sexta-feira, 20 de abril de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO QUER ATINGIR 9 MIL IDOSOS EM TUPÃ


                          A Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para a campanha de vacinação contra a gripe, realizada anualmente em parceria com o governo do Estado. Os trabalhos terão início no dia 5 de maio e se estenderão até o dia 25 do mesmo mês. Para finalizar o processo de organização, representantes da Vigilância Epidemiológica estarão em Marília nesta sexta-feira, reunidos com técnicos do Departamento Regional de Saúde.

                           O encontro servirá para definir metas, planos e pontos de vacinação. O objetivo é repetir os índices alcançados no ano passado, quando o trabalho atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era imunizar 80% das pessoas com mais de 60 anos residentes no município, ou seja, cerca de 9 mil idosos.

                           A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, transmitido de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de serem hospitalizados e até de morrerem pela gripe e por suas complicações. A vacina diminui muito o risco de contrair gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.

                           Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado. Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe no posto de vacinação.


                                                                                                                                   arquivo
Idosos com 60 anos ou mais, devem tomar a
vacina contra a gripe