quarta-feira, 25 de maio de 2011

XI FÓRUM DE DEBATES: PALESTRA DO JORNALISTA WASHINGTON NOVAES

XI Fórum de Debates: Palestras temáticas começam hoje com jornalista Washington Novaes


                               A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico inicia hoje a série de palestras temáticas do 11º Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã. Considerado maior evento sobre empreendedorismo e motivação empresarial da região, o Fórum de Debates será novamente realizado no salão social das Faculdades Faccat, a partir das 20 horas.

                                A primeira palestra será com o jornalista Washington Novaes, que ministrará o tema “Desenvolvimento Sustentável”. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (turma de 1957), e jornalista há 53 anos, Washington Novaes foi repórter, editor, diretor ou colunista em várias das principais publicações brasileiras: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão.

                                Na televisão, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo. Comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, além do programa Globo Ecologia. No programa “Globo Repórter” dirigiu documentários como “Amazonas – a pátria da água” e “As crianças do reino do Porantim (roteiros de Thiago de Mello), “A doença dos remédios”, “O conto do vestibular” e “O caso Ângela Diniz”, entre outros.

                               Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries “Xingu – a terra mágica”, “Kuarup”, “Pantanal” e “Xingu – a terra ameaçada”. Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, como o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha, Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente; o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.


Washington Novaes