segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INAUGURAÇÃO DO SAMU SERÁ NO DIA 9 DE DEZEMBRO

                                  A inauguração do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) será realizado no dia 9 de dezembro. A unidade está sendo equipada e mobiliada parta que os serviços e procedimentos sejam realizados de forma ágil e pratico.

                                  De acordo com a Secretaria de Saúde o horário de inauguração ainda não está confirmado, mas será em breve.O SAMU tem por finalidade prestar socorro à população em casos de emergência, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

                                  Com a implantação do SAMU e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Tupã contará com uma unidade de suporte básico e uma unidade de suporte avançado, enquanto que alguns municípios estratégicos da microrregião contarão com unidade de suporte básico.

                                  O SAMU e a unidade básica funcionarão ao lado do Posto de Bombeiros de Tupã. A proximidade entre eles tornará estes serviços mais integrados e mais eficientes. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

                                   O SAMU contará também com uma Central de Regulação em Tupã, tendo por objetivo definir as vagas e os encaminhamentos e internações dentro da rede hospitalar. A central contará com médico regulador, que realizará o diagnóstico da situação e iniciará o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

                                   Também avaliará qual o melhor procedimento para o paciente, orientando sobre o posto de saúde mais próximo, designando uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou, de acordo com a gravidade do caso, enviando uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com o SAMU, o atendimento de urgência e emergência poderá ser realizado em qualquer lugar, incluindo residências, locais de trabalho e vias públicas.

                                    O socorro é gratuito e deverá ser acionado através do telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Inicialmente destinados a cidade de médio e grande porte, o SAMU e UPA beneficiarão todos os municípios da microrregião de Tupã. (Unisite de Tupã)


                                                                                                               arquivo