quarta-feira, 25 de abril de 2012

TUPÃ GANHA PRIMEIRO UPA 24 HORAS DA ALTA PAULISTA


                            A população tupãense e da região pode contar com uma ampla e moderna unidade de saúde  preparada para atender casos de emergência e urgência. Trata-se da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Desde sábado, dia 20, a UPA 24 horas já está atendendo a população de Tupã e região. A UPA 24 horas é a primeira a ser inaugurada na Alta Paulista. A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana atendendo casos de urgência e emergência e desafogando os prontos socorros dos outros dois hospitais da cidade, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco.
                           Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a UPA 24 horas é uma realização do Governo Federal e a Prefeitura da Estância Turística de Tupã. Localizada na zona sul da cidade, ao lado do Terminal Rodoviário "Geraldo Seiscentos", a nova unidade de saúde conta com uma área total de 3.343 metros quadrados, sendo aproximadamente 1.300 de área útil. A UPA 24 horas conta com sala para consulta médicas, coleta de sangue, Raio-X, sala de emergência, sala para procedimentos de enfermagem e leitos para observação.
                           Inicialmente a UPA 24 horas conta com 40 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos, além da equipe administrativa e de manutenção.  Irão participar do custeio da UPA 24 horas Tupã, Rinópolis, Arco-Íris e Queiroz. À medida que entrar novos municípios serão contratados mais profissionais da área de saúde. Com condições de atender até 300 pacientes por dia, a UPA de Tupã funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, oferecendo serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, contribuindo assim para a diminuição do número de pacientes nas filas dos hospitais.
                           A Secretaria de Saúde informou que 7 em cada 10 pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Durante a inauguração que aconteceu nesta sexta-feira, dia 20, a população de Tupã pode conhecer a UPA 24 horas. Também de acordo com a pasta de Saúde, a unidade de saúde atenderá demanda espontânea a encaminhamentos.