quinta-feira, 26 de maio de 2011

WASHINGTON FALA SOBRE SUSTENTABILIDADE NA ABERTURA DO FÓRUM DE DEBATES

                                Com um grande público no salão das Faculdades FACCAT, foi aberto ontem o 11o. Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã. Presente na abertura o renomado jornalista Washington Novaes, que falou sobre o tema "Desenvolvimento Sustentável".

                                Ele iniciou sua palaestra alertando para a situação do planeta que, segundo ele, a humanidade vive uma crise de padrão civilizatório, onde o modo de viver não é compatível com as possibilidades do planeta. Washington lembrou também que o consumo no planeta nos dias atuais é 30% maior que o planeta pode absorver, quando se torna ainda mais caótico levando em consideração o aumento da população mundial, que deve contar com mais 1,5 bilhão de habitantes até o ano de 2050.

                              Novaes enfatizou também que um dos problemas mais preocupantes é a elevação do nível dos aceanos, causado pelo aquecimento global, que por sua vez é resultado da emissão de poluentes da atmosfera. Disse que ao longo do século o nível dos oceanos pode subir 1 metro, o que fatalmente provocará a inundação das áreas costeiras, causando morte e destruição.

                               Ele destacou também que a cada ano cresce o número de vítimas dos desastres naturais. O último balanço referente a 2008 mostra que 200 milhões de pessoas no mundo foram atingidas por desastres naturais, que provocaram um prejuízo estimado em US$ 200 bilhões em 2008.

                               O palestrante também apresentou ainda diversos dados sobre a degradação do planeta e citou várias medidas que deveriam ser adotadas para frear esse processo.


Washington Novaes e Alexandre Scombatti