quarta-feira, 11 de maio de 2011

SERGINHO GROISMAN: "SER EDUCADO É TER NA MÃO UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL"

O apresentadpr de televisão conta como foi a sua principal experiência de conhecimento


                                “Ser educado não é só um substantivo adjetivado para boas maneiras. Ser educado é ter na mão uma ferramenta de transformação pessoal e social. Se eu pudesse colocar as prioridades de uma nação para que ela mude e tenha uma população crítica, curiosa, informada, a Educação viria em primeiro lugar.  A escola é o templo da Educação. Mas por que poucos são os que sentem prazer em ir a esse templo?

                                 Eu fui um dos que achavam que a escola era pura obrigação. Quase sempre foi assim. Minhas obrigações eram pouco prazerosas. O trinômio "física", "química" e "matemática" era meu Triângulo das Bermudas. Sempre me perdia em raciocínios que nunca avançavam e minhas notas afundavam como barcos em tsunamis.

                                 Mesmo a aula de Literatura era uma sopa de letras indigesta. Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado só viriam a ter meu profundo amor depois de um fato acontecido no terceiro colegial.

                                 Eu tinha uma classe com 15 pessoas. E no começo do ano foi anunciado que viria uma nova professora de Literatura. A professora Ewellin chegou tímida e logo foi dizendo: "Nesse primeiro semestre nós só vamos estudar um autor, um único poeta". A classe toda estranhou. Afinal iríamos ler só um dos autores brasileiros ou portugueses? A obra completa de um deles seria suficiente para entender os outros?

                               Sem que a gente pudesse terminar qualquer raciocínio ela continuou: "Vamos ler Fernando Pessoa. Mas não sua obra completa. Apenas um poema: A Tabacaria".

                                Na semana seguinte, começou a experiência mais extraordinária que já tive para meu conhecimento. Durante um semestre inteiro fomos lendo e discutindo frase por frase de um poema que começava com "Eu não sou nada".

                                Só essa frase levou a uma conversa sobre a poesia e sobre nós mesmos durante semanas.  Era Fernando Pessoa saindo dos livros e entrando em nossa vida como um psicólogo, orientador, escritor, amigo, pensador. Depois desse curso, todos os autores viraram amigos íntimos de nossa classe.

                                 Enfim o prazer de ir até a escola e o prazer da leitura apareceu em tempo. Devo muito a minha professora e devo muito a Fernando Pessoa. Hoje tenho certeza que ler é uma caminho. Melhor: um atalho para o conhecimento. Para a Educação.


Serginho Groisman é jornalista, ator e apresentador de televisão. Atualmente está no comando do "Altas Horas", da Rede Globo



         Alexandre Scombatti e Serginho Groisman, em recente encontro em São Paulo