, na cidade de Los Angeles, e foi sendo expandido rapidamente para vários países do mundo. Em São Paulo desde 1993, aproximadamente 6 milhões de crianças freqüentaram o PROERD. Desenvolvido no ambiente escolar, o PROERD envolve crianças na faixa etária dos 4 aos 12 anos, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, concentrado nas séries iniciais, 4ª e 6ª série do regime de 8 anos e 5º e 7º - regime 9 anos.
                           Os instrutores são policiais militares especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento polícia-cidadão.