sexta-feira, 8 de junho de 2012

SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO SERÁ DE 1 A 7 DE AGOSTO


                            Desde semana passada os membros do Comitê de Estimulo ao Aleitamento Materno estão realizando visitas nas escolas municipais, estaduais para a abertura do 4º e 5º ano, apresentando o regulamento e a divulgação do concurso de cartazes com o tema ”Entendendo o passado  e planejando o futuro Campanha 2012.
                            A Semana Mundial de Aleitamento materno 1 a 7 de agosto (campanha 2012). A médica pediatra, Lucilia Donadelli, disse que antigamente todas as mães amamentavam seus filhos.  “Era um comportamento natural, pois não havia a tecnologia das mamadeiras e leites artificiais. Quando a mãe não conseguia, amamentar sempre havia as “amas de leite” que eram escrava, ou madrinhas ou pessoas amigas que ofereciam seu próprio leite para que os bebês pudessem sobreviver”.
                            Na década de 60-70, com a emancipação feminina com o desenvolvimento da tecnologia da alimentação infantil e com o excesso de propaganda dos leites artificiais, as mães foram deixando de amamentar seus filhos. Houve por isso muitas mortes, desnutrição e aumento das internações e doenças infantis.
                             A partir da década de 80 começou um movimento mundial do pessoal da saúde e mães para resgatar o ato da amamentação, pois constatou-se cientificamente a superioridade do aleitamento  materno para a saúde das mães e crianças. Hoje, quase todas as mães amamentam, diminuindo assim os índices de mortalidade infantil. “Vamos todos então trabalhar em prol da amamentação para que as nossas crianças sejam mais saudáveis e felizes”.
                             De acordo com o regulamento do Concurso de Cartazes, somente os quartos e quintos anos do Ensino Fundamental participarão; os trabalhos deverão ser realizados no tamanho 30 cm X45 cm (ou seja, a cartolina cortada em quatro partes iguais), cor branca e com a moldura em paspatur  de 5 cm (cor livre), é expressamente proibido qualquer tipo de ilustração com bicos, chupetas, mamadeiras e leites industrializados. A arte é livre, sempre focada na amamentação saudável Leite Materno.
                             O 1º, 2º e 3º colocados receberão a premiação de Bolsas de Estudos  como: Curso de Inglês e Informática e dos 4º ao 10º colocados os alunos receberão Menção Honrosa pela Participação. Cada escola deverá entregar 5 cartazes do  quarto e quinto ano,contendo  nome completo do aluno, escola e ano, no prazo estipulado de 27 de junho até as 15horas aos cuidados da  Professora  Aparecida Maria de Oliveira Alonso “Cidinha” na SEDUC.
                              Os 10 primeiros colocados terão seus cartazes expostos no dia 31 de julho a partir das 15 h no Anfiteatro do CEI (Centro de Educação Integrada) na Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com a Palestra sobre a importância da Amamentação com a Consultora da Rede Amamenta Brasil enfermeira Sandra Domingues. No período de 1 a 25 de julho a Comissão Julgadora formada pelo Comitê Municipal de Estimulo ao Aleitamento Materno fará o julgamento e escolha dos cartazes.
                             Os demais cartazes ficarão expostos durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima da sua escola valorizando assim a participação de todos os alunos e escolas participantes.

Iniciativa tem como objetivo o incentivo ao
aleitamento materno