terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AJUDE O LAR SANTO ANTÔNIO - É FÁCIL É GRÁTIS

                                                                                                                                                                                                          arquivo
Alguns dos volutários do Lar Santo Antônio de Tupã


Prezados amigos


                                    Tomo a liberdade de transmitir, em anexo, uma importante e oportuna mensagem.
                                    Enfatizo no item 4 dela que o dinheiro das doações especificadas na mesma, "ao invés de rechear os cofres do governo federal em Brasília, ficará aqui em Tupã, onde será gasto pelas entidades favorecidas, fortalecendo o comércio local e gerando outros tributos, que possibilitarão mais benefícios públicos e incrementarão a criação de novos empregos."
                                     Portanto, cada doador, além de contribuir para alguma das 10 instituições filantrópicas de Tupã cadastradas no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente (vejam a relação delas no título COMO FAZER A DOAÇÃO - item Projeto - selecione), estará colaborando também para o progresso do nosso Município.
                                      Saliento que nos últimos anos menos de 3% do total disponível para essa construtiva finalidade foram aproveitados pelos contribuintes de Tupã. Perdemos, consequentemente, mais de 97% da verba que poderia permanecer aqui, o que significa um prejuizo de vários milhões de reais que estariam fomentando as vantagens acima comentadas.
                                      Os contribuintes do Imposto de Renda precisam se conscientizar da importância das aludidas doações. Em tal sentido, a participação da mídia tupãense nessa campanha é extremamente necessária. Contamos com ela. 
                Atenciosamente
                Innocente V. Chiaradia - Membro do Conselho Administrativo do Lar Santo Antônio.    

AJUDE O LAR SANTO ANTÔNIO – É FÁCIL E GRÁTIS!


 
           A Lei Federal nº 9.250, de 1995, ao criar o Estatuto da Criança e do Adolescente, permitiu aos contribuintes do Imposto de Renda a doação de parte desse tributo a instituições filantrópicas que abrigam menores, entre as quais está o Lar Santo Antônio, de Tupã (SP). Eis as instruções para essa valiosa colaboração:
           1) As pessoas jurídicas, desde que não sujeitas ao regime de lucro presumido, e as pessoas físicas, se obrigadas à declaração completa, podem destinar até 1% e 6%, respectivamente, do seu Imposto de Renda devido no corrente ano-base. Isso significa que elas devem considerar, nesse cálculo, os prováveis valores que constarão da declaração anual referente a 2011, mas a ser apresentada em 2012.
           2) Como ninguém ainda sabe qual será o valor exato do Imposto de Renda devido neste ano-base de 2011 antes do seu encerramento, o contribuinte deverá fazer uma estimativa dessa quantia. Para isso, poderá se basear nos dados da declaração do ano anterior, sendo recomendável também o pedido da orientação do seu contabilista ou do Posto da Receita Federal (Avenida Tamoios, 1.319).
           3) A referida doação será deduzida diretamente do total do Imposto de Renda devido no próprio ano-base (2011), mesmo que o contribuinte nada tenha a pagar através da declaração a ser entregue em 2012, ou ainda que venha a apurar nela um saldo a receber, caso dos que teem bastante retenção do tributo nas fontes pagadoras. Na hipótese do direito ao recebimento da parte do Imposto de Renda paga a mais durante o corrente ano-base (2011), o valor da mencionada doação será somado ao do saldo a ser devolvido ao contribuinte no ano seguinte (2012).
           4) Como se percebe, o contribuinte, com essa doação, estará apenas antecipando uma pequena parte do seu Imposto de Renda, que recuperará poucos meses depois. Em compensação, esse dinheiro, ao invés de rechear os cofres do governo federal em Brasília, ficará aqui em Tupã, onde será gasto pelas entidades favorecidas, fortalecendo o comércio local e gerando outros tributos, que possibilitarão mais benefícios públicos e incrementarão a criação de novos empregos. Portanto, o doador estará  contribuindo, assim, também para o progresso do nosso Município.
           Pense nisso. E lembre-se de que, como afirmou o sociólogo húngaro Karl Mannheim, “o que fizermos hoje para as crianças, elas farão amanhã para a sociedade.”

COMO FAZER A DOAÇÃO

            Para fazer a doação, entre no site www.tupa.sp.gov.br/asocial/doacoes e preencha o formulário necessário à emissão do boleto bancário apropriado.   
            Esse formulário requer os seguintes dados:
            - Pessoa (doador - especifique: física ou jurídica);
           - Projeto (relaciona as 10 entidades cadastradas no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Tupã). Veja quais são essas entidades clicando na seta da linha intitulada Projeto – selecione. Escolha, se for possível, o Lar Santo Antônio;
            - Nome do doador;
            - Telefone do doador (ddd e número);
            - E-mail do doador;
            - Endereço do doador (inclusive CEP, cidade e estado);
            - C.P.F. e R.G. do doador (se for pessoa física) ou C.N.P.J. (se for pessoa jurídica);
            - Valor da doação.
            Clique em CONFIRMAR, logo abaixo desses dados.
            O boleto será fornecido automaticamente por intermédio do e-mail do doador. Se o colaborador preferir, o boleto poderá ser retirado pessoalmente na sede do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Tupã (Rua Paiaquás, 609).
            Observação importante: o depósito, através do boleto assim emitido,  deverá ser efetuado até o último dia de expediente bancário do mês de dezembro (dia 29, neste
  
MISSÃO - A principal missão do Lar Santo Antônio, dirigido pela Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, é a realização de um projeto educativo transformador, destinado a crianças e adolescentes do sexo feminino e extensivo às respectivas famílias, de baixo poder aquisitivo, capacitando-as ao pleno exercício da cidadania, resgatando sua dignidade e as tornando conscientes dos reais valores como filhas de Deus, fieis aos princípios que regem as ações da comunidade cristã.
   Com esse objetivo, o Lar Santo Antônio acolhe menores vulneráveis às discrepâncias sociais, residentes em Tupã ou em algum município vizinho, com programas que privilegiam a individualidade, os dotes e as expectativas das inexperientes criaturas, através de um conjunto de métodos sócio-educativos, planejado para revelar e desenvolver os talentos de cada criança ou adolescente assistida, assim preparada para enfrentar os desafios da vida com autonomia e segurança.

ANTECEDENTES DO PROJETO - A situação reinante em Tupã, antes da criação do Lar Santo Antônio, era, em certos aspectos, deplorável e preocupante. Uma considerável quantidade de meninas se sujeitava à exploração infantil por seus próprios genitores, como instrumentos da perigosa disseminação do tráfico de drogas e ao exercício da mendicância ou da prostituição. Esses perniciosos fatores e o degradante âmbito intra e extrafamiliar causavam, óbvia e inevitavelmente, a evasão escolar, o abandono do lar e o abalo à auto-estima, agravando os consequentes transtornos psicológicos das vítimas dessa triste conjuntura.

AÇÕES - Desde sua fundação, em 13 de maio de 1946, por inspirada iniciativa do Dr. Antônio Rodrigues Porto, o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Tupã, o Lar Santo Antônio abriga diariamente sempre mais de cem educandas, ensejando-lhes a evolução intelectual, psicomotora, afetiva e emocional. Ele propõe, em tal sentido, ações contínuas ligadas à psicopedagogia e a processos lúdicos, cuja aprendizagem facilita o desenvolvimento da criatividade individual, a estruturação da personalidade e a valorização própria e de seus conviventes. Oferece-lhes, dessa forma, o acesso à informação, à integração social e ao início da profissionalização.
   Visando ao aprimoramento e à massificação dos valores culturais cultivados pela coletividade, importante como referência à construção da identidade e à inserção das marginalizadas na sociedade, é necessário que as meninas atendidas reconheçam que são dotadas e produtoras de ideias, conhecimentos e sentimentos, essenciais à composição e à transformação do seu universo psicológico, social e físico. Nesse particular, as atividades culturais promovidas pela instituição buscam, além da sua socialização e integração, o fortalecimento dos vínculos do Lar Santo Antônio com seus parceiros e toda a população local, destacando-se entre elas a Oficina de Teatro, a Oficina de Musicalidade e Expressão Corporal, as Oficinas Ocupacionais, como os cursos de bordado, crochê, tricô e pintura, as atividades esportivas e os eventos sociais, como as Festas da Páscoa e do Natal, as dos Dias das Mães, dos Pais, da Criança e do Educador e as promoções beneficentes.  
   Complementam essa atividade básica: a) A assistência alimentar, com refeições e lanches para as crianças internas e semi-internas; b) A assistência sanitária, com atendimentos laboratorial, nutricional, clínico e odontológico, este sob a égide do Programa Adote Um Sorriso, promovido pela Fundação Abrinq; c) O vestuário, com o fornecimento completo de roupas, uniformes e calçados; d) A preservação da higiene corporal, com o banho diário e o fornecimento completo de sabonete, xampu, escova e creme dental, loções para cabelo e cútis, esta nos dias de baixa temperatura; e) A assistência espiritual, com as orações informais e na capela, os cantos e reflexões religiosos e a catequese paroquial.

NECESSIDADES - Os escassos subsídios oficiais são insuficientes sequer para a simples manutenção da entidade, o que exige, para complementação da receita indispensável, a realização de promoções periódicas, como os já tradicionais leilão de gado, almoço das massas (colaboração do Lions Clube de Tupã), festa do cachorro-quente e do acarajé, churrascão, feijoada, boi no rolete e lanchonete na EXAPIT. A carência de recursos financeiros tem forçado o adiamento de consertos prementes no imóvel próprio, construído há longo tempo, o que prejudica o pleno desenvolvimento dos objetivos colimados. Daí o apelo à contribuição de firmas e empresários generosos através de doações aproveitáveis à quitação parcial do seu Imposto de Renda e, portanto, recuperáveis, além de benéficas até ao progresso de Tupã, conforme orientações constantes do verso.