quarta-feira, 30 de maio de 2012

COLETA DE SANGUE OCORRERÁ EM TODAS AS UNIDADES SAÚDE DA FAMÍLIA



                             A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria da Saúde, iniciou a partir de segunda feira, dia 28, a coleta de sangue em todas as Unidades Saúde da Família (USF). O  secretário Wilian Manfré, explicou que a coleta de sangue que ocorria apenas em algumas unidades estratégicas como UBS Formosa, UBS Vila Abarca e laboratório municipal. “Devido a grande demanda nas unidades e necessidade da população a coleta de sangue será realizada a partir desta segunda feira dia 28 de maio em todas as unidades básicas e unidades saúde da família”.
                            Wilian Manfré ressalta que tal medida se da para facilitar a realização do exame para a população e agilizar ainda mais os resultados e tratamento quando necessário. O laboratório ainda realiza coletas domiciliarias aos pacientes acamados e com grande dificuldade de deambulação. Também realiza previamente coletas agendadas pelas unidades de saúde. Isto no laboratório municipal.
                             Manfré está solicitando que todos os pacientes que necessitarem de consultas procurem a unidade mais próxima da sua casa e agende seu exame. Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
                             Os homens podem doar seu sangue até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até 4 vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
                              Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue: estar em boas condições de saúde e descanso, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg , estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos e apresentar documento oficial de identidade com foto.
                              Também existem também alguns impedimentos temporários, que cessam logo que deixam de existir: estar com gripe ou febre, estar grávida ou amamentando, ingestão de bebida alcoólica no dia da doação, ter feito tatuagem ou piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, o doador de plaquetas não pode ter ingerido AAS, aspirina ou antiinflamatório há pelo menos uma semana.
                                Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue são aquelas: com doença de Chagas e malária, que tiveram hepatite após os 10 anos de idade e com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS.

Medida tem por objetivo agilizar tratamento