terça-feira, 20 de março de 2012

DISTRITO DE VARPA TERÁ CURSO DE PINTURA EM TELA


                            A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai realizar curso de pintura em tela no Distrito de Varpa. As aulas, que começam no próximo dia 27, serão realizadas uma vez por semana, com duração de 3 horas, na escola “João Brediks”. 
                            O curso terá duração total de 6 meses e será gratuito. Ao término do curso, todos os participantes receberão certificado de conclusão.
                            De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales, o curso será totalmente custeado pela Prefeitura.
                            Além de contratar a professora Mírian Jorge Oliveiros Pimentel, que ministrará as aulas, a Prefeitura também providenciará todo o material que os alunos irão utilizar durante o curso.
                            Os detalhes do curso de pintura foram definidos durante reunião com os moradores do distrito, realizada na última sexta-feira.
                            Durante o encontro também foram realizadas as inscrições das pessoas interessadas em participar do curso. A procura superou as expectativas. Inicialmente, seriam abertas 30 vagas, mas devido à grande demanda, serão atendidos 35 alunos.
                             Aracelis destacou também que fora o novo curso de pintura em tela, a Prefeitura também dará continuidade à serie de cursos artesanais que vem sendo desenvolvidos no distrito nos últimos anos, como o curso de pintura em tecido, realizado no ano passado. “Vale ressaltar que este novo curso foi um pedido dos próprios alunos, que encerraram o curso de pintura em tecido, que foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. As aulas serão uma espécie de continuação, onde as alunas que participaram do outro curso e as novas alunas também terão a oportunidade de aprender a pintar telas e MDF”, explicou.
                             A secretária de Cultura e Turismo destacou também a importância dos cursos artesanais, que têm por objetivo ampliar e diversificar o artesanato no Distrito de Varpa, além de oferecer nova oportunidade de renda aos participantes. “Estamos conseguindo atingir uma grande parcela da população com estes cursos, o que é de grande importância já que a maioria dos inscritos encontra nestes cursos a possibilidade de ter uma fonte de renda”, ressaltou.
                             Aracelis citou que os cursos são solicitados pela própria comunidade de Varpa, como forma de ampliar e diversificar a produção de artesanato, proporcionando novas opções de renda à população. “Antes de iniciarmos a organização de qualquer curso, escutamos a opinião da população, para que possamos levar o que eles desejam ou necessitam”, completou. 
 
                              Além do curso de pintura em tecido e pintura em tela, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou nos últimos anos diversos outros cursos, incluindo técnicas de cestaria, enfeites com bambu e bambu ripado e desidratado.


                                                                                                                                  arquivo
Com duração de 6 meses, as aulas serão realizadas
uma vez por semana