sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AJUDA A ABRIR CAMINHOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Ainda há vagas para os interessados
                                 Com objetivo de atender as pessoas que perderam o ciclo de estudos na idade correta para o ano letivo e que agora serão recuperados pelo Ciclo I (1ª a 4ª-série) do ensino fundamental,a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Educação de Tupã vem realizando o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
                                Atualmente a EJA conta com duas salas de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Geraldo Iori, uma na EMEIEF Mario Covas e mais uma NA EE_Maestro Nelson de Castro.  De acordo com a Secretaria de Educação, a EJA conta em média com 25 alunos por classe. Ou seja,atualmente a EJA conta com aproximadamente 100 alunos.
                                A coordenadora da EMEIEF Mario Covas, Glaucia Lopes, disse que no inicio do curso, os alunos matriculados na EJA são alfabetizados. Já no 4º ano e 4ª série os alunos vem desenvolvendo produção de textos. A EJA conta com aulas de português, matemática, geografia, história , ciências e artes. A EJA  funciona de terça a sexta-feira, das 19 às 22hs.
                                Glaucia também ressaltou que hoje o curso é procurado, pois o mercado de trabalho exige mais anos de estudos e capacitação profissional. “Nesse sentido, a alfabetização visa a inclusão social e cultural de jovens e adultos que não puderam realizar os estudos na época certa e que agora estão vendo a necessidade de se alfabetizar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho”.
                                 A secretaria de Educação informa que ainda há vagas para o interessado que deseja participar da EJA.Durante o Ciclo I os alunos poderão realizar uma prova de avaliação para comprovarem se estão aptos a concluírem o ensino fundamental deste ciclo e ingressar para o Ciclo II (5ª-a 8ª- série).  A EJA foi regulamentada através do Decreto Municipal nº- 5.885 de janeiro de 2007. (Assessoria de Imprensa da PMT)