sábado, 28 de maio de 2011

FESTIVAL DE TEATRO DE TUPÃ COMEÇA NESTE SÁBADO





 
                                 Começa neste sábado a 10ª edição do Festival de Teatro da Estância Turística de Tupã (FESTAETT). A abertura do evento acontece às 20 horas, no Clube dos Comerciários, localizado na rua Aimorés, 811.

                                 O FESTAEET, considerado um dos mais importantes festivais de teatro da região, é realizado anualmente pelo Grupo Ágape de Teatro, ligado à União Espírita Jésus Gonçalves, em parceria com prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento também conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura.

                                O festival deste ano, que prossegue até o dia 4 de junho, contará com 12 peças, incluindo quatro espetáculos infantis e oito adultos (veja programação no quadro abaixo). O evento contará com grupos teatrais de diversas cidades do estado, como Americana, Birigui, Catanduva, Limeira, Santa Bárbara do Oeste, Presidente Prudente, Adamantina, Santos e São Bernardo do Campo, além de representantes de outros estados, como Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) e Londrina (Paraná).

                               Todas as apresentações serão realizadas no Clube dos Comerciários, gentilmente cedido pelo Sindicato dos Comerciários de Tupã e Região (Sincomerciários). Reforçando o caráter sócio-cultural do evento, o ingresso para os espetáculos será a doação de um litro de leite longa vida. O material arrecadado será posteriormente doado a uma das entidades assistenciais do município.

                               O festival deste ano também homenageará um nome importante do teatro tupãense, tradição que vem sendo mantida desde a primeira edição do FESTAETT, em 2002. Nesta edição o grande homenageado será Lázaro de Oliveira, artista famoso na cidade por seu trabalho de décadas com fantoche.

                              Além das peças, o FESTAETT contará com oficinas destinadas aos grupos teatrais, como a Oficina de Encontros de Projetos Ademar Guerra e outro ministrado pelo professor Aguinaldo Moreira de Sousa da UEL.

Programação


                             O primeiro espetáculo da programação será apresentado às 20h30, logo após a solenidade de abertura. A atração será peça “Fando e Lis”, montagem do grupo Di Atus, de Santa Barbara D´Oeste. Baseado na obra de Fernando Arrabal, o espetáculo dirigido por Otávio Delaneza é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos atores desde o início de 2010.

                             Analisando “o ser humano”, o grupo buscou no teatro do absurdo um texto que pudesse retratar a solidão do homem frente ao mundo. Segundo o diretor, a peça partiu de um processo com muito estudo, seminários, debates e oficinas, grandes artistas da pintura (Dali, Max Ernst, Magrit, Miró, Chagall), do cinema (Judorovisky, Buñuel, Arrabal) e da dramaturgia do absurdo (Samuel Beckett, Ionesco, Amadov, Genet).

                            O espetáculo narra a história de um homem, uma paralitica e um caminho. Fando e Lis formam um estranho casal que juntos buscam encontrar a felicidade e curar as suas dores numa cidade misteriosa e utópica chamada Tar. No caminho eles encontram três sujeitos que também estão em busca desta cidade-paraíso, o lugar onde tudo será diferente.

                             Em seguida, às 23 horas, haverá a segunda apresentação da noite: o espetáculo “Modus Operandi X Modus Vivendi”, com estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

                           “Modus Operandi X Modus Vivendi” é resultado de um projeto de treinamento de ator. A proposta do treinamento de ator visa estudar e explorar a linguagem corporal, por meio de procedimentos e alternativas visando à presença do ator em cena.

 
http://www.unisite.com.br/Cultura/29281/Festival-de-Teatro-de-Tupa-comeca-neste-sabado.xhtml