sexta-feira, 6 de maio de 2011

SAÚDE JÁ REALIZOU 550 EXAMES CONTRA O CÂNCER BUCAL PARA AS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS

Campanha será realizada até o dia 13 de maio nas USFs e UBSs



                                  Pensando na saúde bucal da população acima de 60 anos, a Secretaria de Saúde, está realizando a Campanha contra o cancêr bucal. A  Campanha está sendo realizada nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Basicas de Saúde (UBS) onde os cidadaos com mais de 60 anos devem se dirigir e realizar o exame preventivo. A iniciativa começou no dia 25 de abril e se estenderá até o dia 13 de maio.

                                  A responsável pelo setor de Odontologia, Sandra Giansante, informou que desde que a Secretaria de Saúde iniciou a Campanha contra o cancer bucal, já foram atendidas 550 pessoas acima de 60 anos. “Os exames que der alguma alteração ou se persistir a lesão num prazo de 15 dias devem voltar a unidade de saúde mais proxima da sua residencia para realizar novos exames e biopsias”.

                                   De acordo com o Instituto Nacional do Cancer (INCA) O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

                                   Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

                                  De acordo com o Instituto, a prevenção e o diagnostico precoce devem ser realziados as pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

                                  Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.


http://www.tupa.sp.gov.br/turismo/?:=noticia&tt=atd&c=1811&t=f

                                                                                                                                arquivo