quarta-feira, 28 de março de 2012

TUPÃ ESTÁ PRONTA PARA RECEBER OS JOGOS REGIONAIS DO IDOSO


                                                                                                                                    arquivo
Estarão participando do evento 56 cidades

                            Está praticamente tudo pronto para Tupã receber a os Jogos Regionais da Terceira Idade (JORI) 2012. O JORI 2012 é uma iniciativa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado e Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através das secretarias de Assistência Social, de Esportes e Recreação, de Saúde e também de Educação.
                             A 16ª edição dos Jogos contará com a presença da primeira-dama do estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin.O evento iniciará no dia 03 de maio no Ginásio Municipal “Elias Kenaifes” onde estarão presentes aproximadamente 1.500 participantes de 56 municípios da 8ª Região do Interior de São Paulo. Serão quatro dias de pura energia, garra, determinação e força de vontade.
                              Os participantes estarão disputando 14 modalidades esportivas que são: A competição contará com disputas nas seguintes modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez.
                              Em algumas modalidades, haverá a formação de duplas mistas, o que, segundo os responsáveis pelo evento, deve promover uma maior integração entre os atletas. Os competidores serão distribuídos em seis categorias, de acordo com a faixa etária de cada atleta. A idade mínima para os participantes é de 60 anos.
                              Fazem parte da 8ª Região, os municípios de Marília, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Julio Mesquita, Gália, Garça, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompéia, Vera Cruz, Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Tarumã, Ourinhos, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussú, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, Pirajú, Coronel Macedo, Fartura, Manduri,Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Tupã, Arco Iris, Bastos, Herculândia, Iacri, Quatá, Queiroz e Quintana.
                              Para alojar todos os atletas que estarão em Tupã, a Secretaria de Educação, por determinação do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, irá disponibilizar a estrutura do Centro de Educação Integrada, que além de dormitório também será utilizado como praça esportiva, uma vez que conta com um excelente parque aquático. A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) informou que serão servidos aos participantes quatro refeições diariamente. Serão servidos café da manhã, almoço, jantar e café da noite. As refeições serão servidas na Instituição Casa dos Velhos.              
                                O JORI também estará sendo disputado na “AMAE II” que foi remodelada para sediar várias competições. Tupã deverá contar com representantes em quase todas as modalidades, entrando na disputa por medalhas. O JORI tem como finalidade estimular a população idosa à prática de atividades esportivas. Para participar dos jogos, o idoso deverá ter no mínimo 60 completos no ano dos Jogos.

Natação, uma das 14 modalidades que serão
disputadas no JARI