segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FUNDADOR DE TUPÃ SERÁ HOMENAGEADO

 O fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão


                     A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Museu Histórico e Pedagógico "Índia Vanuíre", prestará homenagem ao fundador da cidade, Luiz de Souza Leão nesta quarta-feira, dia 21 de setembro.

                     O evento, que é realizado todos os anos, acontece a partir das 20 horas, no próprio museu, localizado na rua Coroados, 521. A solenidade deverá contar com a participação de autoridades municipais, além de familiares do homenageado, que morreu há 31 anos.

                      A secretária municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales, destacou a importância da homenagem como forma de resgatar e preservar a memória de Souza Leão, destacando seus feitos como idealizador da fundação de Tupã e seu empenho e dedicação em construir uma cidade de progresso.

                      Além de ajudar a desbravar esta região, que resultou na fundação de Tupã, Souza Leão deixou um importante legado cultural para a população, doando o Museu Índia Vanuíre e o Solar Luiz de Souza Leão para o município.

O fundador

                       Luiz de Souza Leão, filho do Estado de Pernambuco, nasceu em 16 de março de 1901, filho de Antônio de Souza Leão, netos dos barões de Morenos e do comendador Perminio da Paula Mesquita e Elvira Moraes de Paula Mesquita.

                       Ele nasceu no engenho Morenos, situado no município de Morenos, a 30 quilômetros de Recife. O fundador de Tupã descende de uma das famílias mais antigas de Pernambuco, a Souza Leão, sendo tetraneto de Antonio de Moraes e Silva, que fez o dicionário Moraes da língua portuguesa e tetraneto de Gervásio Fiovarantti Pires Ferreira, um dos heróis da revolução pernambucana. Fez o curso primário e secundário no Ginásio Aires Gama, de Pernambuco.

                       Trabalhou no engenho de seus pais, na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado. Vindo a São Paulo em março de 1923, tomou contato com terra paulista. Tornou-se proprietário de terras, no município de Cafelândia. Daí por diante, tornou-se grande agricultor e pecuarista. Como diretor da Empresa de Terras São Paulo-Rio, com sede no Rio de Janeiro, familiarizou-se com os negócios de loteamentos de terras.

                         Assim nasceu a idéia de criar uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Acontecimento marcante da fundação de Tupã ocorreu na cidade de Marília (ex-Alto Cafezal), onde visionários como Luiz de Souza Leão, coronel João Ribeiro do Val e Eurípedes Soares da Rocha constituíram a Empresa Melhoramentos da Alta paulista, adquiriram 100 alqueires de terra entre os rios Peixe e Aguapeí (Feio) e, justamente no espigão divisor dessas bacias hidrográficas, abriram loteamento para a formação daquilo que viria ser a cidade de Tupã.

                         Luiz de Souza Leão morreu em 1980, sendo sepultado no jardim do próprio Solar, onde hoje se encontra o mausoléu. A residência do fundador, que atualmente está sendo restaurada, foi construída em 1933 e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, sendo considerado patrimônio histórico cultural estadual. (Assessaoria de Imprensa da PMT)