segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

USO DE CAÇAMBAS PRECISA SER MELHOR REGULAMENTADO

                                           A presença de caçambas nas ruas da cidade, tanto no centro como nos bairros, já se tornou parte do cotidiano da população tupãense.
                                O uso de caçambas quando da realização de obras tornou-se medida obrigatória, através de lei municipal, medida que em parte ajudou a ‘desobstruir’ os passeios públicos, que antes ficavam tomados por materiais de construção.
                                 De um lado, as caçambas ajudam a ordem e limpeza nas ruas do município, mas de outro causam um transtorno imenso ao trânsito, quando precisam ser retiradas ou colocadas junto às guias.
                                  Para evitar esse tipo de problema na área comercial, a Prefeitura de Tupã condicionou a colocação e retirada de caçambas ao horário de carga e descarga estipulado no comércio.
                                  Assim, os caminhões não atrapalham o trânsito, provocando filas e congestionamento na área central.
                                  O problema é que, fora da área comercial, esses caminhões efetuam a deposição e retirada das caçambas em horário normal do comércio, o que muitas vezes acaba congestionando o trânsito.
                                   Todos os dias, motoristas se deparam com situações como esta. Caso ele consiga visualizar o problema em tempo de escapar, dobrando a primeira esquina, tudo bem. Caso contrário, terá de ter muita paciência, porque a operação demora entre 5 a 10 minutos. Dependendo da situação, um tempo que pode ser muito.
                                   Uma das alternativas poderia ser a fixação de horários mais rígidos ainda para esse tipo de operação, especialmente na região central. Também é preciso considerar a limitação de caçambas por obra. Existem construções e reformas que obstruem toda a frente, eliminando as vagas de estacionamento. (Diário de Tupã)