sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EX-JOGADORA DA SELEÇÃO DE CUBA DESTACA O BASQUETE DA CASA DO GAROTO DE TUPÃ



 Alexandre Scombatti, Diretor Esportivo da Casa do Garoto,  
recepcionou a cubaba Lisdeive em nossa cidade


Atualmente atuando fora das quadras como assistente técnica do time feminino adulto e treinadora do time juvenil das equipes de basquete de Ourinhos, Lisdeivi Victores Pompa, é considerada um ícone do basquete mundial.

A pivô cubana já disputou as Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (2000). Foi Tri-Campeã dos Jogos Panamericanos (1999 – 2001 – 2005). Campeã mundial na Austrália em 1994 pela Seleção de Cuba, país que trocou de vez pelo Brasil em 2004, durante passagem por Americana para a disputa do Mundial Interclubes. Com a seleção de seu país, foi campeã CentroBasket em 2003,

Por Ourinhos, fez parte da trajetória do clube sendo Tri-Campeã Brasileira (2004 – 2005 – 2006). Bi-Campeã Paulista (2004 e 2006). Campeã dos Jogos Abertos do Interior (2004-2005-2006). A rotina de títulos foi quebrada em 2010 em virtude de uma lesão no joelho, que a fez abandonar as quadras devido as fortes dores.

Lisdeivi adora o Brasil e tem muito interesse em ajudar o país na formação de novos jogadores da modalidade.

Quanto a Cuba, Lisdeivi fala que hoje não se acostumaria mais em seu país. “A liberdade é muito restrita, e esse foi um dos motivos que sai de lá. Fora da ilha, tive o privilégio de conhecer outras culturas, lugares, costumes e pessoas. Não aceitava muito o sistema imposto em Cuba. Mas, sozinha, eu não poderia fazer nada. Quando eu comecei a viajar com a seleção, percebi como tudo era diferente fora de Cuba. E quando tive oportunidade, não pensei duas vezes e fiquei no Brasil”.

Uma das mágoas de Lisdeivi é não ter jogado com Paula, Hortência e Janeth. Destaca ainda Antonio Carlos Vendramini como um dos melhores técnicos. Tem como ídolo a jogadora e cubana Leonor Borrell e Hortência. Para ela o jogo inesquecível foi a final do pan-americano de Winnipeg, contra o Canadá. Seu sonho é ter sua família aqui no Brasil.

Lisdeivi esteve recentemente em nossa cidade acompanhando e auxiliando algumas equipes de basquete de Ourinhos que jogaram contra a Casa do Garoto/COC/Unimed/Semer, oportunidade em que fez questão de destacar o basquete de nossa cidade, que segundo ela possui inúmeros talentos. Destacou ainda o excelente trabalho dos técnicos Claiton Luis e Natane Barroso, bem como ainda de toda a diretoria esportiva da entidade.