A Secretaria de Saúde está alertando a população sobre os cuidados que devem ter em relação à conjuntivite.
A conjuntivite é uma doença muito frequente na população, devido ao seu caráter contagioso e por se disseminar com muita facilidade. Caracteriza-se por inflamação da conjuntiva, que é a membrana que recobre a parte branca dos olhos.
Os principais sintomas são: olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, intolerância à luz, sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas margens das pálpebras e visão borrada.
O secretário de Saúde, Wilian Manfré, disse que a transmissão da conjuntivite geralmente se inicia num olho e passa para outro. “A transmissão de pessoa para pessoa faz-se principalmente por objetos contaminados, e quando são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se com maior facilidade em ambientes coletivos (escolas, fábricas, etc)".
Manfré disse que para evitar o contágio, sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral e bacteriana aguda dos ambientes coletivos (escolas, locais de trabalho) por pelo menos três dias.
arquivo
Conjuntivite: uma doença frenquente na população