quinta-feira, 29 de março de 2012

POPULAÇÃO PODE UTILIZAR 0800 PARA PEDIR REPAROS OU TROCA DE LÂMPADAS


                                    Desde o começo do ano passado, cumprindo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Prefeitura terceirizou os serviços de manutenção da iluminação pública.
                             A norma técnica 001/2009 da Aneel obrigou as concessionárias de energia elétrica a transferir os seus ativos de iluminação pública aos municípios até janeiro de 2011.
                             Em Tupã, os trabalhos são realizados pela empresa RR Engenharia, que tem realizado a troca de lâmpadas de acordo com as solicitações encaminhadas pela população.
                             Segundo a ouvidora da Prefeitura, Sônia Cristina Dias Ramos, o número de solicitações oscila. “Quando chove, aumentam as reclamações. Pelo grande número de lâmpadas que a cidade possui e pela abrangência, é natural a quantidade elevada em relação à iluminação pública”, disse.
                             Sônia também comentou sobre o comportamento da população quando liga solicitando algum serviço. “A maioria é educada, mas sempre tem um ou outro que extrapola quando reclama. Isso faz parte do meu trabalho”, ressaltou.
                             A população pode solicitar reparos no sistema de iluminação pública através do “Disque Cidadão”, por meio do telefone 0800-7731600, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 min às 17 horas.
                             A empresa é responsável pela troca de lâmpadas, relês fotoelétricos, chaves de comando, braços de ferro galvanizado, soquetes e reatores tanto no município de Tupã quanto nos distritos de Universo, Parnaso e Varpa.
                             A troca das lâmpadas é feita no período noturno. Para isso, basta a população entrar em contato através do “Disque Cidadão” e indicar o local que precisa da manutenção.
                             Antes da terceirização, os serviços eram realizados através de parceria entre a Prefeitura, que fornecia os materiais, e a Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (EDEVP), que disponibilizava mão de obra especializada para os reparos.

CIP
 
                              O cidadão paga pelas despesas com o consumo de energia elétrica, incluindo os gastos com manutenção, expansão, operação, administração, eficientização, modernização e gestão da iluminação pública, realizadas na cidade. Para isso, foi criada a Contribuição de Iluminação Pública.
                              Tupã tem cerca de 64 mil habitantes e aproximadamente 25 mil imóveis, entre residenciais, comerciais e industriais, além de lotes vagos.
                              Toda a população da cidade tem acesso à energia elétrica, o que significa milhares de contribuintes. O valor mensal médio de faturamento com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é de R$ 170 mil. O valor incide sobre a conta de energia do cidadão. (Diário de Tupã)


                                                                                                                                               arquivo
O Serviço 0800 funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas