sexta-feira, 29 de julho de 2011

CANÇÃO JAPONESA - TUPÃENSES ESTARÃO NO CONCURSO DA CANÇÃO JAPONESA

                                                                                                                                   arquivo


                                 Vinte e quatro cantores do Departamento de Karaokê da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT) estarão participando do 26° Concurso Brasileiro da Canção Japonesa (Brasileirão), que acontece nos próximos dias 29 a 31 de julho na cidade de Lins.

                                 Os tupãenses estarão representando a Região da Alta Paulista, nas categorias infantil, tibiko (crianças que cantam músicas de adultos), juvenil, adulto, veterano e pop. O Concurso Brasileiro da Canção Japonesa (Brasileirão) é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Canção (ABRAC) com a participação de 27 entidades filiadas oriundas de várias regiões brasileiras.

                                  O concurso será realizado no Blue True Park de Lins, com a participação de aproximadamente 730 cantores de todo o Brasil. Estarão representando a Regional Paulista, os cantores tupãenses Akiko Sato, Hiroshi Tsutsumi, Tieko Takahara, José Uehara, Miyoko Hamada, Jaqueline Tanaka, Akemi Hiromoto, Letícia Tanaka, Bárbara Taniguchi, Bruna Takahara.

                                  Também participarão do concurso Laís Takahara, Seiko Kosugue, Camila Tsubono, Gabriela Tsubono, Kaori Hiromoto, Harumi Miyaki, Tiemi Sakuma, Dante Tsubono, Yumie Sano, Miwa Yoshikawa, Mayumi Yazawa, Yasmim Yamashita, Katsumi Penna e Miyuki Kosugue.

                                  A orientação dos cantores de Tupã é dos professores Laura Yoshikawa, Rosa Aoki e Isao Kimura. A Diretoria da ACERT e do Departamento de Karaokê desejam sucesso aos cantores em mais esse grandioso evento.

http://www.unisite.com.br/Cultura/29794/Cancao-Japonesa.xhtml

FUMO PASSIVO PODE PREJUDICAR AUDIÇÃO DE ADOLESCENTES

NICHOLAS BAKALAR
DO "NEW YORK TIMES"



                                 Mais um item adicionado à longa lista de efeitos prejudiciais do fumo passivo: a perda de audição em adolescentes.

                                 Pesquisadores escreveram na edição de julho da revista "The Archives of Otolaryngology - Head and Neck Surgery" sobre os exames que realizaram em 2.000 adolescentes para verificar os níveis de cotinina no sangue, substância que indica a exposição ao tabaco.

                                 Depois de desconsiderar os fumantes, os 799 adolescentes restantes eram não fumantes cujos níveis de cotinina indicavam a exposição ao fumo passivo. No total, 754 adolescentes não ficavam expostos à fumaça dos cigarros.

                                 Após o controle de muitas variáveis, eles descobriram que quanto maior fosse o nível de cotinina no sangue do participante, maior era a probabilidade de ele ter sofrido uma perda de audição de determinado tipo. Mais de 17% de um quarto que apresentou níveis mais altos de cotinina tiveram perda auditiva de baixa frequência.

                                Não se sabe ao certo de que forma a exposição ao fumo passivo causa essa perda. No entanto, é sabido que o tabaco prejudica o fluxo do sangue de vasos sanguíneos muito pequenos, como aqueles de que depende o ouvido interno.

                               "A maioria das crianças, aproximadamente 85%, não tinha conhecimento da perda de audição", afirmou a doutora Anil K. Lalwani, principal autora do estudo. "Não podemos confiar em autoavaliações", disse ela.

                                                                                                                                  arquivo


quinta-feira, 28 de julho de 2011

THAÍS FONSECA E MARCELO CAMPOS FIRMAM PARCERIA MUSICAL

                                Uma das melhores vozes musicais da atualidade, inclusive com apresentações em renomados programas de televisão, acabar de firmar uma parceria musical com o também renomado e reconhecido Marcelo Campos.

                                 Em breve será lançada a "Banda Depois do Sol", com novas idéias e com rico repertório.
  
                                 Para quem quiser conferir, os dois estarão se apresentando nesta sexta-feira, dia 29,  às 21 horas, na  Cervejaria OTHOMANIA, emPompéia.

                                 Dentre o repertório da Thaís Fonseca, constam: Rock (Desde Faith Hill e Shania Twain a Four Non Blondes e Heart), MPB (Paula Fernandes), dentre outros sucessos.  A produção é de responsabilidade do estúdio NH Produções, do  produtor Paulo Marx.

                                 Enfim, para quem gosta de boa música e de conferir um repertório diferenciado, vale a pena conferir a apresentação de Thaís Fonseca e Marcelo Campos na cidade de Pompéia.





quarta-feira, 27 de julho de 2011

CENTRO DE ZOONOSES INICIOU CASTRAÇÃO EM CÃES NA SEMANA PASSADA


                    No ultimo dia 20 o vice- prefeito Dr. Cesar Donadelli esteve no Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde que deu início na última quarta- feira, 20, as castrações de cães.
                    De acordo com informações do diretor de Controle as Endemias de Tupã Marco Antonio de Barros o Centro de Zoonoses está adaptado e capacitado para realizar o procedimento de castração, sendo que estão sendo castrados apenas cães machos.
                  “De imediato estamos castrando apenas os cães machos que é um procedimento mais rápido e os animais são liberados mais rápidos. Por semana o Centro de Zoonoses castrará 16 cães por semana, sendo 8 por dia” disse.
                   O procedimento de castração acontece na terça e quinta- feira e os cães são liberados no mesmo dia. Interessados em castrar seu animal deve agendar a castração na Associação Protetora dos Animais (ASPAT). (Assessoria de Imprensa da PMT)
                  O mutirão para castração vem para controlar o problema com animais de rua, a procriação de cachorros e gatos e evitar futuros abandonos, sendo que o procedimento está sendo feito pela Diretora de Área de Controle de Zoonoses e veterinária Emilia Matiko Ikedo.
                  O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado no Bairro São Gonçalo e é adaptado para realizar a captura seletiva de animais abandonados, com suspeita de algum tipo de zoonose, especialmente raiva e leishmaniose, e também trabalha com a parte de adoção de animais.


terça-feira, 26 de julho de 2011

CONSUMO DE ANTIPSICÓTICOS CRESCE ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

                                                                                                                               arquivo

                               Estamos nos tornando uma nação de psicóticos? A questão que tem inflamado debates nos EUA, por conta do aumento no uso de drogas antipsicóticas, chegou ao Brasil. Essa classe terapêutica já é uma das mais comuns entre as de venda controlada por aqui.

                               Dados de um recente boletim divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que a maior parte (44%) dos 143 tipos de medicamento controlado à venda no país servem para tratar transtornos mentais e comportamentais.

                               Os antipsicóticos, indicados principalmente para esquizofrenias e transtornos bipolar e maníaco-depressivo, respondem por 16,1% do total. Os antidepressivos vêm em seguida, com 15,4%.

                              A Anvisa não sabe informar quantas unidades de cada produto foram vendidas nem a frequência do consumo.

                               O mercado de antipsicóticos movimentou R$ 306,8 milhões nos últimos 12 meses, segundo a IMS Health, consultoria especializada na indústria farmacêutica.

                               Especialistas dizem observar um crescimento na indicação de antipsicóticos na infância, na adolescência e na velhice, seguindo a tendência norte-americana.

                              Segundo estudo da Universidade Columbia (EUA), as receitas de antipsicóticos para crianças de dois a sete anos, para tratar doenças como transtorno bipolar, dobraram de 2000 a 2007. Estima-se que 500 mil crianças nos EUA usem essas drogas.

SEM INDICAÇÃO

                              O psiquiatra Theodor Lowenkron, da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, reconhece que o uso dos antipsicóticos tem provocado controvérsia, mas defende que os medicamentos, quando bem indicados, podem ser usados na infância, na adolescência e na velhice. "Tem que haver transtorno mental com sintomas psicóticos. E a indicação nesses casos deve ser feita com muita cautela, com doses menores comparadas às dos adultos."

                               A pediatra Ana Maria Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, conta que é cada vez mais frequente a indicação de remédios para crianças, mesmo quando não há um distúrbio psiquiátrico. "Atendi um menino que já estava tomando remédio para deficit de atenção, mas o que ele tinha era um problema auditivo. Não aprendia porque não ouvia."

RISCOS

                              Embora a prescrição de antipsicóticos não tenha sido aprovada para idosos com demência ou psicose relacionada com demência, o uso desses medicamentos tem aumentado entre os mais velhos, especialmente aqueles internados em asilos.

                             Segundo a psiquiatra Ana Cecília Marques, da Unifesp, a indicação de antipsicóticos para tratar demências tem várias restrições em razão dos efeitos adversos. "Eles podem causar muitos danos aos idosos, como a redução da pressão arterial, que pode levar a quedas."

                             Vários estudos sugerem que os antipsicóticos aumentam o risco de diabetes, derrame, pneumonia e morte em idosos com demência.

                             Na opinião de Marques, são três as explicações para o aumento na prescrição de antipsicóticos: a busca por resoluções rápidas para conflitos, a preferência dos psiquiatras por indicar remédios a investir em terapias mais demoradas e o assédio da indústria farmacêutica nessa área.

                             "A indústria farmacêutica pode estimular o uso excessivo ou desnecessário dessas drogas, mas os órgãos reguladores devem coibir isso", diz Theodor Lowenkron.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIRETORIA DE ÁREA DE TRÂNSITO ORIENTA CONDUTORES SOBRE PROCEDIMENTO DE RECURSOS DE MULTAS

                                  
                                   A Diretoria de Área de Trânsito de Tupã (DAT) orienta os condutores sobre os procedimentos para apresentação de defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade de multa de trânsito. 

                       Após ser autuado o proprietário/condutor deverá aguardar a Notificação de Autuação, podendo ser que mesmo sendo autuado o Auto de Infração de Trânsito (AIT) esteja com algum erro e não seja processado, porém, só poderá entrar com recurso após receber a Notificação de Autuação, tendo a partir da data de entrega da mesma o prazo de 30 dias após para entrar com recurso junto a DAT Tupã.

                       De acordo com informações da DAT podem entrar com recursos de multa apresentando defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade de multa a pessoa física ou jurídica, proprietária do veículo, o condutor, devidamente identificado, o embarcador e o transportador, responsável pela infração.

                      Da defesa ou recurso é necessário apresentada por escrito de forma legível, no prazo estabelecido, contendo no mínimo os seguintes dados: nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa; nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do requerente; placa do veículo e número do auto de infração de trânsito; exposição dos fatos, fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação; data e assinatura do requerente ou de seu representante legal.

                      Sendo, necessário também, a apresentação de documentos como requerimento de defesa ou recurso; cópia da notificação de autuação, notificação da penalidade quando for o caso ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito; cópia da CNH ou outro documento de indentificação que comprove a assinatura do requerente e, quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação; cópia do CRLV; procuração, quando for o caso.

                      Já, As cópias dos documentos devem estar legíveis e com assinaturas iguais as dos documentos enviados (CNH ou RG).

                      O órgão ou entidade de trânsito e os órgãos recursais poderão solicitar ao requerente que apresente documentos ou outras provas admitidas em direito, definindo prazo para sua apresentação, caso não seja atendida a solicitação, será a defesa ou recurso analisado e julgado no estado que se encontra.

                     Para veículos registrados no município de Tupã é preciso Protocolar o recurso contra imposição de penalidade de trânsito juntamente com os demais documentos exigidos na Central de Atendimento da Prefeitura anexando cópia da Notificação ou do CRLV do Veículo e cópia legível da CNH do condutor e aguardar o cadastro do recurso e a emissão da 2ª via do protocolo. O resultado do recurso será enviado via correio no endereço de cadastro do veículo.

                     A 2ª via ou cópia do Auto de Infração de Trânsito não será enviada via postal, a mesma estará à disposição na Sede da DAT e poderá ser requerida somente pelo proprietário do veículo, pelo condutor ou por procurador devidamente identificado.

                     Os veículos licenciados em outro município para entrar com recurso em 1º instância o condutor deverá aguardar a Notificação de Penalidade, e em seguida terá o prazo de 30 dias para entrar com recurso na JARÍ Municipal; já, para entrar com recurso em 2ª instância (CETRAN) é necessário aguardar a notificação do resultado do recurso da JARÍ Municipal.

                     Para protocolar recurso para o CETRAN o procedimento é da mesma forma que os demais recursos, protocolando na Central de Atendimento da Prefeitura, e se residir fora do município enviar via postal para a DAT Tupã no endereço: Praça da Bandeira 800, Centro, Tupã/SP, CEP 17600-900 – DAT – Sala 27.

                     A DAT juntará em um só processo os recursos de autuação, de penalidade e enviará para o CETRAN sem nenhuma despesa para o proprietário/condutor, que deverá aguardar a notificação do resultado do recurso do CETRAN que será enviado via postal, que encerra a esfera administrativa de recursos de Infrações às Leis de Trânsito.

                     A Diretoria de Área de Trânsito ressaltou ainda que não serão reconhecidos os pedidos de recursos de multas caso as mesmas sejam apresentadas fora do prazo legal; não sejam comprovadas as legitimidades; não haja a assinatura do recorrente ou seu representante legal; não haja o pedido, ou este for incompatível com a situação fática. Lembrando que para fazer entrar com recurso de multas não há taxas de cobrança. (Assessoria de Imprensa da PMT)

                    
                                                                                                                          arquivo

DISE PROMOVE PALESTRAS DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

                                 A Polícia Civil de Tupã, através da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE e sua Unidade Educativa de Prevenção às Drogas, realiza palestras informativas sobre prevenção ao uso indevido de drogas em estabelecimentos de ensino da cidade e região.

                                Sob a coordenação do Delegado de Polícia Titular daquela Delegacia Especializada Sandro Resina Simões, a cargo do Policial Civil Edilson Morini, o material apresentado é preparado de acordo com a faixa etária do público alvo, de forma a tornar-se mais atrativo e absolutamente esclarecedor.

                                Na primeira quinzena do mês de junho a Unidade Educativa de Prevenção às Drogas esteve na Escola Estadual Índia Vanuíre de Tupã, onde aproximadamente 300 (trezentos) alunos do ensino médio puderam assistir À s palestras, que como de costume, contaram com ótima participação dos alunos.

                                Na segunda quinzena do mês de junho a Unidade Educativa de Prevenção às Drogas esteve na Escola Estadual Benedicto Martins Barbosa, da cidade de Rancharia, onde aproximadamente 500 (quinhentos) adolescentes foram alertados sobre os riscos e malefícios causados pelo uso das drogas lícitas e ilícitas. Também esteve no Centro de Integração da Criança e Adolescente – CIM.

                               Extremamente didáticas, as apresentações são complementadas com exibição de vídeos, distribuição de folhetos e demais materiais obtidos mediante intercâmbios com outras Unidades Policiais e também com entidades especializadas no combate À s drogas.

                                As palestras podem ser solicitadas mediante encaminhamento de ofício firmado pelo responsável pela escola, associação ou entidade, endereçado À Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE, av. Tabajaras, 1145, fone 3441-3384 e poderão ser realizadas tanto na cidade de Tupã quanto na região. (Fonte - Unisite de Tupã)


                                                                                                                                   arquivo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TELECENTRO É ACESSADO POR 50 USUÁRIOS POR DIA

Curso básico começa no mês de Agosto 

                                
                                 Desde que inaugurado, o Telecentro, tem contribuído para a inclusão digital de centenas de pessoas que até então não tinham nenhuma informação até mesmo de como ligar um computador. Hoje elas estão integradas com o universo digital e querem saber mais sobre técnicas de informática e programas de escrever, de desenhar. Ou seja, colocar a mente para funcionar visando tanto a arte de escrever como a arte de criar desenhos.
                                 Visando a inclusão digital, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem realizando e promovendo o curso básico de informática. Alex Gomes de Oliveira, responsável pelo Telecentro, disse que as inscrições para este segundo semestre já foram encerradas. “Durante o curso, o usuário irá aprender o básico da informática. Como por exemplo digitação de textos, de trabalhos, entre outros”.
                                  O Telecentro também está aberto para quem quer utilizar a internet para pesquisas escolares, trabalhos, inscrições para concursos, entre outras finalidades. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Telecentro é procurado por 50 pessoas por dia em média. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Laércio dos Santos, disse que o Telecentro vem cumprindo seu objetivo e gerando resultado que é a inclusão digital. “Aqui as pessoas fazem a iniciação de informática, aprendendo a digitação de textos para trabalhos escolares, digitação de currículos, entre outros”.
                                   Vale destacar, que o Telecentro, está localizado na avenida Tapuias, 907, ao lado da E.E. Helena Pavanelli Porto. (Assessoria de Imprensa da PMT)

ASSESSOR DE MARCO AURÉLIO CUNHA VISITA TUPÃ E PROMOVE CAMISA

                                
                                 O tupãense Giuliano Piva, assessor do vereador à Câmara Municipal de São Paulo, e conselheiro do São Paulo FC, Dr. Marco Aurélio Cunha, está em nossa cidade onde aproveitou para visitar familiares e também divulgar a promoção da camisa autografada pelos jogadores do São Paulo FC, que foi doada à Apae de Tupã, em sorteio que ocorrerá no mês de agosto próximo pela Loteria Federal.

                                 A camisa oficial foi doada através de Alexandre Scombatti, e na oportunidade fez a doação à Apae, na busca de recursos para cobrir a grande despesa que a  entidade tem mensalmente, no trabalho social que desenvolve. A camisa tem assinaturas de atletas renomados do Tricolor do Morumbi, como Rogério Ceni, Lucas, Dagoberto entre outros nomes. Piva também cumpriu audiência com o Prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e com o Secretário de Agricultura, e atual presidente da Apae, Benedito Rodrigues Gonçalves, e ainda participou do programa esportivo na TV Cidade, na tarde de ontem. Os cupons para o sorteio da camisa continuam sendo vendidos ao preço único de R$ 2,50, onde toda a renda auferida será destinada à Apae para adquirir um veículo para o transporte de alunos.

                                 Quem estiver interessado em adquirir um destes cupons podem se dirigir aos vários pontos de vendas na cidade: Supermercado Varejão Secco, Supermercado Castelo, Bar do Toninho (Vila Abarca), Panificadora Santa Helena, Panificadora União, Panificadora Quitutes de Maria (Hotel Tamoios), Supermercado Vitória, Marcadinho Gutinik, Posto São Paulo, Bar do Bida (Jairo), Panificadora Suprema, Cical, Doces e Cia, Varejão Mairink, Loja kawakami, Cine Foto Ishida e Bar Santos.


 O assessor de Marco Aurélio Cunha, Giuliano Piva,
com Benedito Rodrigues Gonçalves e Alexandre Scombatti


O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes recebeu
 o assessor Giuliano Piva em seu gabinete


Fonte: Mauri Magrão, é jornalista esportivo do Jornal Folha do Povo de Tupã, apresentador esportivo da TV Cidade (Canal 23), Vice-Diretor Esportivo da Casa do Garoto e um grande colaborador do esporte local e regional.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL - NO ANO SÃO REPASSADOS MAIS DE 1 MILHÃO E 230 MIL A 20 ENTIDADES BENEFICENTES

Iniciativa ajuda a desenvolver projetos realizados por mais de mil crianças, jovens e adultos
  
     Fachada da Prefeitura da Estância Turística de Tupã
                               

                                 Através da Lei 4.550, de 12 de julho de 2011, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã defere subvenção pecuniária às instituições a seguir relacionadas , para manutenção de suas atividades estatutárias  ou projetos sócio-comunitárias cujo desembolso  será feito em parcelas iguais, mensais e consecutivas até o período  de julho a dezembro do exercício de 2011. Ou seja, a Prefeitura repassará de julho a dezembro de 2011, através de subvenções pecuniárias R$ 617.602,02 somente neste semestre.
                                 No ano são repassados através de subvenções recursos da ordem de R$ 1.235.204,04. São 20 entidades beneficiadas com os recursos que são elas: Associação Amigos dos Pacientes de Hospitais Psiquiátricos- AAPEHOSP; Assistência Social e Cultural da Assembléia de Deus (Projeto Migrante); Associação Social e Cultural da Assembléia de Deus (Projeto Idoso); Associação de Assistência Social Joana D’arc (Casa do Garoto); Associação Bethel de Tupã, Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Tupã (APAE); Associação dos Pacientes  Renais Crônicos de Tupã.
                                Casa Abrigo da Criança do município de Tupã, Centro de Estudos e Recuperação para a vida (CERVIDA); Conselho Particular de Tupã da Sociedade São Vicente de Paula; Instituição Casa dos Velhos; Lar Santo Antônio de Tupã; Legião Mirim de Tupã; Liga Municipal Tupãense de Futebol (LMTF); Pastoral da Moradia; Núcleo de Atendimento ao Menor (NAM); Reacendendo vidas através da arte-ONG Arte Vidas; Rede Voluntária de Combate ao Câncer de Tupã e Região, Santa Casa de Misericórdia de Tupã e Sociedade Beneficente São Francisco de Assis de Tupã.
                                A Secretaria Municipal,Neusa Assad Gonçalves,disse que as subvenções são necessárias para que as entidades possam tocar os projetos e ações desenvolvidas a mais de mil crianças, jovens e adultos. “O poder publico tem como parceiro indispensável as entidades assistenciais que dão mais força aos projetos sociais desenvolvidos no Município. Isto significa a valorização do ser humano através da educação, de projetos sociais com objetivo de integrá-los as pessoas com baixo poder aquisitivo a sociedade”. (Assessoria de Imprensa da PMT)

TRÂNSITO - MOTORISTAS SÃO ORIENTADOS A RESPEITAREM FAIXA DE PEDESTRES

                                                                                                                                  arquivo


Agentes de Trânsito efetuam multas em caso de desrespeito às leis especificas

                      O diretor de área da Diretoria de Área de Trânsito (DAT) Gerson Gonzalez, alertou os motoristas sobre os direitos do pedestre no sistema de trânsito. De acordo com Gonzalez, os agentes de trânsito estão atentos nos veículos que desrespeitam a faixa de pedestres implantadas em toda a cidade. Na oportunidade, Gonzalez citou o Código de Transito Brasileiro que esclarece sobre os direitos dos pedestres.

                                  Ele comentou sobre o artigo 26, que determina que os usuários das vias terrestres devem evitar todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas. “Já o artigo 29, parágrafo 2º, especifica que respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”, explicou.

                                 Gonzalez alertou os motoristas também quanto ao artigo 181 inciso VIII que diz estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclo faixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público representa infração grave. A penalidade neste caso, prevê multa de R$ 127,69, a perda de 5 pontos na CNH e medida administrativa, no caso a remoção do veículo.

                    Gonzales destacou o artigo 182, inciso VI, que especifica que parar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização representa infração leve, com multa de R$ 53,21 e perda de 3 pontos na CNH.

                    “O mesmo artigo, desta vez no inciso VII, esclarece que parar na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres consiste em infração média e a penalidade inclui multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na CNH”, alertou.

                                Gonzalez alertou também sobre o artigo 183, que diz “Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso:” Infração – média; Penalidade - multa R$ 85,13 e 4 pontos na CNH. Já o artigo 208, ressalta que “Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória (Faixa de retenção)” Infração – gravíssima; Penalidade - multa R$ 191,54 e 7 pontos na CNH

                     Ainda segundo o diretor da DAT, deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada, que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; ou a portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes representa infração gravíssima.

                     De acordo com o artigo 214 do CBT, a penalidade neste caso prevê multa R$ 191,54 e a perda de 7 pontos na CNH. “Já o inciso IV lembra que quando o motorista deixa de dar preferência de passagem a pedestre o pedestre houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, está cometendo infração grave, com multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos”.

                     Gonzalez também citou o artigo 302, que diz que cometer homicídio culposo na direção de veículo automotor pode acarretar a detenção do motorista pelo período de dois a quatro anos, além da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

                    No homicídio culposo (sem intenção de matar) cometido na direção de veículo automotor, a pena pode ser aumentada de um terço à metade se o condutor não possuir permissão para dirigir ou Carteira de Habilitação; se o acidente aconteceu na faixa de pedestres ou na calçada, se o motorista deixar de prestar socorro à vítima do acidente (quando possível fazê-lo sem risco pessoal) ou quando o acidente acontecer no exercício de sua profissão ou atividade, por meio veículo de transporte de passageiros.

                    Já os casos de lesão corporal, previstos no artigo 303, prevêem pena de detenção de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Neste caso a pena também pode ser aumentada de um terço à metade, se ocorrer qualquer das hipóteses agravantes.

                                Outro artigo lembrado por Gonzalez, o 304, destaca que o condutor do veículo que deixar de prestar imediato socorro à vítima, ou deixar de solicitar auxílio da autoridade pública poderá ser condenado a detenção que varia de seis meses a um ano, ou apenas multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

                    Gonzalez finalizou esclarecendo o artigo 305, que determina que o motorista que deixar o local do acidente para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída pode ser condenado a pena de detenção, que varia de seis meses a um ano, ou multa. (Assessoria de Imprensa da PMT)

MÉDICO DIZ QUE DIRIGIR MAL É DOENÇA QUE PRECISA SER DIAGNOSTICADA

DE SÃO PAULO

                                Um médico chinês epidemiologista propôs uma nova abordagem para reduzir os acidentes de carros. Ele sugere que ser ruim no volante é como uma doença que precisa ser diagnosticada com antecedência, de forma a evitar que o motorista dirija nas ruas.

                                Pelo menos um município já adotou o método criado por Jin Huiqing, e número de mortes no trânsito diminuiu - na China, a estatística é de um morto a cada cinco minutos. 

                                O custo decorrido de acidentes no trânsito é tão alto na China, que as pessoas com propensão a causá-los deveriam ser barradas de condução comercial, afirma o médico.

                                Nos últimos 30 anos, Huiqing se empenhou em descobrir por que alguns motoristas têm a tendência de se envolverem em acidentes enquanto outros não.

                                A pesquisa abordou testes neurológicos, análise sanguínea, origem genética e traços físicos e psicológicos entre grupos formados por motoristas de ônibus, vans e táxis.

                                Estudos semelhantes já foram feitos e os críticos dizem que os resultados são muito incertos ainda para serem colocados em prática.


Um chinês morre a cada cinco minutos no trânsito;
 médico diz que má direção deveria ser considerada doença


quarta-feira, 20 de julho de 2011

"ALIMENTE-SE BEM" - INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JÁ ESTÃO ABERTAS

                               A Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou que estão abertas as inscrições para o curso “Alimente-se Bem”. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Avenida Tapuias, 907 – sala 4.

                   Para se inscrever é preciso levar apenas CPF e RG. Vale ressaltar que serão 30 vagas para 15 turmas e as inscrições serão encerradas conforme preenchimento das vagas.
                   Dessa vez as Unidades Móveis oferecerá além do Curso Alimente- se Bem mais quatro cursos cujos temas são: Hipertensão; Diabetes; Colesterol e Obesidade, através de aulas teóricas e práticas, tendo como objetivo esclarecer dúvidas sobre a conduta alimentar adequada para esses grupos específicos e oferecer opções de receitas, contribuindo para a elaboração de um cardápio balanceado e equilibrado.
                  Os interessados podem optar pelos seguintes horários: Segunda Feira “Alimente-se Bem – Turma 1 das 17h40 às 21h; na terça- feira “Colesterol” – turma 2 das 14h às 16h30 e Turma 3 – “Alimente-se Bem” das 18h às 20h30.
                   Na quarta- feira no período da manhã Turma 4 “Diabetes”  das 7h30 às 10h e Turma 5 “Hipertensão” das 10h30 às 13h; já no período da tarde Turma 6 “Alimente-se Bem”  das 14 às 16h30 e Turma 7 – “Obesidade” das 18h às 20h30.
                   Na quinta- feira no período da manhã Turma 8 – “Obesidade” das 7h30 às 10h e Turma 9 – “Alimente-se Bem” das 10h30 às 13h; no período da tarde Turma 10 – “Hipertensão” das 14h às 16h30, Turma 11 – “Colesterol” das 18h às 20h30.
                   Sexta- feira no período da manhã Turma 12 – “Hipertensão” das 7h30 às 10h, Turma 13 – “Obesidade” das 10h30 às 13h; no período da tarde Turma 14 – “Alimente- se Bem” das 14h às 16h30; e no Sábado no período da manhã, Turma 15 – “alimente-se Bem” das 7h30 às 10h. Os cursos terão início no dia 9 de agosto com término no dia 3 de setembro.
                  O Programa “Alimente-se Bem” é uma cozinha adaptada em uma carreta, equipada com eletrodomésticos e utensílios de cozinha, com capacidade para 30 alunos/aula. Idealizado em 1999, o projeto oferece cursos, com a proposta de ensinar os trabalhadores e suas famílias a preparar diversas receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras, evitando o desperdício e, conseqüentemente, reduzindo as despesas com alimentação.
                  As unidades móveis do programa “Alimente- se Bem” foram construídas para viabilizar a realização dos cursos do programa em várias cidades do Estado de São Paulo, em parceria com Indústrias, Prefeituras, Entidades, Universidades e outros, onde não há Centro de Atividades do SESI-SP com cozinha didática para esse fim. (Assessoria de Imprensa da PMT)

                                                                                       arquivo

TREINOS DO BASQUETE GANHAM FOLGA DE 10 DIAS A PARTIR DE HOJE


                                                                                                  arquivo



                                 Com as disputas dos 55o. Jogos Regionais de Presidente Prudente, onde estarão presentes os treinadores do basquete da Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, Claiton Luis, que vai comandar as equipes masculina e feminina de Tupã e Natane Barroso, como atleta, terá um período de descanso até que se finalize está competição.

                                As atletas que não farão parte da delegação tupãense e que integram as camadas de base dos times que disputam os campeonatos da Liga Regional de Basquete do Centro-Oeste-Paulista foram dispensados e retornam na semana seguinte, conforme confirmou ontem o técnico Claiton Luis.

                               Em Presidente Prudente, o basquete feminino de Tupã, que será representado pela equipe adulta, já tem praticamente sua vaga garantida para os Jogos Abertos do Interior, em São José dos Campos. Isto porque estará disputando contra Presidente Prudente, que este ano não tem uma equipe forte e Ourinhos, que disputa o Campeonato Paulista e, portanto, não poderá ser condecorada como campeã, visto que o regulamento não permite por se tratar de uma competição amadora.


Fonte: Mauri Magrão, é jornalista esportivo do Jornal Folha do Povo de Tupã, apresentador esportivo da TV Cidade (canal 23), Vice-Diretor Esportivo da Casa do Garoto de Tupã e um grande colaborador do esporte local e regional.

terça-feira, 19 de julho de 2011

SAÚDE - AMBULATÓRIO DE DST-AIDS CONTA COM TESTE RÁPIDO DE HIV

                                                                                                                     arquivo

Procedimento dura 30 minutos; antes demorava até 60 dias
                                  A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Saúde, informa que o Ambulatório de Doenças Infecto-Contagiosas (DST-AIDS) está a partir de terça-feira, dia 12, realizando o teste rápido de HIV. A diretora responsável pelo Ambulatório de DST-AIDS,  Anaile MIchelotti, disse que para realizar o teste rápido de HIV a equipe necessitou realizar  um curso de treinamento em São José do Rio Preto. “O curso foi realizado entre os dias 5 a 7 de julho”.
                                  De acordo com Anaile, os testes rápidos chegaram na terça-feira, dia 12, mas os primeiros usuários a realizar os testes foram na sexta-feira, dia 15. “ Estiveram nos procurando três usuários, sendo que uma delas foi confirmado positivo o exame”. Anaile disse que poderia demorar até 60 dias para realizar o exame que era até então encaminhado para Marília.
                                 Anaile explicou que o Ambulatório realiza um primeiro exame que pode durar até 10 minutos. Se der negativo não é realizado o segundo teste HIV. Mas, caso der positivo, é preciso realizar novamente o exame para confirmar o exame que deu positivo. “Este segundo exame dura até 15 minutos”, ressalta Anaile. Ou seja, o teste rápido pode durar até 30 minutos. Antes demorava até 60 dias.
                                 Anaile disse que quanto mais rápido for descoberto o HIV, mas fácil será o tratamento. Caso der positivo o teste de HIV, é notificado e o usuário é encaminhado para a primeira consulta  agendada com o médico. DE acordo com a Secretaria de Saúde, somente em 2011 foram confirmados 15 casos positivos de HIV, sendo 08 de Tupã, o restante da região. “A maioria destes 15 casos tem idade entre 15 a 49 anos”.
                                Também o Ambulatório de Doenças Infecto –Contagiosas conta com teste rápido de hepatite C, que é realizado em 10 minutos. (Assessoria de Imprensa da PMT)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

BIODISEL - PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA DA REGIÃO, O AMENDOIM TEM MUITO MERCADO PARA CRESCER


                                                                                                                                arquivo

                                O amendoim rende 50% de óleo, mas é pouco lembrado no setor bioenergético. A não ser pela pesquisa, que busca cultivares propícias

                                 Da soja, pode-se extrair 20% de óleo para fabricação de biodiesel. Do amendoim, algumas variedades produzem até 55% de óleo para a mesma finalidade. A diferença é que, hoje, a soja é o principal vegetal utilizado no País para fabricação de biodiesel. O amendoim, por sua vez, continua de escanteio comercialmente, quando o assunto é bioenergia.

                                 Porém, o amendoim tem potencial para desbancar a soja. O engenheiro agrônomo, João Paulo Mantovani, diz que "quando o mercado deixar de focar o volume de produção e se voltar para a qualidade, o óleo de amendoim poderá ser uma das principais fontes de biodiesel".

                                 Ainda falta um longo caminho até que o amendoim alcance este status. Primeiro porque as áreas de cultivo são pequenas e limitam-se praticamente ao estado de São Paulo, que concentra 90% das lavouras da oleaginosa, cultivada em regime de rotação com a cana-de-açúcar.

                                 Segundo, porque a maior parte da produção é destinada ao setor de confeitaria, o que diminui ainda mais o volume de matéria-prima destinado ao óleo, que atualmente também vai para fins culinários.

                                  Um dos caminhos para tornar o amendoim à principal fonte de biodiesel no Brasil é investir no melhoramento genético, defende o agrônomo. Segundo ele, o alto custo de produção do óleo de amendoim não estimula as empresas a produzir biodiesel, já que o que se paga pelo combustível é menos do que pelo óleo puro, com alto valor agregado.

                                  “O ponto crítico, é o alto custo da produção, de R$ 2.900 por hectare, o que torna inviável um projeto exclusivo para biodiesel", diz. A estratégia, para ele, é investir no desenvolvimento de variedades com alto teor de óleo e resistentes a pragas e doenças. Segundo Mantovani, este ponto é crítico, porque no amendoim os gastos com defensivos representam 30% do custo de produção.

                                   Para João Paulo Mantovani, o desenvolvimento de variedades resistentes e produtivas tanto em óleo quanto por hectare pode estimular o surgimento de um sistema de produção dirigido especificamente para o setor energético, o que hoje não ocorre. "Atualmente o que abastece as empresas produtoras de óleo é o amendoim descartado nas empresas de confeitaria." (Assessoria de Imprensa da PMT)

ASSISTÊNCIA SOCIAL - CONFERÊNCIA SERÁ REALIZADA ENTRE OS DIAS 28 E 29

Abertura será realizada às 20 horas, no CEI

                                  A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretária de Assistência Social, estará realizando entre os dias 28 e 29 de julho, a Conferênncia de Assistência Social -  2011. Diversas entidades assistenciais e clubes de serviços e segmentos da população tupãense foram convidados para participarem do evento que será realizado no Centro Educacional Integrado (CEI) localizado na Avenida dos Universitários, 165.
                                 De acordo com a programação, dia 28, às 20 horas, haverá abertura do evento que terá apresentação do projeto Adolescente Consciente. Logo em seguida, haverá palestra sobre a Estratégia para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS. Dia 29, das 08 as 17hs, haverá uma palestra Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. A palestra será realizada pela assistente social, Márcia Amadeu Heleno, de São Paulo.
                                  A assistente social, Marta Bonzani Pardo Soares, disse que a palestra tem como público alvo trabalhadores da área social, usuários dos serviços, programas e projetos da Assistência social. “Gostaria de convidar todas as pessoas ligadas a área social para participar deste importante evento promovido para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários e conseqüentemente a qualidade de vida”
                                  Marta disse que o objetivo da Conferência de Assistência Social é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. A Secretária de Assistência social, Neusa Assad Gonçalves Lopes, disse que são através destas conferências que a população organizada participa dando sugestões e idéias para melhorar os serviços prestados a população.  “As entidades tupãenses são instituições necessárias para promover  o desenvolvimento social e elas são importantes nesta Conferência que permite que a administração siga uma norte para a política de assistência social em nosso município”. (Assessoria de Imprensa da PMT)