quinta-feira, 1 de março de 2012

SECRETARIA DA SAÚDE ALERTA SOBRE OS CUIDADOS COM A CONJUNTIVITE


                              A Secretaria de Saúde está alertando a população sobre os cuidados que devem ter em relação à conjuntivite.

                              A conjuntivite é uma doença muito frequente na população, devido ao seu caráter contagioso e por se disseminar com muita facilidade. Caracteriza-se por inflamação da conjuntiva, que é a membrana que recobre a parte branca dos olhos.

                              Os principais sintomas são: olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, intolerância à luz, sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas margens das pálpebras e visão borrada.

                              O secretário de Saúde, Wilian Manfré, disse que a transmissão da conjuntivite geralmente se inicia num olho e passa para outro.  “A transmissão de pessoa para pessoa faz-se principalmente por objetos contaminados, e quando são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se com maior facilidade em ambientes coletivos (escolas, fábricas, etc)".

                               Manfré disse que para evitar o contágio, sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral e bacteriana aguda dos ambientes coletivos (escolas, locais de trabalho) por pelo menos três dias.


                                                                                                                                   arquivo
Conjuntivite: uma doença frenquente na população