segunda-feira, 9 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOS CONTINUA EXPOSTA NA PRAÇA DA BANDEIRA

                              A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriu no sábado mais uma exposição fotográfica de Reginaldo Manente, considerado um dos ícones do fotojornalismo brasileiro. A abertura aconteceu às 20 horas, na Praça da Bandeira.

                             Casado com a tupãense Neusa Rasi, o fotógrafo se mudou para Tupã há alguns anos, onde continua desenvolvendo importantes trabalhos fotográficos. Manente começou trabalhar na década de 1950. Em 1952, estreava no jornal O Esporte e em 1957, na Gazeta Esportiva. Manente traçou um objetivo: colocar seu talento e sua criatividade a serviço dos diversos temas da cobertura jornalística.

                             A oportunidade veio com o honroso convite para integrar a equipe de fotógrafos do "Estadão", em 1959. Em 1975, rompeu a fronteira conceitual que separa a foto jornalística e a foto artística, ao ser convidado para expor, na Bienal de São Paulo, trabalhos que produziu para o "Estadão".

                              Foi em sua trajetória de três décadas no grupo "O Estado de S. Paulo" que se tornou um dos mais respeitados e premiados militantes do fotojornalismo nacional. Conquistou quatro edições do Prêmio Esso, considerado um dos mais importantes do jornalismo brasileiro.

                              E apesar de ter deixado de atuar na imprensa no final dos anos 80, até hoje não foi superado na condição de maior vencedor, na categoria fotografia, da mais importante e cobiçada condecoração do jornalismo brasileiro.

                              É autor de fotos clássicas e imortais, como a de um menino, fotografado na Copa da Espanha, em 1982, quando a Itália eliminou o "futebol arte" do Brasil. A foto sintetizou o sofrimento da nação brasileira na imagem do choro contido de um menino, que seu olhar aguçado descobriu na lotada arquibancada do estádio. Na época a foto foi difundida por todo o país e até no exterior.

A exposição

                             A nova exposição de Manente, “Mãe, Um Olhar em Outra Dimensão”, faz jus ao nome, podendo ser considerada uma das mais belas homenagens prestada ao Dia das Mães na cidade. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com os hospitais São Francisco de Assis e Santa Casa, a exposição tem por objetivo mostrar a mulher em sua plenitude através da maternidade.

                            Partindo de uma idéia apresentada pelo pediatra Dalton Chiaradia e pela odontopediatra Rose Chiaradia, o fotógrafo registrou momentos marcantes de mamães e bebês, dando luz à uma rica exposição sobre o amor incondicional que só as mães são capazes de expressar. A exposição, montada na Praça da Bandeira, poderá ser visitada até o próximo dia 15 de maio, no período das 8h30 às 20h30.

Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Tupã

                                                                                                                  arquivo
 Uma das fotos imortais de Reginaldo Manente ,a  de um menino fotografado na Copa da Espanha, em 1982, quando o Brasil foi eliminado


Alexandre Scombatri e Reginaldo Manente, na abertura de exposição fotográfica em Tupã