segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROJETO GURI DE TUPÃ CONTA COM ALGUMAS VAGAS


Iniciativa visa o desenvolvimento humano
                              A Secretaria de Cultura e Turismo informa que o Projeto Guri de Tupã, está com algumas vagas para serem preenchidas. No período da manhã, Canto Coral – 13 vagas, Percussão-2 vagas, Trombone- 1 vaga, Trompete- 2  vagas, Clarinete- 1 vaga e Bombardino-1 vaga.
                              Para o período da tarde, o Projeto Guri conta com várias vagas. Coral Infanto Juvenil- 8 vagas, Viola Caipira-2 vagas, violino- vagas, Contra Baixo Acústico- 2 vagas, e Viola Erudita-2 vagas. A diretora de Cultura, da pasta de Cultura e Turismo, Márcia Buono, disse que ao todo o Projeto Guri conta com 326 vagas preenchidas.
                               A Secretaria de Cultura e Turismo, Aracélis Gois Morales, disse que o objetivo do Projeto Guri é promover a cultura por meio dos instrumentos musicais. “Os participantes têm a oportunidade de poder tocar seu instrumento preferido e quem sabe ser um musico profissional ou tocar em uma banda.
                               Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. Desde 1995, oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. É a principal ação coordenada pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), cuja missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
                                Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é atualmente administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 366 polos distribuídos em 310 municípios pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela AAPG, enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
                                A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir.
                                Mais informações no Projeto Guri de Tupã, que funciona no Centro Educacional Integrada (CEI) localizado na Avenida dos Universitários, 145. Falar com Daniela Cosini.

Clarinete, um dos instrumentos musicais oferecidos
pelo Projeto Guri