terça-feira, 27 de setembro de 2011

UNIDADES DE SAÚDE DISTRIBUIRÃO MEDICAMENTOS PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Medida tem início ainda esse mês na USF Marabá/ Velline


                                  O vice- prefeito Dr. Cesar Donadelli sugeriu a implantação de entrega de medicamentos aos hipertensos e diabéticos nas Unidades de Saúde da Família que já começa a funcionar ainda neste mês de setembro nas Unidades Saúde da Família Marabá Veline.
                                  Segundo o vice- prefeito, este projeto foi discutido com o secretário de Saúde Antonio Brito, com a farmacêutica Cristina e com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família Joselaine Pio Rocha, bem como com as equipes da saúde da família em visita as mesmas durante o mês de julho e agosto.
                                  De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família Joselaine Pio a idéia veio amadurecendo desde quando as farmácias foram centralizadas, e que devido às mudanças das equipes após o concurso foi melhor aguardar a estabilização das novas equipes nas Unidades. “Este projeto depende muito do vinculo e do conhecimento dos agentes e população, pois os mesmos informam a farmácia sobre todos os seus pacientes hipertensos e diabéticos que são cadastrados nas Unidades e que precisam de medicações prescritas pelos médicos que realizam o acompanhamento”, disse.
                                   Segundo Donadelli o projeto tem como objetivo aumentar a adesão dos pacientes no controle, tendo em vista que muitos não comparecem por ter que buscar a medicação em outra Unidade, além de controlar os faltosos, pois após separados os medicamentos pela farmácia municipal os mesmos são enviados as Unidades e separados por paciente.
                                   “Se a medicação de um determinado paciente permanece na Unidade, é sinal que os agentes comunitários precisam fazer a busca ativa e também principalmente orientar o paciente ao uso correto dos medicamentos. Caso o paciente não queira levar os medicamentos por ainda ter o medicamento em casa, serve de alerta pra que a equipe verifique se o mesmo esta tomando as medicações da forma correta, pois os medicamentos são entregues de acordo com a prescrição, e a quantidade equivalente a data do retorno do paciente ao controle”, disse.
                                    A iniciativa terá iniciaremos pelo PSF Marabá/ Velline, onde serão avaliados os pontos positivos e negativos para melhoria na assistência antes do atendimento. As demais Unidades de Saúde da Família em breve também farão a distribuição desses medicamentos. O vice- prefeito ressaltou ainda que os pacientes que não possuem familiares e cuidadores também recebem o controle e medicamentos domiciliares. (Assessoria de Imprensa da PMT)