quarta-feira, 27 de julho de 2011

CENTRO DE ZOONOSES INICIOU CASTRAÇÃO EM CÃES NA SEMANA PASSADA


                    No ultimo dia 20 o vice- prefeito Dr. Cesar Donadelli esteve no Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde que deu início na última quarta- feira, 20, as castrações de cães.
                    De acordo com informações do diretor de Controle as Endemias de Tupã Marco Antonio de Barros o Centro de Zoonoses está adaptado e capacitado para realizar o procedimento de castração, sendo que estão sendo castrados apenas cães machos.
                  “De imediato estamos castrando apenas os cães machos que é um procedimento mais rápido e os animais são liberados mais rápidos. Por semana o Centro de Zoonoses castrará 16 cães por semana, sendo 8 por dia” disse.
                   O procedimento de castração acontece na terça e quinta- feira e os cães são liberados no mesmo dia. Interessados em castrar seu animal deve agendar a castração na Associação Protetora dos Animais (ASPAT). (Assessoria de Imprensa da PMT)
                  O mutirão para castração vem para controlar o problema com animais de rua, a procriação de cachorros e gatos e evitar futuros abandonos, sendo que o procedimento está sendo feito pela Diretora de Área de Controle de Zoonoses e veterinária Emilia Matiko Ikedo.
                  O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado no Bairro São Gonçalo e é adaptado para realizar a captura seletiva de animais abandonados, com suspeita de algum tipo de zoonose, especialmente raiva e leishmaniose, e também trabalha com a parte de adoção de animais.