segunda-feira, 14 de maio de 2012

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE CURSOS PARA FAMÍLIAS CADASTRADAS



                           O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado ao atendimento socioassistencial de famílias.
                          Essa unidade é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassisten-ciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
                           Em Tupã, existem duas unidades do CRAS, uma atuando na região Leste e outra na região Sul da cidade.
                           A unidade da região Leste funciona por enquanto na Rua Pedro Pavanelli, 40, Jardim Santa Maria. Já a unidade da região Sul fica na Rua Doutor Montanha, 50, Vila Europa.
                          Como extensão do seu trabalho, o CRAS oferece alguns cursos de capacitação profissional, para as famílias cadastradas nos programas de transferência de renda por parte do governo federal, o Renda Cidadã e o Bolsa Família.
                           Em ambas as unidades do CRAS, existem vagas para os cursos de customatização e oficinas de artesanato, que são realizados nos períodos da manhã e da tarde, na sede da Associação São Vicente de Paulo, os “Vicentinos”, que fica localizada na Rua José Gantus Sobrinho, 96.
                            A coordenadora do CRAS Leste, Patrícia Costa Machado, destacou a importância do Centro de Referência da Assistência Social. “A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) oferece os cursos e o CRAS facilita o acesso dos mesmos. Priorizamos as famílias que estão cadastradas e recebem algum tipo de recurso de transferência de renda. Os cursos são oferecidos como uma fonte de gerar, ou aumentar, a renda da família. Alguns não sabem, mas podem se cadastrar nos programas para serem beneficiados. Buscamos a inclusão social das famílias para melhorar sua qualidade de vida e sua autoestima”, disse.
                            A coordenadora também citou algumas parcerias que o CRAS possui. “Trabalhamos junto com o Conselho Tutelar, assim como o Senac de Marília que em breve vai trazer o curso de cuidador de idosos. Para nós foi uma conquita porque a demanda na região Leste é muito grande”, ressaltou Patrícia.
                            Para fazer inscrição no CRAS, a família não pode ter uma renda superior a meio salário mínimo, por pessoa. E precisa residir na área de abrangência do programa.
                           Os documentos necessários são: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e certidão de nascimento.
                            Para entrar em contato com as unidades do CRAS, os telefones são 3491-3996 (região Leste) e 3496-3290 (região Sul). O horário de atendimento é das 7 às 17 horas.