quarta-feira, 2 de maio de 2012

SEMANA DA PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER BUCAL


          Desde o início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de trabalhos visando combater um dos tipos de câncer mais silenciosos e, justamente por isso, mais perigosos que existem: o câncer bucal. Os trabalhos incluirão uma série de palestras, ministradas por professores e doutores, que têm o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto aos profissionais dentistas.
           O evento está programado para acontecer no próximo dia 3 de maio, a partir das 20 horas, no anfiteatro da Secretaria da Educação. O “Dia D” da campanha está marcado para o próximo sábado, quando também terão início os trabalhos de vacinação contra a gripe em todo o Estado.
           “Teremos dentistas realizando os exames de prevenção contra o câncer bucal em todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde”, explicou o secretário Wilian Manfre. Segundo ele, o objetivo deste trabalho é interligar as duas campanhas, facilitando o acesso da população ao exame bucal. “Aqueles que forem tomar a vacina, devem passar também pelos dentistas para fazer sua avaliação de saúde bucal. Se algum problema for detectado, o paciente retornará para realizar novos exames e até biópsia se for o caso”, acrescentou Manfre.


A doença

                       De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato de boca). Os fatores que podem levar à doençca, que geralmente se manifesta em pessoas com mais de 40 anos, são: vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses mal adaptadas.
                      O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. De acordo com o INCA, a prevenção e diagnóstico precoce devem ser realizados pelas pessoas com mais de 40 anos. É importante evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano.

Câncer bucal: um dos mais silenciosos