A nova escola de educação infantil do município contará com uma área de 3.785,44 metros quadrados e terá capacidade para atender 224 crianças de 0 a 5 anos.
Segue em pleno ritmo, a construção da creche do Pró-Infância, situada no Jardim UNESP II, na confluência das ruas Ernesto Coquemala e Francisco Simião. De acordo com o setor de planejamento da Secretaria de Planejamento e Infra-Estrutura (SEPLIN), a empresa CONSTAC está realizando a fase de acabamento.
Atualmente a empresa está construindo a caixa de água, execução das grelhas de captação pluvial, acabamento do assentamento do revestimento de cerâmica, acabamento das pastilhas na parte externa do prédio, pintura das esquadrias metálicas, fase de acabamento de pintura das esquadrias de madeira, instalação de balcão de granito, pintura externa e interna.
Também estão sendo realizadas as primeiras demão em branco do prédio, fechamento externo com alambrado e montantes metálicos. Também está sendo construído abrigo de gás, feito a tubulação dos fios e instalação de pias. A nova escola de educação infantil do município contará com uma área de 3.785,44 metros quadrados e terá capacidade para atender 224 crianças de 0 a 5 anos.
Os recursos são provenientes do governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que liberou R$ 1milhão e 400 mil destinados à implantação do programa federal Pró-Infância, iniciativa que visa garantir a inclusão de crianças menores de seis anos na rede pública de ensino.
Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. A nova creche do Pró-infância priorizará a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.). Para tanto, deve-se considerar as orientações da Norma NBR 9050 da ABNT.
A secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, disse que os alunos que passarão a estudar na nova escola, terão total espaço para realizar as praticas educacionais. “A creche pró-infância tem um espaço muito amplo, estruturado para o desenvolvimento de atividades de lazer e recreação”.
A Secretaria de Educação ressaltou que o governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro - Infância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Para ser atendido com o Pro - Infância é indispensável que o Distrito Federal e os municípios supracitados estejam com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação e que detenham título de dominialidade do terreno onde haverá a edificação em consonância com a Portaria Interministerial nº 127 de 29 de maio de 2008.
Em 2010, foram celebrados convênios para a construção de 628 escolas de educação infantil. Além disso, o FNDE transferiu recursos para mobiliar e equipar 299 creches. Para 2011, a previsão é de investir na edificação de 1.500 escolas, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Tupã
Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Tupã
Creche Pró-Infância: Padrão em todo o Brasil
A creche em Tupã terá capacidade para
atender 224 crianças