quinta-feira, 1 de março de 2012

CIRCUITO CULTURAL PAULISTA TERÁ APRESENTAÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA

 
                                     Criado pela Secretaria de Estado de Cultura, o Circuito Cultural Paulista volta a colocar Tupã na rota de grandes espetáculos. Neste ano, as atividades terão início neste sábado, com a apresentação musical da dupla Raiff e Rose. O evento, programado para acontecer às 20h30, no Clube dos Comerciários, irá apresentar versos e canções de Francisco Mignone, pianista, regente e compositor erudito brasileiro, de ascendência italiana.

                           O Circuito Cultural Paulista tem sua programação composta por espetáculos nas modalidades de teatro, música, dança e circo, podendo acontecer até seis apresentações do mesmo grupo por bimestre. A Secretaria de Estado da Cultura é responsável por cachês, hospedagens, transporte e alimentação, enquanto cabe à Prefeitura Municipal de Tupã o fornecimento da estrutura física, composta por palco, som e luz, para as apresentações.
                O objetivo é levar com regularidade uma programação de excelência para cidades do interior e do litoral do Estado. Em 2011, 71 municípios receberam mais de 700 espetáculos, proporcionando à população uma agenda cultural diversificada e, aos artistas, acesso a novas plateias.
                            De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Circuito Cultural terá sequência em abril, com a apresentação do grupo Luceros, com o espetáculo “Danças”, de Toninho Ferraguti. O evento acontece no dia 29, também no Clube dos Comerciários, localizado na rua Aimorés, 811, a partir das 20h30.
                              O violoncelista Raiff Dantas Barreto, faz uma leitura magnífica das 16 valsas de Francisco Mignone, originalmente escritas para fagote e transcritas aqui para violoncelo solo. Vencedor do ProAc 17/2008 para a gravação de disco inédito no Estado de São Paulo, este trabalho torna-se um marco na pesquisa da música brasileira, direcionando um novo olhar para novas possibilidades interpretativas da obra de Mignone. Raiff divide o palco com a soprano Rose de Souza numa combinação inusitada e pouco conhecida do público, onde os artistas executam canções de Francisco Mignone e competições de outros autores brasileiros influenciados pela sua obra. A apresentação tem 50 minutos de duração e recebeu elogios da crítica especializada.

Os músicos Raiff e Rose