quarta-feira, 18 de abril de 2012

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL É ALTERNATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS

 Em Tupã, rede municipal oferece, além de escolas de qualidade, atividades variadas como esportes e artes


                           A rede municipal de ensino teve um salto considerável de qualidade durante a atual administração, segundo constatações dos próprios pais de alunos que frequentam as escolas públicas mantidas pelo Governo de Tupã. Isso porque a Prefeitura vem investindo pesado nas unidades de ensino fundamental e nas creches, criando não somente uma estrutura adequada para o desenvolvimento dos alunos, mas também dedicando atenção especial aos professores e educadores.
                         “Não existe alternativa para que um país cresça e se desenvolva que não seja o investimento em educação”, lembra o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, ele mesmo profissional da área, com vasta experiência. Justamente por essa relação íntima com o magistério, o chefe do Executivo tupãense sempre insistiu na política de transformação da rede municipal de ensino. “Desde os primeiros anos de nosso mandato, elegemos a educação como uma das prioridades e temos seguindo esta linha”, acrescentou.
                          Waldemir lembra que o conceito de “educação” é muito mais amplo do que o normalmente percebido. “Em Tupã, existe uma infinidade de cursos e atividades, que são oferecidos gratuitamente para a população”, cita ele. Com efeito, através da rede municipal os jovens e adolescentes tupãenses têm acesso a atividades esportivas e artísticas, através de projetos como o “Guri”, mantido em parceria com o Governo do Estado, que ensina música, “Todo Mundo Dança”, realizado em conjunto com a Academia Maria Cristina Sismeiro Dias,  com aulas de ballet, ou o “Teatro para Todos”, que ensina artes cênicas.
                          Atividades esportivas também são oferecidas pela Prefeitura. Cursos disputados como natação, judô e futebol são disponibilizados aos jovens tupãenses. “Procuramos ofecer um leque variado de opções, para que as famílias tenham a possibilidade de escolher, junto com seus filhos, qual atividade mais lhes interessa”, explica o prefeito. “Dessa forma, estamos preenchendo o tempo ocioso, criando uma geração mais culta e mais saudável”, comentou.
                          “Quando as famílias encaminham seus filhos para um dos projetos mantidos pela Prefeitura, fica tranquila porque sabe que ele está em um ambiente seguro, praticando esportes ou atividades culturais que auxiliam no desenvolvimento físico e mental das crianças”, comentou Waldemir, lembrando que a rede pública municipal conta ainda com transporte para todos os alunos destes cursos. “Com essa estrutura, pretendemos oferecer condições para o crescimento pessoal das novas gerações”,concluiu Waldemir.

Para todas as idades

                           A rede de educação mantida pela Prefeitura é extremamente abrangente, atingindo desde crianças em idade pré-escolar, que são atendidas nas creches municipais, até adultos, que se beneficiam de projetos como o “Teatro para Todos”. Para os alunos dos ensinos fundamental e médio, o leque de opções é variadíssimo, incluindo atividades esportivas e culturais, que podem ser frequentadas simultaneamente. “Não existe limites, as crianças podem ser matriculadas em mais de uma atividade, segundo os interesses de cada um”, concluiu o prefeito.