terça-feira, 19 de julho de 2011

SAÚDE - AMBULATÓRIO DE DST-AIDS CONTA COM TESTE RÁPIDO DE HIV

                                                                                                                     arquivo

Procedimento dura 30 minutos; antes demorava até 60 dias
                                  A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Saúde, informa que o Ambulatório de Doenças Infecto-Contagiosas (DST-AIDS) está a partir de terça-feira, dia 12, realizando o teste rápido de HIV. A diretora responsável pelo Ambulatório de DST-AIDS,  Anaile MIchelotti, disse que para realizar o teste rápido de HIV a equipe necessitou realizar  um curso de treinamento em São José do Rio Preto. “O curso foi realizado entre os dias 5 a 7 de julho”.
                                  De acordo com Anaile, os testes rápidos chegaram na terça-feira, dia 12, mas os primeiros usuários a realizar os testes foram na sexta-feira, dia 15. “ Estiveram nos procurando três usuários, sendo que uma delas foi confirmado positivo o exame”. Anaile disse que poderia demorar até 60 dias para realizar o exame que era até então encaminhado para Marília.
                                 Anaile explicou que o Ambulatório realiza um primeiro exame que pode durar até 10 minutos. Se der negativo não é realizado o segundo teste HIV. Mas, caso der positivo, é preciso realizar novamente o exame para confirmar o exame que deu positivo. “Este segundo exame dura até 15 minutos”, ressalta Anaile. Ou seja, o teste rápido pode durar até 30 minutos. Antes demorava até 60 dias.
                                 Anaile disse que quanto mais rápido for descoberto o HIV, mas fácil será o tratamento. Caso der positivo o teste de HIV, é notificado e o usuário é encaminhado para a primeira consulta  agendada com o médico. DE acordo com a Secretaria de Saúde, somente em 2011 foram confirmados 15 casos positivos de HIV, sendo 08 de Tupã, o restante da região. “A maioria destes 15 casos tem idade entre 15 a 49 anos”.
                                Também o Ambulatório de Doenças Infecto –Contagiosas conta com teste rápido de hepatite C, que é realizado em 10 minutos. (Assessoria de Imprensa da PMT)