segunda-feira, 30 de abril de 2012

UPA JÁ FAZ QUASE 300 ATENDIMENTOS POR DIA


                          Pouco depois de ser inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada próximo ao Terminal Rodoviário, já pode ser considerada o principal ponto de atendimento de urgência e emergência da cidade. Segundo os números da Secretaria de Saúde, o número de casos atendidos diariamente saltou de aproximadamente 70 nos primeiros dias para quase 300. Isso reflete diretamente nos prontos socorros dos dois outros hospitais da cidade, que com a queda no número de pacientes podem promover um serviço mais ágil.
                          “Desde que entrou em funcionamento, a UPA vem recebendo um número cada vez maior de pacientes, sem que, contudo, o seu funcionamento seja comprometido. A qualquer hora do dia, todos os dias da semana, uma equipe completa, composta por médicos e enfermeiros treinados, está pronta para atender”, destacou o secretário municipal de Saúde, Wilian Manfre.  Segundo ele, a unidade de saúde tem estrutura e pessoal para comportar a demanda. “Temos uma equipe formada por clínicos gerais e pediatras que estão atendendo ininterruptamente”, completa.
                          Apesar do aumento no número de atendimentos, Manfre prevê um crescimento ainda maior nos números, isso porque a população ainda não está acostumada com a unidade de saúde recém-inaugurada. “A UPA ainda não completou nem uma semana de funcionamento. Acreditamos que quando a população estiver acostumada, o número de pacientes deve ser ainda maior”, destacou.
                          A unidade contará com sala para consulta médicas, coleta de sangue, raio-X, sala de emergência, sala para procedimentos de enfermagem e leitos para observação. “Toda esta estrutura, entretanto, não teria muita utilidade sem médicos e enfermeiros. Por isso, a Prefeitura vem trabalhando para garantir que estes profissionais estejam sempre à disposição daqueles que procuram a UPA”, destaca o vice-prefeito César Donadelli, que é médico e profundo conhecedor das políticas de saúde pública.
                          Donadelli acompanhou o processo de construção e instalação de equipamentos da unidade, avaliando passo a passo todos os procedimentos. De acordo com ele, a estrutura implantada permite um atendimento ágil e rápido, melhorando consideravelmente o panorama em relação às questões de socorro médico à população. “É um prédio concebido especialmente para esta finalidade, que reúne qualidades como funcionalidade e espaço e permite aos profissionais que irão atuar por lá ótimas condições de trabalho e consequentemente um excelente atendimento à população”, destacou.
              Com investimento total de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a unidade tem mais de 50 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, além da equipe administrativa e de manutenção. A UPA de Tupã funciona em horário integral, inclusive nos finais de semana e feriados, oferecendo serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, contribuindo assim para a diminuição do número de pacientes nas filas da Santa Casa e do Hospital São Francisco.
              “A UPA é voltada ao atendimento de emergência e urgência. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam se eles deverão ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou serem removidos para um hospital”, explicou Donadelli. Segundo ele, o objetivo é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer um atendimento altamente qualificado. “Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Lá, são atendidos, por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes”, informou.
              Donadelli reitera o fato de que toda a estrutura montada pela Prefeitura através de convênio com o Governo Federal, só permite um avanço no nível de atendimento às urgências médicas se o município investir no material humano. “Temos equipamentos de última geração e um prédio fantástico, mas tudo isso só é válido porque temos também uma excelente equipe médica, que está sempre trabalhando, 24 horas por dia, sete dias por semana”, concluiu.

Unidade conta com médicos prontos para atendimento
24 horas por dia, sete dias por semana