sexta-feira, 15 de julho de 2011

MÉDICOS DEFINEM CRONOGRAMA DE PARALISAÇÃO; 6 PLANOS SÃO AFETADOS

                                                                                                                                   arquivo


TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

                                 As associações que representam os médicos em São Paulo, que decidiram no último dia 30 paralisar o atendimento a parte dos planos de saúde, definiram nesta quinta-feira (14) o cronograma de paralisação, que começa em setembro.

                                 As que sofrerão com as paralisações são: Gama Saúde, Green Line, Intermédica, ABET (da Telefônica), Companhia de Engenharia de Tráfego e Notredame.

                                 Inicialmente dez planos seriam afetados, mas quatro deles --Porto Seguro, da Caixa Econômica Federal, Cassi (Banco do Brasil) e Embratel-- passaram a negociar com as entidades de classe e o atendimento a eles não será mais interrompido.

                                 A paralisação, por tempo indeterminado, afetará apenas uma especialidade médica por vez. Por exemplo: em uma semana, clínicos gerais deixarão de atender por três dias esses convênios. Na seguinte, é a vez dos oftalmologistas, e assim por diante.

                                 Pelo cronograma de paralisação definido ontem, ginecologia e obstetrícia devem parar entre 1º e 3 de setembro, otorrinolaringologia entre 8 e 10 de setembro, pediatria entre 14 e 16 de setembro, pneumologia entre 21 e 23 de setembro e cirurgia plástica entre 28 e 30 de setembro.

                                Os anestesiologistas também vão parar acompanhando as áreas que estiverem no rodízio. Por exemplo: vão interromper os procedimentos ligados à ginecologia na primeira semana, os ligados a otorrinolaringologia na segunda semana, e assim por diante. As urgências e emergências não serão afetadas.

NEGOCIAÇÃO

                                No último dia 7 de abril, os médicos já haviam realizado uma paralisação nacional que afetou todos os planos de saúde. No dia, eles atenderam apenas urgências e emergências.

                                Desde então, as entidades que representam a categoria dizem tentar negociar com 15 operadoras, que foram escolhidas aleatoriamente em uma primeira rodada de negociações.

                                As que sofrerão boicote não responderam às solicitações de negociação ou não informaram o quanto pretendem reajustar. Os médicos querem passar a receber dos planos R$ 80 por consulta. Hoje, dizem, recebem em média R$ 30.

                                Eles querem ainda a inserção, no contrato com as operadoras, de uma cláusula que preveja reajuste anual nos honorários com base no índice de aumento das mensalidades dos usuários autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).