quarta-feira, 21 de março de 2012

TUPÃ TEM A MELHOR ESTRUTURA PARA A TRIAGEM DO LIXO RECICLÁVEL


                                    Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais pode-se citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
                           A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
                           Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar quantidade, qualidade e o perfil dos resíduos sólidos gerados, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
                            Tupã possui hoje uma das mais antigas e melhores estruturas, em se falando de coleta seletiva, de toda a região.
                            O tupãense deve separar o lixo reciclável do comum para ajudar a preservar o meio ambiente.
                            A Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã (Cooretup), instalada num barracão construído ao lado do Aterro Sanitário, realiza um trabalho importante que merece destaque. No local, 65 cooperados fazem a triagem do lixo reciclável. Por dia, são coletadas em torno de 8 toneladas de materiais recicláveis na cidade de Tupã.
                            Já o lixo orgânico é encaminhado ao Aterro Sanitário, que encontra-se localizado em uma área de 11 alqueires, no Bairro São Gonçalo. O espaço hoje se destaca na região por estar devidamente adequado para o recebimento de todo o lixo orgânico produzido no município.
                            Já resíduos de jardins, incluindo poda de árvores, devem ser encaminhados ao Aterro do Piva, na estrada do “Picadão”, próximo do recinto da Exapit.
                            E entulho de construção vai direto para o aterro do Núcleo “Rebouças”, até que a usina de triagem de resíduos sólidos fique pronta


                                                                                                                                  arquivo
Tupã está entre as melhores estruturas de lixo
reciclável da região