quinta-feira, 10 de maio de 2012

CIRCUITO CULTURAL PAULISTA TRAZ PEÇA DE TEATRO PARA TUPÃ


                                                                                                                                   arquivo
A peça tem entrada gratuita com censura livre


            Neste domingo, uma nova etapa do Circuito Cultural Paulista está programada para acontecer em Tupã. Desta vez, a Companhia In.Co.Mo.De-Te irá apresentar o espetáculo “O Gordo e o Magro vão para o Céu”, peça teatral que tem recebido elogios de público e crítica em todas as cidades onde é apresentada. O espetáculo, que acontece na sede social do Clube dos Comerciários, começa às 20h30 e tem entrada gratuita com censura livre.
             Comédia dirigida por Liane Venturela e Nelson Diniz, a peça conta a história de dois grandes ícones do cinema, Stan Laurel e Oliver Hardy, o “Gordo” e o “Magro”, que são transpostos para um lugar indefinido (que pode ser o céu descrito no título da peça ou qualquer outro local), onde são encarregados de construir um muro com 18 pedras gigantescas.  Constantemente vigiados, os protagonistas se veem obrigados a realizar a tarefa com o máximo de eficiência, o que acaba gerando situações hilárias. O texto do escritor, dramaturgo e cineasta norte-americano Paul Auster, é muito ágil e encontra meios engenhosos de envolver a platéia.
              A proposta do Circuito Cultural Paulista é consolidar a política de difusão de espetáculos no interior do Estado de São Paulo, com programação de teatro, dança, música e circo, além de exibição de filmes e oficinas com os grupos. No ano passado, a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo levou para cerca de 70 cidades, aproximadamente 700 atrações gratuitas durante oito meses de programa.
              O evento é uma coprodução da Organização Social de Cultura APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), e realização do Governo do Estado, em parceria com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac) e a Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Sucesso

                           As apresentações do projeto vêm tendo muito sucesso em Tupã. Este ano, um grande público já prestigiou as apresentações musicais da dupla formada pelo violoncelista Raiff Dantas Barreto e pela soprano Rose de Souza, que mostraram aos tupãenses um espetáculo montado sobre a música do compositor paulista Francisco Mignone. A programação prosseguiu com uma apresentação de dança flamenca, coreografada pelo grupo Luceros e com trilha sonora baseada na obra do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti, que também se apresentou em Tupã.
                            “O bom público que prestigiou estes eventos mostra que a população tupãense tem grande interesse por apresentações culturais e é por isso que a Prefeitura vem trabalhando, em conjunto com o Governo do Estado, para trazer novos espetáculos para nossa cidade”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales. Segundo ela, o Circuito Cultural Paulista é um dos principais programas de disseminação das artes em São Paulo, e deve ter sequência com novas apresentações.