sexta-feira, 9 de março de 2012

ELEIÇÕES 2012 - TUPÃ CONTA COM 123 SEÇÕES E 14 LOCAIS DE VOTAÇÃO


                                                                                                                                    arquivo


                           A população brasileira se prepara para as eleições municipais, onde a disputa, por ser muito próxima do cidadão, é sempre mais acirrada. Os tupãenses que pretendem tirar o título eleitoral, ajudando a eleger o próximo prefeito e vereadores, terão somente até o dia 9 de maio para realizar sua inscrição. A votação está marcada para acontecer no próximo dia 7 de outubro.
                           De acordo com as informações fornecidas pela chefe do Cartório da 143ª Zona Eleitoral de Tupã, Luciana Nonato Barreto, no município estão distribuídos 14 locais de votação. Contando com os distritos de Varpa, Universo e Parnaso, os números aumentam para 17 postos. Já as seções de votação são 123; somando as dos distritos, aumentam para 129.
 
Acessibilidade
 
                           Luciana Barreto também lembrou que existe uma seção de votação adaptada para receber as pessoas com deficiência física, que ao contrário do que alguns pensam, estão obrigados a votar.
                          Já no caso dos deficientes visuais, existe uma norma específica. Os mesmos devem solicitar no Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Edu Teixeira de Mendonça, 615, uma adaptação especial em suas seções, que conta com um fone de ouvido. Além disso, os teclados da urna para votação já vêm escritos também em braile.
 
Jovens
 
                          Vale lembrar que os jovens que completaram 16 anos também podem tirar seu título eleitoral, até o dia 9 de maio. Fazendo isso, os mesmos estarão aptos a votar. É importante saber que os adolescentes que completarem 16 anos até o dia da eleição, em 7 de outubro, podem requerer sua inscrição eleitoral. Os jovens de 16 e 17 anos, mesmo que possuírem o título eleitoral, não estão obrigados a votar, assim como as pessoas com idade acima de 70 anos.
                           De acordo com o último dado levantado pelo Cartório Eleitoral, referente ao dia 5 de janeiro de 2012, o município possui atualmente 49.332 eleitores. A expectativa, porém, é de que, até o prazo final de inscrição, chegue aos 50 mil eleitores.
 
Partidos
 
                           Em Tupã existem 18 partidos políticos cadastrados e habilitados a disputarem o pleito. Isso significa que, teoricamente, até o final de junho, dentro do prazo das convenções partidárias, Tupã poderá lançar 18 candidatos a prefeito e 414 candidatos a vereador.
                            Na próxima legislatura, serão 15 cadeiras na Câmara. Como cada partido pode lançar 23 candidatos (uma vez e meia o número de vagas), chega-se ao limite de 414 candidatos.
                            Estão legalizados em Tupã os seguintes partidos: DEM, PC do B, PDT, PMDB, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PRP, PSB, PSC, PSD, PSDB, PT, PTB, PTC e PV.
                            Finalmente, vale destacar que no dia 1º de janeiro de 2012 assumiu a 143ª Zona Eleitoral o juiz Fábio José Vasconcelos.



Fonte: Jornal Diário de Tupã