quinta-feira, 12 de abril de 2012

GRUPO SUGERE A CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL ANTIDROGAS


Ações preventivas seriam o melhor caminho, afirmam idealizadores



                            Preocupado com o crescente número de usuários de entorpecentes em Tupã, um grupo de cidadãos tomou a frente e está lançando uma idéia que pode alterar esse cenário na cidade. “Seriam ações educativas e sociais que envolveriam jovens, adolescentes, líderes comunitários e demais populares de áreas em situações de risco, além de organizar reuniões educativas e debates. Uma secretaria que viria apenas para somar”,  coloca Alexandre Scombatti, um dos autores da proposta.

Buscando soluções para o problema, um grupo de pessoas se reuniu recentemente para sugerir estudos visando a criação da Secretaria Municipal Antidrogas. O pedido já foi encaminhado para o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, e o vice-prefeito, César Donadelli.

                            Para Pedro Maziero Filho, presidente da Associação Amigos de Pacientes Egressos de Hospitais Psiquiátricos,a nova Pasta, se criada, buscaria reduzir o tráfico e o uso de drogas. “Todos nós sabemos como é difícil ver um jovem ou um filho envolvido no mundo das drogas. Infelizmente, os índices são preocupantes e alarmantes, tendo em vista o crescimento de usuários de drogas em muitas cidades do país, inclusive a nossa”, disse.

Já Paulo Roberto Dessy Martinez, presidente da Casa do Garoto, colocou a importância de divulgar materiais informativos sobre prevenção às drogas e violência, além de trabalhar com ações sociais e com políticas de segurança que priorizem a prevenção, atuando e buscando atingir as causas do problema.

Clóvis de Oliveira Júnior, delegado de Polícia aposentado, tendo atuado por muitos anos à frente da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes, enfatizou que esta Secretaria daria suporte à reinserção de usuários e dependentes das drogas. “Seriam várias ações que buscariam a redução do tráfico de entorpecentes e dos índices de criminalidade, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da qualidade de vida”, colocou.

                             A pasta formaria e capacitaria pessoas em agentes multiplicadores de prevenção às drogas. “Essas ações seriam satisfatórias, pois forneceriam estímulos positivos ao jovem, por exemplo, com a prática de esportes, e assim, os afastando das drogas”, finalizou Scombatti, que também é presidente do Departamento Esportivo da Casa do Garoto.

                             Os responsáveis pela idéia lembram ainda que a cidade de Curitiba, modelo em todo o país, criou a Secretaria Municipal Antidrogas, alcançando índices satisfatórios no combate às drogas.


(E) Pedro Maziero, Paulo Roberto Dessy Martinez, Alexandre Scombatti e
Clóvis de Oliveira Júnior