segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OSCAR PISTORIUS SERÁ O PRIMEIRO DEFICIENTE FÍSICO A COMPETIR NO MUNDIAL DE ATLETISMO

por Mariana Caldas

                                 O momento que Oscar Pistorius tanto esperou e treinou para finalmente chegou. E a última segunda-feira (8), sem dúvida, sorriu para ele, quando seu nome foi anunciado na equipe da África do Sul que vai disputar o Mundial de Atletismo, que começará no próximo dia 27, em Deagu, na Coreia do Sul. Agora, ele será o primeiro amputado a disputar a competição.

                                 Pistorius, que já foi quatro vezes campeão das Paraolimpíadas, vai competir nos 400 metros rasos e no revezamento de 4X400, contra alguns dos melhores corredores do mundo com duas pernas naturais, enquanto ele usa próteses. O que para o corredor não parece um empecilho, já que no mês passado ele correu rápido o bastante para conseguir tempos olímpicos e conseguiu 45s25 nos 400 metros rasos em Lignano, na Itália.

                                  Aos 24 anos, não conseguiu disfarçar a felicidade na declaração que deu, através de seu agente, sobre sua participação no campeonato. "Essa será a competição mais importante, mais cheia de visibilidade e prestígio que vou participar, e vou competir com os melhores atletas do mundo. Se eu conseguir chegar nas cabeças, vai ser mais do que incrível".

                                  Pistorius nunca se considerou deficiente e nunca acreditou ser impossível participar das competições mundiais e dos Jogos Olímpicos.  Seu desempenho no campeonato mundial pode, de fato, colocá-lo na Olimpíada de Londres em 2012. Depois de ter obtido o 'A' para o índice olímpico, agora ele só depende que a Federação de Atletismo da África do Sul o chame para uma das três vagas disponíveis para representar o país em Londres.

                                  No entanto, o sonho do corredor, também conhecido como Blade Runner por conta de suas próteses, pode ser um pouco perturbado. Como em boa parte do revezamento a pista não tem delimitações para os competidores, os delegados técnicos da organização estão um pouco preocupados com os outros atletas que vão disputar a prova com Pistorius, pois suas próteses podem causar um acidente.

                                 "Seria sensato Pistorius correr o primeiro trecho da prova, quando os atletas correm dentro das linhas. Assim, não existe o perigo das próteses entrarem em contato com outros atletas. Mas, mesmo assim, são os delegados que decidem isto", comentou Nick Davis, porta-voz da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).


Próteses de Pistorius preocupam delegados técnicos da organização