terça-feira, 30 de agosto de 2011

SECRETARIA DA AGRICULTURA LANÇA O PROJETO "MAIS LEITE" NESTA SEXTA

Evento acontecerá a partir das 19h30, no Clube da Sabesp

                                                                                               arquivo

                                 Com o objetivo de fortalecer a produção agropecuária no município e ampliar a rentabilidade, sobretudo dos pequenos produtores, a Secretaria Municipal de Agricultura lança nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, o projeto Mais Leite.

                     O evento, que conta com apoio do Laticínio Hércules, rádios 97,7 FM e 1.130 AM, CRV Lagoa, Premix, Almeida Rações e Leite Néctar, acontecerá a partir das 19h30, no “Clubinho” da Sabesp, localizado na rua Nhambiquaras ao lado da Delegacia Seccional. A programação da noite começa com a inscrição dos participantes.

                     A abertura oficial do evento está programada para as 20 horas, e em seguida, às 20 horas, acontecerá a palestra “Melhoramento Genético”, que será ministrada pelo Eduardo Sornas Martinelli. Mais tarde, às 21h30 será realizada a segunda palestra da noite, com o tema “As Vantagens da Utilização de IATF em Gado de Leite”, que será apresentada pelo médico veterinário, Guilherme Rother.

                    Após as palestra será realizada distribuição de sêmen e hormônios aos produtores interessados em participar do projeto. De acordo com o médico veterinário Luiz Roberto Domingues, da Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto Mais Leite foi idealizado com objetivo de ajudar o pequeno produtor rural a aumentar a produtividade através da melhoria do rebanho por meio da inseminação artificial, por meio da utilização do sêmen sexado.

                  “Através deste projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura oferecerá orientações e acompanhamento técnico, além de sêmen subsidiado e de boa procedência para que os produtores possam estar melhorando a qualidade do rebanho geneticamente, através da inseminação artificial”.

                   Ele explicou também a importância do projeto para os pequenos pecuaristas, que poderão melhorar a produção não só quantitativamente, mas também qualitativamente. Segundo Luiz Domingues, a melhoria da qualidade do rebanho pode resultar em aumento de até 50% na produção de leite.

                    Além de ampliar a produção, o projeto também ajudará a melhorar a qualidade do leite, principalmente com relação ao teor de gordura e proteína, agregando valor ao produto e consequentemente, aumentando a rentabilidade do produtor.

                    “Com o projeto Mais Leite a Secretaria Municipal de Agricultura espera fortalecer o setor leiteiro no município, possibilitando tanto o aumento da produção quanto a melhoria da qualidade do produto de acordo com as necessidades e exigências dos laticínios e das indústrias”. (Assessoria de Imprensa da PMT)

                     Ainda de acordo com o médico veterinário, cerca de 40 a 50 produtores tupãenses podem ser diretamente beneficiados com o novo projeto. Mais informações sobre o Mais Leite podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura, na Praça da Bandeira, 54 ou através do telefone 3491-1030.