quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARÃO DE PROGRAMA DE PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE SAÚDE OCULAR

A partir desta semana será realizado o teste de acuidade visual com os alunos da rede municipal de ensino


                                                                                                                                   arquivo


                                 A Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social dá inicio ao programa de prevenção e recuperação da saúde ocular e a entrega de óculos dos alunos matriculados no Ensino Fundamental. A partir desta semana será realizado o teste de acuidade visual com os alunos da rede municipal de ensino.

                                  O programa conta com 03 etapas: Teste de acuidade visual e triagem realizada pelos professores e funcionários para alunos matriculados nas Escolas Municipais; Consultas Oftalmológicas (Consultas realizadas por médicos especialistas) e a terceira etapa que é a entrega dos óculos (armação e lente). O Programa de prevenção e recuperação da saúde ocular e entrega de óculos é realizado com óticas parceiras e Secretaria de Assistência Social.

                                   A secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, disse que a visão é um mecanismo de integração importante do indivíduo, a maioria dos conhecimentos é adquirida por meio dela. “A visão é a capacidade que o olho tem de perceber o universo que o cerca e depende da ação coordenada entre o globo ocular, seus anexos e o cérebro. O aparelho visual continua seu desenvolvimento após o nascimento da criança, completando sua maturação por volta dos 7 (sete) anos de idade. É nessa época que a visão, resultante de um processo de aprendizado, atinge seu máximo. O desenvolvimento da criança e consequentemente seu aproveitamento escolar dependem de uma imagem nítida formada na retina. Quando isso não acontece, possivelmente precisamos fazer uso de óculos”

                                   Concluindo Carla destacou que “Muitos são os cuidados que devemos ter com o olho para que a visão tenha um desenvolvimento adequado e, uma vez atingido seu potencial máximo, seja preservada. As ações de detecção por meio da observação do olho e do comportamento da criança (pelos pais, professores, agentes comunitários de saúde ou qualquer pessoa que conviva com a criança), a avaliação da acuidade visual e o tratamento precoce de distúrbios oculares realizados com óculos, oclusores e outros, possibilitam a recuperação e um desen­volvimento normal da visão”

                                    A ação será desenvolvida com os alunos da rede municipal de ensino e prevê a promoção e prevenção em Saúde Ocular, tais como: triagem visual, consulta oftalmológica, aquisição e distribuição de óculos; além de noções de preservação da visão. (Unisite de  Tupã)