segunda-feira, 21 de maio de 2012

CASOS DE COMPLEXIDADE INTERMEDIÁRIA DEVEM SER ENCAMINHADOS AO UPA



Inicialmente usuários devem procurar unidade de saúde
mais próxima da sua residências nos cados menus urgentes


                               O secretário da Saúde, Willian Manfré esteve em companhia da coordenadora da Estratégia Saúde da Família Joselaine Cristina Pio Rocha onde visitaram na ultima sexta-feira, 11, algumas Unidades de Saúde da Família (USF). Durante as visitas, Manfré esteve conversando com os médicos das unidades para discutirem atendimentos nas unidades e fluxo de encaminhamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
                               Durante a conversa Willian solicitou aos médicos para que encaminhassem para o UPA casos que não dariam para serem atendidos na USF. “Se não houver resolutividade do problema do usuário, os médicos poderão encaminhar os pacientes para a Unidade de Pronto Atendimento que contam com médicos de manhã, à tarde e a noite”.
                               Casos como dor de cabeça, febre, dores de barriga, podem ser resolvidos na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da sua residência. Caso o problema não for solucionado, o mesmo deverá ser encaminhado para a UPA. “Aconselhamos para que o usuário procure sua unidade de saúde mais próxima a sua residência visando o tratamento mais ágil e eficiente”.
                               Cada unidade conta com médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, auxiliar de consultório dentário e agente comunitário. Manfré disse que os profissionais das unidades de saúde são amplamente capacitados para avaliar o quadro do usuário e propor o devido tratamento. “Temos nas Unidades de Saúde da Família todos os recursos materiais e humanos para que os usuários sejam atendidos em casos menos complexos que não são de urgência e emergência”.
                                 Manfré ressaltou para que os usuários somente procurarem a UPA em casos onde as unidades de saúde não consigam resolver o problema e também no período noturno. “Os casos de média complexidade devem ser encaminhados para a UPA para que sejam diagnosticados e tratados”.
                                  A UPA de Tupã conta com mil metros quadrados de área construída, abrigando consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório, raio-X e “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A unidade conta ainda com uma sala de medicação e nebulização e outra de gesso e também estará preparada para realizar pequenas suturas.