segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NÚMERO DE DOADORES DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE TUPÃ CAIU MAIS DE 50%


        
                                  O Banco de Sangue da Santa Casa necessita de doadores o mais rápido possível. Infelizmente, essa realidade não é só no município. A Fundação responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na capital e na Grande São Paulo registrou queda de 30% nas doações em janeiro e pede ajuda da população para garantir bolsas no período do carnaval.
                                  A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar os paulistas para que doem sangue antes do carnaval. O receio da pasta é que, durante o período de folia, os estoques de bolsas de sangue comprometam até mesmo a realização de cirurgias.
                                   O mesmo acontece com o Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã. O número de doações, segundo a bióloga Débora Fernanda Silva Guastalle, caiu 50%.
                                  Em meses considerados normais, o número de doações realizadas diariamente gira em torno de 20 a 25.
                                   Em função das férias escolares e das festas de final de ano, a média de doações realizadas por dia no Banco de Sangue caiu, resultando na necessidade de doadores em número maior do que o normal.
                                   A unidade atende não somente os hospitais de Tupã, como também de várias cidades da região. Por esse motivo, necessita alcançar em média cerca de 260 doações por mês.
                                   O Banco de Sangue precisa, além dos tipos de sangue dos fatores RH negativo, que geralmente são os mais difíceis de serem coletados, de todos os demais tipos, sejam eles de fatores RH positivo ou negativo.
                                   Segundo Débora, a doação de sangue pode ser feita por pessoas com idades que variam de 16 a 65 anos. Em 2012, novas solicitações foram estabelecidas. No caso de jovens menores, o pai ou responsável legal deve acompanhar todo o processo da doação e assinar um contrato de conscientização. Além disso, todos os doadores são obrigados a apresentar o RG e a Carteira Nacional de Saúde para realizar a doação.
                                   Segundo informações, está previsto que aconteça no próximo mês de março uma nova campanha com o objetivo de atrair doadores.
                                   O Banco de Sangue da Santa Casa encontra-se localizado na Rua Manoel Ferreira Damião, 444, ao lado do Pronto Socorro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 12 horas.

Doação
 
                                    Segundo Débora, o tempo gasto para a doação de sangue gira em torno de 35 a 40 minutos e, diferente do que muitas pessoas pensam, doar sangue não vicia. O material coletado é encaminhado para o Hemocentro de Marília, para a realização de exames sorológicos.
                                    Os requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado, e apresentar documento com foto original emitido por órgão oficial. As mulheres podem doar a cada três meses e no máximo três vezes ao ano. Já os homens podem doar a cada dois meses, e no máximo quatro vezes por ano.
                                     Devido às festas do carnaval, o consumo de bebida alcoólica aumenta. Por isso, cai ainda mais o número de doadores, isso porque é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Por isso, o Banco de Sangue espera receber o maior número de pessoas para a doação ainda nesta semana, antes do feriado de carnaval. (Diário de Tupã)


Santa Casa de Misericórdia de Tupã: Número de
doadores reduzido em 50%