terça-feira, 19 de junho de 2012

PROGRAMA "VIVA LEITE" BENEFICIA 2.065 CRIANÇAS EM TUPÃ

 
Alimento é enriquecido com ferro, vitamina e 3%
de teor de gordura


                          Com o objetivo de alimentar e nutrir bem as crianças entre 6 meses até 6 anos e 11 meses,  o governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, vem realizando o Programa Viva Leite.
                          Atualmente o Programa Viva Leite em Tupã, atende 2.605 crianças. Cada família tem direito a participar do Programa Viva Leite com até crianças e renda familiar de até dois salários mínimos. Para receber o leite as crianças devem estar com a vacinação em dia. A assistente social, Mirian Deise Castro, disse que as crianças recebem o acompanhamento antropométrico todo os meses para ver se ela esta ganhando peso adequadamente.  “É muito importante para as mães que elas tragam seus filhos para receber as vacinas e realizar a pesagem”.
                           O leite é distribuído em todas as 9 Unidades de Saúde da Família (USF) nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Abarca e da Vila Formosa, no Centro de Saúde “Walter Pimentel”, na Casa do Garoto e no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Soledad Modelli. Mirian disse que cada criança tem direito a receber 15 litros por mês. Os leites são distribuídos todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
                           Mirian destacou o valor nutritivo do leite do Programa Viva Leite. “Este leite é enriquecido com ferro e vitaminas para combater a desnutrição e ao desenvolvimento infantil”. O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluído, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro (aminoácido quelato) e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011, a sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
                          O Programa Viva Leite tem com o objetivo oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar de forma indireta, novos empregos no campo. Por ano são distribuídos 130 milhões de litros de leite enriquecido. Também 625 mil crianças e 85 mil idosos são beneficiados em todo Estado de São Paulo.