sexta-feira, 30 de março de 2012

UNIMED REALIZA PRIMEIRA PALESTRA DO ANO NA CASA DO GAROTO


                              Voltada para os país e atletas que fazem parte do Projeto "Virando o Jogo de Basquete", começa nesta segunda-feira (2), a partir das 19 horas, o cilco de palestras promovido anualmente pela Unimed/Tupã. A primeira palestra de 2012 versará sobre o tema "Alimentação Saudável e os Benefícios para os Atletas", que terá com palestrista a nutricionista tupãense Mirela Costa Dias, que integra o quadro da Univida da Unimed de Tupã. O evento será realizado no salão de festas da Casa do Garoto.

                             Com mais de 120 crianças de ambos os sexos praticantes da modalidade, o basquete se tornou em nossa cidade uma espécie de referência, graças ao trabalho persistente que vem sendo realizado pela diretoria esportiva da Casa do Garoto, que juntamente com a Unimed e Univida promovem o bem estar social deste jovens.

                              A diretoria esportiva da Casa do Garoto é composta por Alexandre Scombatti, Mauri Libero Zezzi (Mauri Magrão), Heyden Leonel de Paiva e Nelson Sussumu Kawano (Tium). Tem como técnicos Cleiton Luis e Natane Barroso.


Diretoria de basquete da Casa do Garoto marcará presença

MUSEU "ÍNDIA VANUÍRE" REALIZA CAMPANHA PARA ARRECADAÇÃO DE AGASALHOS

Roupas serão encaminhadas para a Secretaria de Promoção Social


                                                                                                                           arquivo


                                    Falta pouco mais de dois meses para a chegada da estação mais fria do ano. Por isso, algumas instituições de acesso ao público em geral já se preocupam com o gesto de cidadania realizado no inverno. Esse é o caso do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã, que já está realizando a Campanha do Agasalho 2012, com a frase “Roupa Boa A Gente Doa”. 
                           Há uma semana, a iniciativa teve em sua abertura a presença da índia kaingang Dirce Jorge, que levou ao público informações sobre as vestimentas usadas na comunidade indígena Vanuíre, com a finalidade de marcar o início do projeto.
                           No bate-papo, Dirce Jorge contou também quais são os materiais usados na confecção das vestimentas dos índios, em que circunstâncias elas são usadas e qual a diferença entre as roupas indígenas e as comercializadas atualmente.
                           Dada a abertura da campanha, o público interessado pode, além de visitar o museu, depositar suas doações. Ao final do projeto, as peças serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Promoção Social, que será responsável em enviar as roupas para as famílias necessitadas.
                           A atividade tem a intenção de conscientizar o público sobre a importância de ajudar os que precisam, principalmente durante o inverno. O objetivo do museu é arrecadar a maior quantidade de peças possíveis até o término da campanha. Os interessados podem depositar suas doações até dia 6 maio, data em que encerra o projeto.
                           O Museu Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, 521, funcionando de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491- 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

quinta-feira, 29 de março de 2012

POPULAÇÃO PODE UTILIZAR 0800 PARA PEDIR REPAROS OU TROCA DE LÂMPADAS


                                    Desde o começo do ano passado, cumprindo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Prefeitura terceirizou os serviços de manutenção da iluminação pública.
                             A norma técnica 001/2009 da Aneel obrigou as concessionárias de energia elétrica a transferir os seus ativos de iluminação pública aos municípios até janeiro de 2011.
                             Em Tupã, os trabalhos são realizados pela empresa RR Engenharia, que tem realizado a troca de lâmpadas de acordo com as solicitações encaminhadas pela população.
                             Segundo a ouvidora da Prefeitura, Sônia Cristina Dias Ramos, o número de solicitações oscila. “Quando chove, aumentam as reclamações. Pelo grande número de lâmpadas que a cidade possui e pela abrangência, é natural a quantidade elevada em relação à iluminação pública”, disse.
                             Sônia também comentou sobre o comportamento da população quando liga solicitando algum serviço. “A maioria é educada, mas sempre tem um ou outro que extrapola quando reclama. Isso faz parte do meu trabalho”, ressaltou.
                             A população pode solicitar reparos no sistema de iluminação pública através do “Disque Cidadão”, por meio do telefone 0800-7731600, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 min às 17 horas.
                             A empresa é responsável pela troca de lâmpadas, relês fotoelétricos, chaves de comando, braços de ferro galvanizado, soquetes e reatores tanto no município de Tupã quanto nos distritos de Universo, Parnaso e Varpa.
                             A troca das lâmpadas é feita no período noturno. Para isso, basta a população entrar em contato através do “Disque Cidadão” e indicar o local que precisa da manutenção.
                             Antes da terceirização, os serviços eram realizados através de parceria entre a Prefeitura, que fornecia os materiais, e a Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (EDEVP), que disponibilizava mão de obra especializada para os reparos.

CIP
 
                              O cidadão paga pelas despesas com o consumo de energia elétrica, incluindo os gastos com manutenção, expansão, operação, administração, eficientização, modernização e gestão da iluminação pública, realizadas na cidade. Para isso, foi criada a Contribuição de Iluminação Pública.
                              Tupã tem cerca de 64 mil habitantes e aproximadamente 25 mil imóveis, entre residenciais, comerciais e industriais, além de lotes vagos.
                              Toda a população da cidade tem acesso à energia elétrica, o que significa milhares de contribuintes. O valor mensal médio de faturamento com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é de R$ 170 mil. O valor incide sobre a conta de energia do cidadão. (Diário de Tupã)


                                                                                                                                               arquivo
O Serviço 0800 funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas

quarta-feira, 28 de março de 2012

TUPÃ ESTÁ PRONTA PARA RECEBER OS JOGOS REGIONAIS DO IDOSO


                                                                                                                                    arquivo
Estarão participando do evento 56 cidades

                            Está praticamente tudo pronto para Tupã receber a os Jogos Regionais da Terceira Idade (JORI) 2012. O JORI 2012 é uma iniciativa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado e Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através das secretarias de Assistência Social, de Esportes e Recreação, de Saúde e também de Educação.
                             A 16ª edição dos Jogos contará com a presença da primeira-dama do estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin.O evento iniciará no dia 03 de maio no Ginásio Municipal “Elias Kenaifes” onde estarão presentes aproximadamente 1.500 participantes de 56 municípios da 8ª Região do Interior de São Paulo. Serão quatro dias de pura energia, garra, determinação e força de vontade.
                              Os participantes estarão disputando 14 modalidades esportivas que são: A competição contará com disputas nas seguintes modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez.
                              Em algumas modalidades, haverá a formação de duplas mistas, o que, segundo os responsáveis pelo evento, deve promover uma maior integração entre os atletas. Os competidores serão distribuídos em seis categorias, de acordo com a faixa etária de cada atleta. A idade mínima para os participantes é de 60 anos.
                              Fazem parte da 8ª Região, os municípios de Marília, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Julio Mesquita, Gália, Garça, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompéia, Vera Cruz, Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Tarumã, Ourinhos, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussú, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, Pirajú, Coronel Macedo, Fartura, Manduri,Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Tupã, Arco Iris, Bastos, Herculândia, Iacri, Quatá, Queiroz e Quintana.
                              Para alojar todos os atletas que estarão em Tupã, a Secretaria de Educação, por determinação do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, irá disponibilizar a estrutura do Centro de Educação Integrada, que além de dormitório também será utilizado como praça esportiva, uma vez que conta com um excelente parque aquático. A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) informou que serão servidos aos participantes quatro refeições diariamente. Serão servidos café da manhã, almoço, jantar e café da noite. As refeições serão servidas na Instituição Casa dos Velhos.              
                                O JORI também estará sendo disputado na “AMAE II” que foi remodelada para sediar várias competições. Tupã deverá contar com representantes em quase todas as modalidades, entrando na disputa por medalhas. O JORI tem como finalidade estimular a população idosa à prática de atividades esportivas. Para participar dos jogos, o idoso deverá ter no mínimo 60 completos no ano dos Jogos.

Natação, uma das 14 modalidades que serão
disputadas no JARI

ALEXANDRE SCOMBATTI GANHA BOLA E CAMISETA AUTOGRAFADAS POR OSCAR SCHMIDT


Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de
basquete de todos os tempos
                                  

                                 Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, preseteou recentemente com uma bola e uma camiseta personalizadas,  o voluntário e Presidente do Esportivo da Casa do Garoto de Tupã, Alexandre Scombatti, oportunidade em que destacou o importante trabalho social e esportivo desenvolvido pela entidade.

                                 Com 2,05 m de altura, Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com 49.703 pontos. Seu número da sorte é o 14. Quem não se lembra quando Oscar liderou um dos maiores feitos da história do basquete brasileiro, que teve como palco o Karket Square Arena, em Indianápolis. A data de 23 de agosto de 1987 foi o dia histórico em que a equipe masculina de basquete do Brasil venceu o poderoso time americano, representado pelos jogadores universitários da época. O Brasil venceu os donos da Casa por 120 a 115, na final dos Jogos Pan-americanos. Foi uma virada espetacular e a primeira e única vez, até então, que os Estados Unidos perderam em casa.
 
                                  Oscar já tinha enviado outra outra bola autografada para a entidade fazer uma promoção, que foi conseguida por Alexandre Scombatti. Na ocasião, a bola foi sorteada entre os mais de 100 atletas em uma festa de confraternização de final de ano.
 
                                 Scombatti enalteceu a simplicidade e a humildade do maior jogador de basquete de todos os tempos, dizendo ainda que sempre que pode troca e-mails e fala com Oscar. “Vou guardar a bola e a camiseta como dois troféus", disse ainda.

                                 Alexandre ainda destacou o trabalho de voluntários da Casa do Garoto como, por exemplo, o Mauri Magrão, o Hayden de Paiva e o Tium, que fazem o trabalho voluntário  por amor ao esporte.
 
 


 

                                

terça-feira, 27 de março de 2012

JOVENS APÓIAM E ELOGIAM TRABALHO ESPORTIVO DA CASA DO GAROTO


                                         Através de momentos de descontração, Alexandre Scombatti esteve reunido recentemente com um grupo de jovens que apóiam e acompanham um pouco do trabalho desenvolvido pelo Departamento Esportivo da Casa do Garoto de Tupã. Na oportunidade, Scombatti fez uma pequena explanação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto "Virando o Jogo de Basquete", que atualmente conta com mais de 100 atletas em várias faixas etárias.

                                          O grupo de jovens é liderado por André Luis de Carvalho, uma grata revelação de Tupã na modalidade de kart.

                                         "E importante quando vemos jovens se interessarem pelo  trabalho das entidades de nossa cidade", disse Alexandre. O Departamento Esportivo da Casa do Garoto de Tupã coloca as portas abertas para que pessoas possam conhecer o trabalho esportivo e social que vem sendo desenvolvido.


(E) Vander, Alexandre, André, Marina, Rafael e Letícia

segunda-feira, 26 de março de 2012

PÁSCOA SOLIDÁRIA - CESTAS BÁSICAS SÃO DOADAS PARA FAMÍLIAS CARENTES


                             A campanha Páscoa Solidária é realizada pela Escola Estadual “Luiz de Souza Leão” e está em sua segunda edição. Segundo a coordenadora do colégio, Sueli Seiscentos, no ano passado foi arrecadado o equivalente a 60 cestas básicas. “Neste ano, a campanha teve início no dia 15 de março e se encerrará dia 4 de abril. No dia 5, será divulgada a classe que mais arrecadou em cada período”, disse.

                            Sueli também destacou o objetivo da Páscoa Solidária. “Essa campanha faz parte de nossa proposta pedagógica, no sentido de promover o caráter solidário dos alunos. Através de gincanas, os alunos desenvolvem o sentimento de companheirismo e cooperação, além de se solidarizar com o colega mais carente. Os alimentos arrecadados irão compor cestas básicas a serem distribuídas às famílias carentes dos alunos de nossa escola. Caso seja possível, e com o consentimento dos alunos, poderá ser distribuída a algumas famílias da comunidade em torno da escola”, ressaltou.

                             A coordenadora ainda citou que a classe de cada período que mais arrecadar, receberá como premiação um passeio. “Todos os alunos da escola, quase mil, estão envolvidos nessa gincana, coordenada pelo grêmio estudantil e grupo gestor”, enfatizou.
                            Para finalizar, a coordenadora Sueli Seiscentos ressaltou a importância da campanha para o aluno e a escola. “Para o aluno significa, à primeira vista, concorrer a um passeio, mas estará aprendendo a ser solidário, trabalhar em equipe e ter despreendimento, pois alguns arrecadam mantimentos, embora sua família seja também necessitada. São crianças carentes que recolhem alimentos para que mais colegas possam receber. Já para a escola significa uma oportunidade de formação, de conhecimento e de interação com a comunidade”, completou.

                                                                                                                                   arquivo
E.E. "Luiz de Souza Leão" espera manter o sucesso
da campanha realizada em 2011

sexta-feira, 23 de março de 2012

CONFIRMADO SHOW DO GRUPO TRADIÇÃO NA SEMANA DA SOLIDARIEDADE


                                        O presidente da comissão organizadora da Semana da Solidariedade, Mauro Guerra Eduardo, confirmou que em todos os dias do evento, que acontece de 11 a 15 de abril, haverá shows com entrada franca no recinto da Exapit.
                              Mauro Guerra confirmou ontem que na quinta-feira, dia 12 de abril, o Grupo Tradição estará se apresentando em Tupã, com patrocínio da Band FM.
                              Já o show patrocinado pela Rádio Tupã e Grupo Unipetro, com o apoio do DIÁRIO, está definido, com a presença da dupla Breno e Caio César e a cantora Kariele Gontijo, na sexta-feira, dia 13.
                             Também estão confirmados os shows com Ulisses e Moisés, Everton e Tiago e Banda Eclipse. “Estamos aguardando apenas a definição de um show gospel, que será patrocionado pelo Conselho de Pastores de Tupã, para então definir os dias dos demais shows. O recinto já está sendo preparado e as entidades já estão comercializando antecipadamente os produtos que serão vendidos.”, disse.
                              De acordo com Mauro, a comissão organizadora está comercializando estandes para empresas, caso queiram mostrar seus produtos na feira. Os interessados pelos últimos espaços disponíveis podem entrar em contato pelos telefones 8102-0001, 9784-4010 ou 3496-5000.

                                                                                                                                   arquivo
O Grupo Tradição, que se apresenta no dia 12 de abril

BANCO DO POVO PAULISTA DE TUPÃ CONTA COM LINHA DE CRÉDITO PARA PEQUENO PRODUTOR RURAL


                                       A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Banco do Povo Paulista de Tupã está investindo no pequeno produtor rural. Os pequenos produtores que desejarem investir em sua propriedade rural como aquisição de novos equipamentos visando melhoramento do produto produzido em sua empresa rural deve procurar a agência do Banco em Tupã.
                                        O Banco do Povo Paulista informa que o produtor rural deve conhecer algumas informações sobre como efetuar o empréstimo junto à unidade. Somente com registro de produtor rural. Neste caso o produtor rural depois de formalizada sua situação junto à Casa da Agricultura de sua região, obtém assim um CNPJ. Embora juridicamente seja uma Pessoa Física, recebe CNPJ do Ministério da Fazenda, emite notas fiscais e recebe tratamento do Banco do Povo Paulista como se fosse Pessoa Jurídica.
                                         O Banco também financia animais para: tração, comercialização, produção de leite, produção de ovos e abelhas. Para uso exclusivo do empreendimento. O cliente deve realizar pesquisas junto à Casa da Agricultura sobre valor de mercado, vacinas, etc. Equipamentos para agricultura. Consideramos trator como equipamento agrícola, não sendo necessário seguro nem Gravame, porém deverá ser solicitado um pedido de autorização.
                                         Para investimento fixo a pessoa jurídica poderá fazer até 36 meses e para capital de giro a pessoa Jurídica poderá parcelar em até 18 meses. A taxa de juros do Banco do Povo Paulista de Tupã conta com uma taxa de juros de 0,5% ao mês.
O Banco
                                         Os bens que podem ser financiados: capital de giro- Mercadorias em geral; matérias-primas; conserto de máquinas, equipamentos, veículos; animais para comercialização, tração, cria, recria, engorda, produção de leite, mel, ovos; sementes, mudas, fertilizantes, insumos, ração; pneus; vasilhames: botijão de gás, galões de água, caixas plásticas, garrafas de bebidas, extintores de incêndio; publicidade e divulgação do empreendimento.
                                        Na modalidade investimento fixo- Compra de máquinas, equipamentos, ferramentas e veículos utilizados no empreendimento: automóvel, utilitário, caminhoneta, caminhão, ciclomotor, motocicleta, trator, barco.
                                          Mais Informações, na Unidade do Banco do Povo Paulista de Tupã situado na Rua Tapuias, 907 – Centro ou através do telefone (14) 3441-5566.

~
Taxa de juros do Banco é de 0,5% ao mês

quinta-feira, 22 de março de 2012

SABESP ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE APRENDIZ


                             Para quem busca a primeira experiência profissional, desde ontem, dia 20,, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 552 vagas no Programa de Aprendiz da Sabesp, em parceria com o Senai. São 32 vagas para a região de Presidente Prudente.
                            Além da formação escolar, os jovens recebem capacitação profissional nas unidades da Sabesp. Na região, a estatal oferece vagas para as cidades de Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista, Assis, Tupã, Santo Anastácio, Regente Feijó, Adamantina, Bastos, Lucélia, Osvaldo Cruz e Álvares Machado. Prudente é a que dispõe do maior número: 19 vagas.
                             A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 32 práticas e oito teóricas.
                             O prazo de contrato é de 24 meses, e podem participar do processo seletivo jovens de 14 a 21 anos. Além do salário mínimo (R$ 622,00), o aprendiz tem assistência médica, vale refeição, vale transporte, seguro contra acidentes pessoais e férias.
                             As inscrições serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas. O valor da inscrição é de R$ 40,00.


Ao todo, Sabesp oferece 552 vagas

quarta-feira, 21 de março de 2012

TUPÃ TEM A MELHOR ESTRUTURA PARA A TRIAGEM DO LIXO RECICLÁVEL


                                    Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais pode-se citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
                           A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
                           Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar quantidade, qualidade e o perfil dos resíduos sólidos gerados, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
                            Tupã possui hoje uma das mais antigas e melhores estruturas, em se falando de coleta seletiva, de toda a região.
                            O tupãense deve separar o lixo reciclável do comum para ajudar a preservar o meio ambiente.
                            A Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã (Cooretup), instalada num barracão construído ao lado do Aterro Sanitário, realiza um trabalho importante que merece destaque. No local, 65 cooperados fazem a triagem do lixo reciclável. Por dia, são coletadas em torno de 8 toneladas de materiais recicláveis na cidade de Tupã.
                            Já o lixo orgânico é encaminhado ao Aterro Sanitário, que encontra-se localizado em uma área de 11 alqueires, no Bairro São Gonçalo. O espaço hoje se destaca na região por estar devidamente adequado para o recebimento de todo o lixo orgânico produzido no município.
                            Já resíduos de jardins, incluindo poda de árvores, devem ser encaminhados ao Aterro do Piva, na estrada do “Picadão”, próximo do recinto da Exapit.
                            E entulho de construção vai direto para o aterro do Núcleo “Rebouças”, até que a usina de triagem de resíduos sólidos fique pronta


                                                                                                                                  arquivo
Tupã está entre as melhores estruturas de lixo
reciclável da região

terça-feira, 20 de março de 2012

DISTRITO DE VARPA TERÁ CURSO DE PINTURA EM TELA


                            A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai realizar curso de pintura em tela no Distrito de Varpa. As aulas, que começam no próximo dia 27, serão realizadas uma vez por semana, com duração de 3 horas, na escola “João Brediks”. 
                            O curso terá duração total de 6 meses e será gratuito. Ao término do curso, todos os participantes receberão certificado de conclusão.
                            De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales, o curso será totalmente custeado pela Prefeitura.
                            Além de contratar a professora Mírian Jorge Oliveiros Pimentel, que ministrará as aulas, a Prefeitura também providenciará todo o material que os alunos irão utilizar durante o curso.
                            Os detalhes do curso de pintura foram definidos durante reunião com os moradores do distrito, realizada na última sexta-feira.
                            Durante o encontro também foram realizadas as inscrições das pessoas interessadas em participar do curso. A procura superou as expectativas. Inicialmente, seriam abertas 30 vagas, mas devido à grande demanda, serão atendidos 35 alunos.
                             Aracelis destacou também que fora o novo curso de pintura em tela, a Prefeitura também dará continuidade à serie de cursos artesanais que vem sendo desenvolvidos no distrito nos últimos anos, como o curso de pintura em tecido, realizado no ano passado. “Vale ressaltar que este novo curso foi um pedido dos próprios alunos, que encerraram o curso de pintura em tecido, que foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. As aulas serão uma espécie de continuação, onde as alunas que participaram do outro curso e as novas alunas também terão a oportunidade de aprender a pintar telas e MDF”, explicou.
                             A secretária de Cultura e Turismo destacou também a importância dos cursos artesanais, que têm por objetivo ampliar e diversificar o artesanato no Distrito de Varpa, além de oferecer nova oportunidade de renda aos participantes. “Estamos conseguindo atingir uma grande parcela da população com estes cursos, o que é de grande importância já que a maioria dos inscritos encontra nestes cursos a possibilidade de ter uma fonte de renda”, ressaltou.
                             Aracelis citou que os cursos são solicitados pela própria comunidade de Varpa, como forma de ampliar e diversificar a produção de artesanato, proporcionando novas opções de renda à população. “Antes de iniciarmos a organização de qualquer curso, escutamos a opinião da população, para que possamos levar o que eles desejam ou necessitam”, completou. 
 
                              Além do curso de pintura em tecido e pintura em tela, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou nos últimos anos diversos outros cursos, incluindo técnicas de cestaria, enfeites com bambu e bambu ripado e desidratado.


                                                                                                                                  arquivo
Com duração de 6 meses, as aulas serão realizadas
uma vez por semana

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROJETO SEGUNDO TURNO - CRESCER JUNTOS


                              A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Educação, informa que estão abertas, de 19 a 23 de março, as novas inscrições para as modalidades de Violão, Percussão, Canto e Coral, Judô e Natação do Projeto Escola de Segundo Turno - Crescer Juntos / Núcleo do CEI (Centro de Educação Integrada) aos alunos de 06 anos a 14 anos de idade.
                              Essa nova fase de inscrições se deve a grande procura, no inicio do ano letivo, dos pais e ao levantamento realizado pela Secretaria de Educação, que constatou a necessidade de ampliar o número de vagas nessas modalidades. Principalmente na modalidade de natação, a mais procurada até o momento.
                              Os pais de alunos da rede municipal, estadual e particular que possuem interesse em matricular seus filhos em algumas dessas modalidades devem apresentar os seguintes documentos: xérox da certidão de nascimento ou RG, xérox do comprovante de residência e declaração de escolaridade. As inscrições para as matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação - CEI na Avenida dos Universitários, 145 das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Judô, uma das modalidades oferecidas pelo
Projeto Segundo Turno

segunda-feira, 19 de março de 2012

ALUNAS DA FADAP PROMOVEM TARDE DE LAZER COM OS ATLETAS DA CASA DO GAROTO


                              Simultaneamente com a seletiva que foi realizada no último sábado com os atletas da Casa do Garoto visando o início da Liga de Basquete do Centro Oeste Paulista, que é  comandada pelos técnicos Cleiton Luis e Natane Barroso, duas alunas do 2º ano A da Faculdade de Direito da Alta Paulista, Natália Raquel de Sousa Ribeiro e Camila Góes Arena, promoveram uma tarde de recreação com diversos atletas da Casa do Garoto que compareceram no ginásio  do Tupã Tênis Clube.

                              O objetivo desta recreação foi desenvolver um trabalho trimestral através de uma ação social com entidades de Tupã. O trabalho é desenvolvido dentro da matéria de Direito Constitucional, que tem como professora a Drª Maria Alzira Barbosa Alves.

                               Foram desenvolvidas três brincadeiras com os atletas, dentre elas a tradicional "corrida do saco". Em seguida, foram distribuídos doces para as crianças.

                               Para Natália Raquel de Sousa Ribeiro, uma das alunas envolvidas no projeto, foi importante conhecer de perto um pouco do trabalho social desenvolvido pelo departamento esportivo da Casa do Garoto. "Espero poder contribuir ainda mais com as entidades de Tupã, ainda que seja através de atividades recreativas", disse ainda.

                               Alexandre Scombatti, Presidente do Departamento Esportivo da Casa do Garoto, achou louvável a idéia de desenvolver trabalhos recreativos para os atletas. "As portas do departamento esportivo da Casa do Garoto estão sempre abertas para receber novos voluntários", concluiu.


Os atletas da Casa do Garoto que participaram
da recreação

(E) Natália, Alexandre. Camila, Cleiton, Natane e Heyden

sexta-feira, 16 de março de 2012

EQUIPE DE BASQUETE FEMININO GANHA NOVOS REFORÇOS PARA O CAMPEONATO PAULISTA DE BASQUETE


                          Com estreia marcada para o próximo dia 31 de março, às 15 horas, em Americana, a categoria Sub-15 Feminino da Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, resgata o tempo perdido de nossa cidade em uma disputa do Campeonato Paulista de Basquete. A boa jornada de 2011, quando conquistou três títulos regionais e um estadual, foi natural que algumas atletas despertaram interesses de cidades mais bem estruturadas e acabaram desfalcando o time dirigido pelo professor Claiton Luis.

                          Dentro da nova filosofia de trabalho da diretoria de basquete da Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, presidida por Alexandre Scombatti, houve a necessidade de buscar reforços para a competição da FPB. Com isso nada menos que cinco jovens atletas chegaram e já treinam com suas colegas para fazer um campeonato a altura do que já foi o basquete feminino de nossa cidade.

                           Chegaram a lateral Juliana, de Marília, a armadora Eloisa, de Igaraçu do Tietê, a pivô Aneli, também de Igaraçu do Tietê, a pivô Lorena, de Birigui e a também pivô, Maria Luiza, de Quatá. Todas se encontram alojadas em uma casa residencial com todo conforto, ganharam bolsas de estudos do COC e Kumon e estão confiantes em realizar uma grande temporada.


(E) Juliana, Eloisa, Anieli, Lorena e Maria Luiza,
os novos reforços do basquete tupãense


Fonte: Mauri Magrão, do Jornal do Povo de Tupã

BLOG ATINGE 50 MIL ACESSOS EM 65 PAÍSES


Amigos e amigas,    

                   

                                    Prestes a completar um ano no dia 10 de abril de 2012, o blog atingiu, através de 383 postagens, a marca de 50 mil acessos. Assim, gostaria de agradecer a cada pessoa por ter acessado e acompanhado um pouco do meu trabalho em favor do social, bem como ainda a cada palavra de apoio recebida.
                                    Com aproximadamente 4.000 acessos fora do Brasil, o blog atingiu os 6 continentes e países como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Japão, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Suécia, Suíça, Angola, Senegal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Filipinas, Panamá, Colômbia, Bolívia, Polônia, Índia, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Taiwan, Israel, Letônia, Austrália, Canadá, Rússia, Ucrânia, Moçambique, Holanda, Chile, México, Eslováquia, República Dominicana, República Tcheca, Sérvia, Egito, Coréia do Sul, Dinamarca, Bélgica, Belarus, El Savador, Áustria, Nicarágua, Honduras, Hungria, Guatemala, Bangladesh, China, Cabo Verde, Peru, Romênia, Geórgia, Croácia, Hong Kong, Montenegro, Vietnã, Grécia, Cingapura, Coréia do Sul, Paquistão e Trinidad e Tobago, totalizando, 65 países.                                     
                                    Mesmo diante de alguns obstáculos que surgem no meio do caminho ou através de algumas pessoas que tentam acabar com o meu trabalho, gostaria de ratificar que o meu compromisso continua. Vou sempre trazer noticias de algumas entidades assistenciais onde sou voluntário, bem como ainda do trabalho esportivo e social que desenvolvo, além de notícias de Tupã nos seus mais diversos segmentos.                           


Obrigado,


Alexandre Scombatti


Com 2.134 acessos nos Estados Unidos, as marcas verdes
mostram os continentes mais visitados

quinta-feira, 15 de março de 2012

CONCURSO DE AGENTE ESCOLAR ABRE 156 VAGAS NA REGIÃO DE MARÍLIA


Das 156 vagas oferecidas, 19 são para a
cidade de Tupã


                                  No dia 14 de março começaram as inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de 9.932 cargos de agente de organização escolar (AOE), que serão distribuídos entre as escolas da rede estadual. Somente na região de Marília são 156 vagas. A distribuição dos postos disponíveis foi divulgada ontem no Diário Oficial do Estado.

                         Os interessados poderão se cadastrar no site da Fundação Vunesp (www. vunesp.com.br), a partir das 10 horas de hoje, quarta-feira, até as 16 horas do dia 26 de março (horário de Brasília). O valor da inscrição é de R$ 22,90 e o pagamento deve ser feito via boleto bancário, disponível para impressão no mesmo endereço eletrônico.

                          A iniciativa tem por objetivo o provimento de cargos vagos e outros que forem desocupados ou autorizados no decorrer do prazo de validade do certame, que é de dois anos, a partir da homologação do mesmo, podendo ser prorrogado por igual período. O concurso será composto por prova objetiva, sobre conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, além de avaliação de títulos, apenas para classificação. A avaliação será realizada no dia 22 de abril nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino da rede estadual. A relação das cidades pode ser consultada no edital de abertura publicado no dia 18 de fevereiro no Diário Oficial do Estado.

                          Para concorrer às vagas, os candidatos deverão atender às seguintes exigências: possuir nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 18 anos completos; estar em situação regular com a Justiça Eleitoral; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino); não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos; possuir certificado de conclusão em curso de nível médio ou equivalente, reconhecido pela Secretaria da Educação; ter conhecimentos de informática; apresentar os originais do certificado de sanidade e capacidade física, emitido pelo órgão médico oficial do Estado de São Paulo.

                          Ao realizar a inscrição, o candidato deverá optar por uma das 91 diretorias de ensino, onde realizará a prova e a entrega de títulos e à qual estará vinculado para fins de classificação, escolha de vaga e nomeação. O cadastro só será confirmado após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

                          A função do agente de organização escolar é dar suporte às ações da Secretaria e atender à comunidade da escola, de acordo com as necessidades da respectiva unidade de ensino. Entre suas atribuições, estão: zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800.

                          Na região de Marília, estão sendo oferecidas as seguintes vagas: Assis, 41; Marília, 65; Ourinhos, 31; e Tupã, 19.

quarta-feira, 14 de março de 2012

AMPLIAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA VILA ABARCA MELHORARÁ ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS


                         A empresa Ramez Jardim Engenharia está concluindo as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Francisco Spadaro Junior”, localizado na Vila Abarca. Os recursos da ordem de R$ 130 mil foram garantidos pelo governo estadual, através do Ministério da Saúde.
                         Atualmente os operários da empresa, estão concluindo pintura da parte externa do prédio. Também estão concluindo a parte de instalações elétricas como tomadas e ventiladores e hidráulicas como pias e vaso sanitário. A ampliação da UBS teve como objetivo realizar a construção de mais dois consultórios médicos, um banheiro, uma sala de reuniões, ampliação da sala de espera, adequação da área de distribuição de leite para o Programa Viva Leite.
                         A UBS terá ao todo três consultórios médicos que também ganharão ar condicionado. Localizada na Praça dos 500 anos, a UBS ganhou proteção externa com a implantação de grades. Os usuários terão duas entradas. Uma na Rua Tocantins e outra na Rua Piratinins.
                         As duas entradas terão acesso para pessoas com deficiência. Isto facilitará a locomoção das pessoas com deficiência. O secretário de Saúde, Willian Manfré disse que a ampliação melhorará o ambiente de trabalho, ficando mais funcional os espaços, e melhorará também o atendimento a população.  “As pessoas serão melhor atendidas e a qualidade da saúde prestada a população também melhorará”.
                         Manfré destacou também que agora na unidade serão realizados trabalhos em grupo e orientações para gestantes. A UBS Vila Abarca conta com dois ginecologistas, dois pediatras, dois clínicos e um dentista. A Unidade também abriga uma unidade da Farmácia Municipal que evite dos moradores da região se deslocar para outras unidades farmacêuticas fora da área de abrangência.

Investimentos são da ordem de R$ 130 mil
do Governo Federal

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FOMENTA ATIVIDADE TURÍSTICA EM TUPÃ


               A Prefeitura Municipal de Tupã continua trabalhando com o objetivo de transformar a cidade em um dos principais polos de atração turística da região. O esforço tem como objetivo aumentar o número de visitantes que a cidade recebe, fomentando, consequentemente, o comércio e o setor de prestação de serviços. Atualmente, diversas obras podem ser vistas pela cidade, que passou por um radical processo de transformação nos últimos anos.
               O trabalho, que não ficou limitado à região centra, abrange desde a criação de espaços multiuso até instalações de parques específicos para a prática esportiva, como o Parque do Atleta, localizado na zona leste da cidade e que atrai diariamente centenas de pessoas. Atualmente, o Governo de Tupã trabalha para concluir a construção de uma praça multifunção, que ficará localizada no antigo portal de acesso ao estádio “Alonso de Carvalho Braga”, na esquina da avenida Tamoios com a rua Tapajós.
                Com investimento no valor de aproximadamente R$ 725 mil, a Praça Multiuso será um espaço diferente dos atualmente existentes em Tupã, mais com o mesmo propósito: atrair pessoas em ambientes que incentivam a sociabilização a interação e relação homem-natureza. A nova área de lazer terá 900 metros quadrados. “Será um espaço moderno, amplo e ao lado do Teatro Municipal que também está sendo construído na esquina da Avenida Tamoios com Rua Tapajós”, explica o arquiteto Valentim César Bigeschi, da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura.
                De acordo com o projeto original, o espaço terá dois níveis. Um na rua Tapajós e outro na Avenida Tamois. A praça multiuso contará com 10 boxes, onde serão instaladas novas lojas, bares ou restaurantes, visando fomentar o comércio local gerando, consequentemente, mais empregos. De acordo com a secretária de Planejamento e Infraestrutura, Jeane Rosin, com a criação de mais este espaço a população de Tupã e de toda a região ganhará mais uma alternativa de lazer.
                “Todo aquele trecho de área pertencente ao Estádio Municipal se transformará em uma grande espaço útil e urbanizado. Principalmente nos finais de semana, a avenida Tamoios fica bem movimentada e com a construção desta área de lazer, a população poderá usufruir de um espaço diferente e acessível”, concluiu ela.
                Utilizando recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo Estadual, a Prefeitura irá também investir em outras frentes, como a reforma do prédio onde funciona o Mercado Municipal, na esquina da rua Aimorés com a avenida Tabajaras. A proposta é modernizar a construção, transformando aquele espaço em mais um ponto de desenvolvimento de atividades comerciais e principalmente de atração para as pessoas que visitam Tupã.
                “Um dos principais objetivos dos trabalhos desenvolvidos pela atual administração é criar condições para que os pequeno- empresários tupãenses possam cada vez mais contar com um aumento no número de pessoas que frequentam seus estabelecimentos ou que consomem seus produtos. E uma das formas de fazer com que isso aconteça é investir em turismo. Atraindo um número cada vez maior de visitantes para a nossa cidade, promoveremos, consequentemente, um aquecimento no comércio, o que gera mais empregos e renda”, avalia o secretário de Governo, Adriano Rigoldi

Tupã vem se transformando em um dos principais polos
de atração turística da região